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A TRAJETÓRIA
DOS VENCEDORES DO OSCAR 2002
Com o passar do tempo, comprovamos que a
cerimônia do Oscar 2002 deu início a um processo
de apreciação direcionado aos filmes
selecionados e premiados, nas diversas
categorias, além de empatia com as homenagens
prestadas a personalidades da indústria
cinematográfica que se destacaram por seus
trabalhos. A dinâmica dessa premiação começou,
na verdade, com os prêmios Globo de Ouro,
concedidos pelos votos dos jornalistas
estrangeiros nos EUA, cuja opinião já indicava,
como sempre ocorre, alguns favoritos. Sabemos
que o Festival de Berlim (Urso de Ouro, Urso de
Prata) tem parâmetros menos comerciais. E que as
mostras, seleções e premiações do Festival de
Cannes também são orientadas por características
de um certame com programação, estrutura e
características específicas.
Quando a mídia divulga esses prêmios, a platéia
universal direciona seus interesses como
espectadores, assim contribuindo para que a
indústria cinematográfica seja beneficiada com
os lucros advindos da presença dessas pessoas
cuja curiosidade foi aguçada, sobretudo, pelo
Oscar, cada vez mais conhecido e influente
porque o público televisivo alcança números
impressionantes, a cada ano.
A trajetória do Oscar 2002 demonstra o dinamismo
que atrai a preferência do público.
Alguns aspectos dos filmes e seus elencos, bem
como das equipes técnicas, passariam
despercebidos, não tivessem sido premiados,
crescendo aos olhos da crítica especializada e
das platéias.
Uma mente brilhante
Dramatização biográfica do matemático
esquizofrênico John Nash (Prêmio Nobel em 1994),
"Uma Mente Brilhante" conquistou 4 Oscar (melhor
filme; melhor diretor - Ron Howard ; melhor
roteiro adaptado - para o livro de Akiva
Goldsman; e melhor atriz coadjuvante - para a
talentosa beldade Jennifer Connelly). As
críticas negativas, anteriores à premiação,
praticamente desapareceram, depois dessa
vitória. A campanha agressiva contra o filme e o
seu protagonista - Russell Crowe - sumiu, na
verdade, dos periódicos e da mídia, nas
emissoras de rádio e tv.
Os valores de conteúdo de "Uma Mente Brilhante"
são os meus destaques: o conceito fundamental da
colaboração na teoria dos jogos, o que não
prejudica nenhuma das partes, porque é do
interesse de todos agir pelo bem comum; o
controle da esquizofrenia, impedindo que o
doente fique improdutivo como ser humano; a
força do amor, o empenho do coração, para
transformarem os obstáculos insuperáveis em
dificuldades vencidas com obstinação redentora.
O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel
Considerando-se o cinema, esteticamente, como a
arte da fotografia, premiada com o Oscar 2002 em
"O Senhor dos Anéis: A sociedade do Anel", a
nossa sensibilidade visual aprecia, enlevada, os
cenários naturais, os travellings, as
panorâmicas horizontais e verticais que narram a
história lendária de personagens humanos e
míticos, envolvidos com uma jóia capaz de
enfeitiçar as pessoas, tornando-as escravas do
poder, amesquinhando-as por sua ambição
desmedida.
O filme recebeu mais três estatuetas: Oscar de
Melhor Maquiagem (mostrou qualidade semelhante à
do trabalho encontrado nos filmes europeus,
especialmente os franceses); Melhores Efeitos
Visuais (concorreu com "Inteligência Artificial"
e "Pearl Harbor"); e Melhor Trilha Sonora
Original (aliás, deveria ter vencido, também, o
Oscar de Melhor Canção...).
Moulin Rouge
O musical "Moulin Rouge", drama romântico em que
Nicole Kidman surpreende, dançando e cantando
com muita desenvoltura, conquistou, com justiça,
os Oscar de Figurino e Direção de Arte.
A reconstituição de época, bem como os cenários
parisienses típicos, contribuíram, juntamente
com os adereços e a maquiagem, para ambientar
plasticamente a história de amor entre uma
prostituta e um jovem escritor, tão idealista
quanto apaixonado. Em algumas cenas do filme,
efeitos especiais e uma fotografia dinâmica,
enriquecida por cores, nuanças e detalhes, numa
iluminação enriquecida por filtros, explodem num
visual artístico de beleza estética. Como se
estivéssemos assistindo a uma sucessão de
quadros e cartazes do "Moulin Rouge",
conduzidos pela visão de Toulouse-Lautrec.
Falcão Negro em Perigo
Concorrendo com "Uma Mente Brilhante", "O Senhor
dos Anéis: A Sociedade do Anel", "Amnésia"e "Moulin
Rouge", o violentíssimo drama de guerra de
Ridley Scott - "Falcão Negro em Perigo"
conseguiu sair da cerimônia com o Oscar 2002 de
Melhor Montagem. Ganhou, ainda, o Oscar de
Melhores Efeitos Sonoros (nesta categoria,
estavam selecionados: "O Fabuloso Destino de
Amélie Poulain", "O Senhor dos Anéis: A
Sociedade do Anel", "Moulin Rouge" e "Pearl
Harbor"(este, Oscar de Melhor Edição de Som,
derrotando, merecidamente, o seu concorrente
único - "Monstros S.A.") .
À primeira vista, poderíamos discutir bastante
sobre essas duas estatuetas, lembrando,
inclusive, as dificuldades para a montagem e os
efeitos sonoros de obras como os outros
candidatos aos prêmios (em ambas as categorias).
Analisando, entretanto, os cenários, o roteiro,
a temática de "Falcão Negro em Perigo" e o
grande número de atores envolvidos nessa
produção, acreditamos que, realmente, não foi
nada fácil realizar um trabalho de montagem e de
efeitos sonoros com a qualidade encontrada no
filme vencedor.
DENZEL
WASHINGTON : MELHOR ATOR
Uma vitória celebrada com entusiasmo, pois
Denzel Washington ("Dia de Treinamento")
precisou vencer colegas/competidores de valor
também já reconhecido, como Sean Penn ("Uma
lição de amor"), Tom Wilkinson ("Entre Quatro
Paredes") e Russell Crowe ( Oscar 2001 por "O
Gladiador"), o protagonista de "Uma Mente
Brilhante". Além de Will Smith, em "Ali".
Na verdade, muitas pessoas sofreram, como eu,
grande desapontamento, quando Denzel Washington
não ganhou o Oscar antes, por sua interpretação
num filme pungente: "Hurricane - O Furacão"
(1999), obra pela qual recebeu o Globo de Ouro,
na categoria Drama, e bem superior a "Dia de
Treinamento", tendo sido igualmente valorizado
no Festival de Berlim .
Em 1987, ele recebeu o Oscar (e o Globo de Ouro)
de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em
"Tempo de Glória", um épico sobre a tragédia da
Guerra de Secessão. No mesmo ano, também foi
indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante com
"Um Grito de Liberdade" (filme - uma história
verídica - que recomendo a todos!).
Melhor Atriz: Halle Berry
Com a sua interpretação em "A Última Ceia",
Halle Berry surpreendeu, conseguindo vencer as
suas concorrentes: Nicole Kidman ("Moulin Rouge")
e a sempre excelente Sissy Spacek ("Entre Quatro
Paredes"), além de Renée Zellweger ("O Diário de
Bridget Jones").
O filme que deu o Oscar 2002 a Halle Berry é um
drama contemporâneo sobre temas de impacto,
plenos de controvérsias: o racismo; a pena de
morte e o sistema penitenciário; pobreza,
machismo, conflitos familiares e sociais. E
ainda, sobre a solidão nas relações sexuais no
contexto da prostituição. Com cenas muito
fortes, cruas e chocantes, de violência e sexo,
assim como diálogos preconceituosos, "A Última
Ceia" traz para o público adulto uma história em
que os protagonistas aprendem a viver, com
realismo e amor, uma vida mais humana, justa e
solidária. Uma obra com essa perspectiva merece
ser vista!
A experiência de Jim Broadbent
Intérprete experiente em papel que exigiu muito
de suas qualidades, Jim Broadbent ganhou com
"Íris" o Oscar 2002 de Melhor Ator Coadjuvante.
A complexidade de seu personagem,
intelectualmente, nas emoções e nas
características físicas, permitiu que ele se
destacasse, mesmo diante de artistas
concorrentes como Ethan Hawke ("Dia de
Treinamento"), Ben Kingsley ("Sexy Beast"), Ian
McKellen ("O
Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel" e Jon
Voight ("Ali").
Shrek leva o Oscar de Melhor Filme de
Animação!
A originalidade dos personagens e os elementos
inteligentes da história determinaram, com seu
nível excelente de forma e conteúdo, a vitória
de "Shrek", apesar da criatividade dos outros
candidatos: "Jimmy Nêutron" - o menino inventor
que vai salvar seus pais seqüestrados - e
"Monstros S/A" (vencedor do Oscar de Melhor
Canção: "If I didn't have you" - de Randy
Newman), filmes em que os adultos, acompanhando
seus filhos, também se divertem. O que ocorre,
igualmente, com o público juvenil e adulto,
espectadores que sabem apreciar o enredo, a
técnica e o dinamismo do roteiro.
"Shrek" levou 5 anos para ser concluído,
envolvendo o trabalho de 500 (quinhentas!)
pessoas. John Williams mostrou o livro aos
produtores, tal a sua convicção de que seria um
ótimo filme de animação. Em "Shrek", tudo que
parece, não é... Precisamos acompanhar o
desenvolvimento da história, os diálogos dos
personagens, participar da aventura, para
compreender o que está acontecendo...e como será
a conclusão da história, encantadora e
surpreendente.
Oscar de Melhor Curta de Animação, "The
Birds" ("Os pássaros") acompanha
"Monstros S/A". Exibido antes, revela como os
grupos resistem à idéia de cooperar com o
"forasteiro", o ser "diferente". E se dão mal
com isso!
Oscar de Melhor Roteiro Original
"Assassinato em Gosford Park" recebeu o Oscar de
Melhor Roteiro Original, de Julian Fellowes,
superando os outros selecionados: "O Fabuloso
Destino de Amélie Poulain", "Amnésia", "A Última
Ceia" e "Os Excêntricos Tenenbaums".
Dirigida com eficiência e talento por Robert
Altman, "Assassinato em Gosford Park "é uma
co-produção - Itália/Alemanha/EUA/Inglaterra -
valorizada por seu elenco (Michael Gambon,
Kristin Scott Thomas e Jeremy Northam, entre
muitos atores que, por sua presença, já
recomendam qualquer filme). Uma festa em grande
estilo, realizada em magnífica propriedade
rural, expõe a vida dos anfitriões e seus
convidados, integrantes de uma lista
diversificada. São patrões e criados em mistura
de gerações, classes sociais, vivendo histórias
pessoais, relembrando suas mágoas e seus
projetos frustrados.
Terra de Ninguém: Melhor Filme Estrangeiro
Drama de guerra com temas e personagens
atualíssimos, "Terra de Ninguém "(No Man's Land
- de Danis Tanovic) é uma co-produção:
França/Itália/Reino Unido/Slovênia.
Aos momentos de ação e suspense intercalam-se
diálogos e situações de humor negro, cenas em
que a tragédia, de tão absurda, quase
inacreditável, mas real, provoca risos de
nervosismo na platéia.
"Durante o conflito da Bósnia, em 1993, dois
soldados, um bósnio e outro sérvio, encontram-se
ilhados entre linhas inimigas na chamada terra
de ninguém."
As tropas das Nações Unidas, seguindo as
determinações de seus comandantes, têm uma
presença apenas de fachada, recusando-se a fazer
intervenções. Os jornalistas da imprensa
internacional, ávidos por notícias e fama,
recebem ordens de seus chefes no sentido de
ousar cada vez mais, não importando a gravidade
da situação ou os riscos a que expõem a si
mesmos e a outros participantes dessas ações
insanas da guerra. Mesmo diante da morte e dos
conflitos, a preocupação da mídia revela-se em
uma pergunta imediata e constante:
- Conseguiu filmar?
Melhor Documentário denuncia racismo
"Murder on a Sunday Morning" (Assassinato em uma
Manhã de Domingo) foi realizado com o objetivo
explícito de denunciar os preconceitos raciais
que, de imediato, acusam como autor de um crime
uma pessoa cujo único "flagrante policial" seria
a cor de sua pele, na hora e nas proximidades do
assassinato.
O filme austríaco "The Accountant" (O
Contabilista) recebeu o Oscar de Melhor Curta de
Ação.
"Thoth" foi premiado com o Oscar de
Melhor Documentário em Curta-Metragem.
Homenagens muito especiais
Na cerimônia do Oscar 2002,
Edmund M. Di Giulio recebeu o Prêmio
Gordon E. Sawyer.
Ao diretor Arthur Hiller foi
concedido o Prêmio Humanitário Jean Hersholt,
ressaltando-se a sua dedicação a obras e causas
beneficentes.
Sidney Poitier recebeu um Oscar
pelo conjunto de sua obra, como ator e diretor.
A homenagem ressaltou que ele abriu caminho para
os artistas negros atuarem no cinema. Foi
elogiado, também, por suas qualidades de
caráter.
O ator e diretor Robert Redford
recebeu um Oscar por seus filmes e, ainda, pelo
apoio que dá ao cinema independente, no seu
prestigiado Sundance Festival.
Theresa Catharina de Góes Campos
Brasília-DF, 2002 |
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