Theresa Catharina de Góes Campos

 
De: Tereza Lúcia Halliday
Data: 3 de janeiro de 2011 08:04
Assunto: Caminho instigante
 
A todos os que me enviaram mensagens de Boas Festas, agradeço e retribuo com este meu primeiro artigo do ano de 2011, com votos de  muito equilíbrio. Abraços, T.
 

RESOLUÇÕES DE DIA NOVO

 

Tereza Halliday – Artesã de Textos 

 

            No espírito do Ano Novo, proponho cinco resoluções válidas por um dia. Carecem de renovação quotidiana. São conhecidas como os “Princípios do Reiki” -  sistema de transmissão da energia vital universal através das mãos, disseminado por Mikao Usui (1865-1926).  Seus alunos eram aconselhados a  repeti-las em silêncio, duas vezes por dia.  Cada uma começa com “Somente por hoje...”

 

-  Serei pacífico – Isto significa evitar a raiva, a irritação, agressões físicas e verbais.  Atitudes e ações pacíficas evitam doenças, causam bem-estar em si e nos outros e não poluem o ambiente.

 

- Serei confiante - com esta postura, aprende-se  a saber agir quando necessário, mas sem ficar preocupado nem aflito pelo estado e rumo das coisas que escapam a nosso controle.

 

-  Serei grato -  agradecer, sempre, pelo que a Vida nos dá e ensina é uma postura curativa, segundo Usui e vários terapeutas contemporâneos. Ver, p.ex., o livro, “O Poder da Gratidão”, de M.J. Ryan, editora Sextante.   Gratidão, implica em  humildade e reconhecimento.

 

-  Trabalharei com dedicação – “Trabalho”, nesta resolução reikiana, abrange os afazeres quotidianos, o exercício da profissão e o “trabalho interior”: dedicar-se com afinco ao aperfeiçoamento pessoal através da prática dos cinco princípios. Inclui a noção de trabalhar honestamente, em si  e no mundo.

 

-  Serei gentil -  Isto implica em respeito e bondade  para consigo mesmo, com os outros e com a Natureza. A gentileza   melhora o ambiente, o curso das coisas e a nós mesmos.

 

Para Usui,  estes princípios são a chave da saúde do corpo, da alma e do planeta.  Receita instigante para experimentar a cada novo dia do ano inteiro.

 

(Diário de Pernambuco, 03/01/2011, P.A-11)



Tereza Lúcia Halliday, Ph.D.
Artesã de Textos

 

Jornalismo com ética e solidariedade.