Theresa Catharina de Góes Campos

  FENAJ - www.fenaj.org.br

Homenagem22/09/2010 | 12:42
Sindicato de São Paulo lança Prêmio José Hamilton Ribeiro de Jornalismo

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo lança neste sábado (25/9), em São José do Rio Preto, o “Prêmio Máster de Jornalismo Profissional José Hamilton Ribeiro”. O evento, que contará com a presença do homenageado, será às 20 horas, na Oficina da Fama, e conta com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa (FJLP).

Com sete categorias, o prêmio receberá inscrições de material jornalístico produzido no período de 26 de setembro de 2010 a 26 de junho de 2011. Um júri especial será formado por profissionais experientes e atuantes em grandes veículos de comunicação. O prazo de inscrições será divulgado no ato de lançamento e, posteriormente, no site do Sindicato.

Após a cerimônia de lançamento do Prêmio José Hamilton Ribeiro de Jornalismo será realizada a 2ª Chopada dos Amigos da Imprensa, com várias atrações para os convidados. As adesões já estão disponíveis na Diretoria Regional em São José do Rio Preto do SJSP e em vários locais, com os diretores da Regional e também na própria sede Regional e, ainda, pelo telefone (17) 3211-9621.

Referência no Jornalismo
Com 52 anos de profissão, José Hamilton Ribeiro coleciona uma série de premiações em reconhecimento ao seu trabalho, como quatro Prêmios Esso, Prêmio Embratel, Prêmio Internacional Maria Moors Cabot e Prêmio Brasileiro Imortal. Também com grande produção literária, entre suas obras destacam-se “O Gosto da Guerra” (1969), Pantanal Amor Bágua (1974), Senhor Jequitibá (1979), Gota de Sol (1992), Vingança do Índio Cavaleiro (1997) e “Jornalistas, 37/97” (1998), que reflete a história da imprensa ao longo dos 60 anos de existência do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Ele não é formado em jornalismo, pois, já era jornalista quando os cursos foram iniciados, mas, é ferrenho defensor da formação.

Dentre as redações pelas quais José Hamilton Ribeiro passou, estão a Folha de São Paulo, revistas Quatro Rodas e Realidade (pela qual cobriu, em 1968, a guerra do Vietnã e onde perdeu uma perna ao pisar em uma mina terrestre). Foi ainda repórter nos programas Globo Repórter, Fantástico e Globo Rural, onde é repórter e editor. A carreira foi iniciada na Rádio Bandeirantes. Depois, atuou por 25 anos no jornalismo impresso e outros 25 anos aos projetos editoriais na Rede Globo de Televisão.

Ele recebeu da Câmara de Vereadores de São Paulo, no dia 16 de setembro, homenagem com o título de “Cidadão Paulistano”. E o dia 20 receberá Moção de Congratulações e Aplausos da Câmara Municipal de São José do Rio Preto. Na cerimônia de lançamento do Prêmio, participam jornalistas, convidados e representantes de entidades nacionais e internacionais de jornalistas como o SJSP, pelo seu presidente José Augusto de Oliveira Camargo (e secretário geral da FENAJ), o presidente da FENAJ Celso Augusto Schröder (presidente da FEPALC - Federação dos Jornalistas da América Latina e Caribe e conselheiro da Federação Internacional de Jornalistas – FIJ) e o secretário executivo da Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa –FJLP, Alcimir Carmo (também secretário do Interior e Litoral no SJSP e diretor de relações internacionais na FENAJ).

Na cerimônia de lançamento do prêmio, José Hamilton receberá a Comenda FENAJ que lhe foi concedida no 33º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em São Paulo, em 2008, do qual não pode estar presente na época.
 

Jornalismo com ética e solidariedade.