Theresa Catharina de Góes Campos

  SOBRE A VIOLÊNCIA NO ESPORTE

TEMPORADA MORTAL

No gênero drama esportivo (individual, familiar e social), "Temporada Mortal " (The Deadliest Season - EUA, 1977- 98 min.) tem outro título: "Morte sobre o gelo".
Elenco: Meryl Streep, Michael Moriarty, Patrick O'Neal.

Merece ser visto e debatido, por sua atualidade de questionamento. Feito especialmente para a televisão, conta a história de um jogador de hóquei que perde o emprego porque, numa determinada partida, jogou corretamente, isto é, respeitando o adversário e sem recorrer `a violência.
Por causa de sua atitude não-agressiva, ele e sua família são obrigados a enfrentar uma nova situação: mudança de cidade, atuação em outro time, com salário menor.

Mais tarde, o protagonista incidentalmente machuca (seriamente!) o jogador de outra equipe, seu amigo e de seus familiares. O esportista vem a falecer. Começa, então, uma batalha judicial, no esporte e na mídia, em torno da questão da responsabilidade pela violência.

Os bastidores esportivos, assim como o público, revelam-se incentivadores de atos agressivos precedidos de nenhuma ou pouca reflexão sobre as suas possíveis conseqüências.

À medida que os advogados expõem os seus argumentos, nós podemos vivenciar as questões éticas e morais presentes, inclusive, na prática do esporte.

Em 96 minutos, "Temporada Mortal" coloca diante de nós a temática da violência na sociedade e, em particular, nas partidas esportivas.
Um filme sério, competente e humano.

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.