Theresa Catharina de Góes Campos

  CHICO XAVIER

      Dentro do objetivo a que se propõe, o de recuperar na bilheteria, até mesmo no exterior, mais do que os 7 milhões de reais investidos, Chico Xavier, de Daniel Filho, que narra episódios da vida do médium espírita mineiro, talvez não decepcione. Mas o filme não agrada em nenhum momento, dado o seu linguajar pobre e televisivo ao expor fatos sobejamente conhecidos da opinião pública brasileira através da imprensa sem acrescentar absolutamente nada de especial.

      O bisonho roteiro de Marcos Bernstein, baseado no livro As Vidas de Chico Xavier, do jornalista Marcel Souto Maior, é estruturado no programa Pinga Fogo, da TV Tupi, de São Paulo, ao qual compareceu Xavier (Nelson Xavier), já na maturidade, para ser entrevistado por vários jornalistas. A narrativa meio capenga – agravada por efeitos especiais primários - regride então às duras fases da vida do médium, na infância (Matheus Costa) e na juventude (Ângelo Antônio), transcorridas em Pedro Leopoldo, sua cidade natal, em meio a muita ignorância e miséria.

      Francisco (ou Chico) era uma criança devotada às práticas religiosas, nas quais, ao que se presume, encontrava alento para a falta que sentia da mãe Maria (Letícia Sabatella), já desencarnada, segundo a terminologia espiritista, da qual ele tinha visões num determinado ponto da cidade. Sentindo-se perturbado por outras aparições, que não conseguia identificar, o menino procurava o padre Scarzelo (Pedro Paulo Rangel) para se confessar, mas era por ele impedido de cumprir o seu intento sob a alegação de que ainda não fizera a primeira comunhão.

      O pai João Cândido (Luis Melo) arranjara outra mulher, Cidália (Giovanna Antonella ), um anjo de candura, mas que também logo se desencarnara (não se fala em “morte” no filme), o que transtornara ainda mais a cabeça do garoto Chico que, na escola, assombrara a professora (Cynthia Falabella) ao psicografar uma mensagem do além. Isso o levara a ser estimulado por dois espertos espiritistas da cidade a psicografar mensagens de autores famosos, é claro, mas sem identidade de estilo, como Augusto dos Anjos, Castro Alves e Humberto de Campos. Editadas, essas mensagens – principalmente as atribuídas a Humberto de Campos (um dos escritores mais lidos da época, hoje totalmente esquecido) – levaram os detentores dos direitos autorais, como era natural, a reivindicá-los na justiça.

      O fato repercutira na imprensa de tal forma que os repórteres David Nasser (Charles Fricks) e Jean Manzon (Jean Pierre Noher), da revista O Cruzeiro, chegaram a Pedro Leopoldo para entrevistar Chico, dizendo-lhe serem ambos do The New York Times. Publicada a matéria, Chico vira sua reputação achincalhada pelos dois jornalistas, que levantavam a suspeita de ser ele um impostor. E, se não o era, também não conseguiria se livrar desse tipo de gente durante toda a vida. Em Uberaba, houve até ações na justiça contra alguns dos que o cercavam. Mas isso o roteiro de Bernstein não mostra. É só louvaminha. A questão levantada por Nasser e Manson, abordada na entrevista da TV Tupi, - emissora do grupo Associados, assim como O Cruzeiro - é censurada por um dos produtores do programa, Orlando (Tony Ramos), que prepara indagação, num átimo, para ser formulada a Chico, sobre animais domésticos, feita por telefone, conforme justifica, por uma pretensa espectadora de Campinas...

      A dúbia sexualidade de Chico Xavier é tratada de forma discreta por alguns expedientes de mise-en-scène - a ridícula personificação, por exemplo, do guia Emmanuel (André Dias)  - e por um folclórico episódio da ida dele, levado pelo pai, ao bordel para se iniciar nas práticas usuais. Ao invés disso, porém, segundo se alega, ele teria posto as prostitutas a rezar o Pai Nosso, oração repetida por várias vezes – não precisava tantas - durante os 125 minutos da película. O episódio ganha algum destaque graças ao comentário musical, Tango de Bordel, de Eduardo Souto, uma das peças que integram a boa trilha sonora de Egberto Gismonti. A direção de Daniel Filho é, como sempre, inexpressiva, a fotografia, de Nonato Estrela, tem qualidades, e os três atores, que se revezam no papel do protagonista, apresentam  atuações bem razoáveis.

REYNALDO DOMINGOS FERREIRA
ROTEIRO, Brasília, Revista
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FICHA TÉCNICA

CHICO XAVIER
Brasil / 2010
Duração – 125 minutos
Direção – Daniel Filho
Roteiro – Marcos Bernstein com base no livro As Vidas de Chico Xavier, de Marcel Souto Maior
Produção – Daniel Filho
Fotografia – Nonato Estrela
Musica Original – Egberto Gismonti
Edição – Diana Vasconcelos

Elenco – Nelson Xavier, Ângelo Antônio e Matheus Costa (Chico Xavier), Luis Melo ( João Cândido), Giovanna Antonelli (Cidália), Pedro Paulo Rangel (padre Scarzelo), Letícia Sabatella (Maria), André Dias (Emmanuel), Charles Fricks (David Nasser), Jean Pierre Noher (Jean Manzon), Cynthia Falabella (professora).


(...) E até gosto de receber críticas aos meus trabalhos. Ainda agora, sobre o comentário do filme "Chico Xavier", recebi vários emails de amigos, alguns elogiosos - mesmo de pessoas que conviveram com o Chico em Uberaba -, e outros nem tanto, tendo em vista que seus autores se equivocaram ao tomar as críticas à película como se fossem feitas à pessoa do biografado, que, infelizmente, reúne em torno de seu nome muito fanatismo religioso.

REYNALDO DOMINGOS FERREIRA

 

Jornalismo com ética e solidariedade.