Theresa Catharina de Góes Campos

  O PEQUENO NICOLAU

(Le Petit Nicolas) Comédia, 2008, 1h30, livre. Direção: Laurent Tirard
Com: Kad Merad, Maxime Godart, Valérie Lemercier

Diversão inteligente para todas as idades, também encanta o público adulto, embora a narrativa se desenrole segundo a visão da criança protagonista. Baseado no livro infantil de Goscinny (Criador dos quadrinhos Astérix et Obélix) e Sempé.

O garoto Nicolas leva uma vida tranquila. É muito amado por seus pais, tem uma turma de amigos com os quais se diverte bastante. Para ele, nada precisa mudar. Mas um dia , Nicolas escuta uma conversa entre seus pais..Entende que sua mãe está grávida. O menino entra em pânico e já imagina uma situação que mudaria para "pior" a forma agradável como transcorre a sua vida: quando um irmãozinho nascesse, seus pais deixariam de lhe dar atenção e, logo depois, iriam abandoná-lo na floresta, como aconteceu com os personagens João e Maria, no célebre conto infantil.

Destaques para a produção, direção, interpretação do elenco; o roteiro e os diálogos, bem como o vestuário,a maquiagem e caracterização dos personagens, tanto infantis como adultos.

As situações têm a qualidade da mimesis, tão apreciada pela cultura greco-romana, no teatro clássico que nos legou. Os espectadores riem facilmente, com a maior naturalidade. Talvez relembrem sua própria infância, que só podem reviver na memória e diante da arte cinematográfica. E isso não é pouco, para se receber de um filme!

Theresa Catharina de Góes Campos
São Paulo, 15 de junho de 2010
 

Jornalismo com ética e solidariedade.