APROXIMAÇÃO
O cineasta israelense Amos Gitai
traça interessante e até mesmo
desafiadora relação de problemas
pessoais com decisões políticas
em Aproximação, no qual
além de usar apurados recursos
de linguagem cinematográfica,
reúne quatro grandes estrelas:
Jeanne Moreau, Juliette Binoche,
Hiam Abbas e Barbara Hendrix,
esta cantando um tema de Gustav
Mahler.
O roteiro, escrito por Gitai e
sua constante colaboradora
Marie-Jose Sanselme, tem
estrutura bem definida de
road movie, pois começa e
termina na estrada. A do início
é uma ferrovia pela qual
transita um trem de passageiros
em pleno território italiano. No
estreito corredor de um vagão se
encontram, e se enamoram, um
israelense Uli (Liron Levo), com
passaporte francês, e uma
palestina Hiam (Hiam Abbas), com
documentação holandesa.
A ação se transfere então para a
cidade de Avignon, na França,
aonde Uli chega para assistir ao
enterro do seu pai adotivo, um
professor universitário, que
está sendo velado pela filha
legítima Ana (Juliette Binoche).
Gitai explora um magnífico
plano sequência de Christian
Berger – indicado ao Oscar por
seu trabalho em A Fita Branca,
de Michael Hanecke - para
descrever o ambiente fúnebre,
pontuando-o pela voz e pela
imagem de Barbara Hendrix,
admirável soprano negra
americana, que adotou a
cidadania sueca, cantando a
canção de Mahler.
Evidencia-se, pelo diálogo, a
relação conflituosa que havia
entre os filhos e o pai, assim
como a atração sexual que sente
Ana – pronta a se divorciar do
marido a quem não ama - por Uli,
soldado do exército israelense,
que há muito tempo não via, mas
não é por ele correspondida. Uli
não aceita dormir no quarto que
ela lhe mandara preparar na
residência, preferindo ir se
alojar num albergue, onde dorme
em meio a uma gente estranha e
desconhecida. Mas recebe, ao
lado de Ana, as honras fúnebres
prestadas ao pai pelas
autoridades da cidade.
Ao saber que, pelo testamento, o
pai nada deixara para Uli, a não
ser um carro, Ana tenta
falsificar o documento de forma
a lhe outorgar uma parte dos
bens. Ela, entretanto, é logo
demovida de seu intento pela
advogada do pai, Françoise
(Jeanne Moreau), também velha
amiga da família. Esta, com
autoridade, lhe revela haver o
falecido condicionado o
recebimento por ela da herança
ao reencontro com a filha, Dana
(Dana Ivgy), abandonada em
criança, que vive, como
professora primária, no
assentamento da Faixa de Gaza,
prestes a ser desocupado pelas
forças israelenses.
Diante disso, Ana insiste em
acompanhar Uli na longa viagem
de volta a Israel, pois tem ele
a incumbência de liderar o
destacamento militar, que irá
promover a retirada dos
fanáticos religiosos assentados
no território, reivindicado
pelos palestinos. Com muita
habilidade técnica, Gitai vai
atenuando, aos poucos, as
questões pessoais para dar mais
relevância ao sibilante problema
político. E ele o faz a partir
de um longo plano, de efeito
significativo, que focaliza Ana
em frente ao casco negro de um
navio, tendo a echarpe,
envolvida ao pescoço, sendo
agitada pelo vento.
A começar de Liron Levo, ator
regular dos filmes de Gitai, e
por ele destacado talvez em
demasia, como na cena do
acampamento, todos os
integrantes do elenco exibem
atuações memoráveis. Hiam Abbas,
que aparece apenas no breve
episódio do trem de ferro, está,
como sempre, esplêndida. Jeanne
Moreau, impecavelmente bem
vestida, marca com sua
magnetizadora presença, um
momento de extrema importância
para a evolução do argumento da
película – exibida no Festival
de Veneza -, embora de curta
duração. E Juliette Binoche
brilha intensamente, como a
desestruturada Ana, tanto na
cena em que ela tenta seduzir o
irmão Uli, como na do reencontro
com Dana, a filha, em meio ao
burburinho da desocupação de
Gaza, em que ambas se abraçam
forte e ternamente.
REYNALDO DOMINGOS FERREIRA
ROTEIRO, Brasília, Revista
www.theresacatharinacampos.com
www.arteculturanews.com
www.noticiasculturais.com
www.politicaparapoliticos.com
www.cafenapoltica.com.br
FICHA TÉCNICA
APROXIMAÇÃO
DISENGAGEMENT
França, Alemanha, Itália e
Israel - 2007.
Duração – 118 minutos
Direção – Amos Gitai
Roteiro – Amos Gitai e Marie
Jose Sanselme
Produção – Amos Gitai, Laurent
Truchot, Michael Tapuach
Fotografia – Christian Berger
Trilha Sonora – Simon
Stockhausen
Edição – Isabelle Ingold
Elenco – Liron Levo (Uli),
Juliette Binoche (Ana), Jeanne
Moreau (Françoise), Hiam Abbas (Hiam),
Barbara Hendricks (Barbara),
Dana Ivgy (Dana).