Theresa Catharina de Góes Campos

 

Filme “Rio”

A conservação de aves terá um importante aliado vindo da sétima arte. O longa Rio, que tem pré-estreia nesta terça-feira (22), tem como personagem principal uma ararinha-azul, espécie nativa do Brasil, considerada extinta na natureza em decorrência da ação de traficantes de aves.

A produção do filme motivou uma parceria entre a Fox Film do Brasil e a ONG Save Brasil, representante oficial no país da Birdlife International. O objetivo é divulgar a importância da preservação de aves livres em seus habitats naturais, para evitar que o filme tenha o efeito contrário e as pessoas passem a querer as aves em suas casas.

A espécie, Cyanopsitta spixii, sempre foi considerada rara e costumava habitar o bioma da caatinga, no município de Curaçá (BA). O último exemplar da ararinha na natureza, um macho que chegou a virar símbolo da resistência da espécie, desapareceu em 2000. Hoje, existem apenas cerca de 70 ararinhas-azuis em cativeiro, a maioria fora do Brasil.

Com a direção do brasileiro Carlos Saldanha (A Era do Gelo 2 e 3) e versão para salas de cinema tradicionais e em 3D, o longa estreia em 08 de abril. Mais informações:
www.rio-ofilme.com.br

http://www.fundacaobunge.org.br/novidades/novidade.php?id=7261&/filme_rio_tem_pre_estreia_nesta_terca_feira

Rio

(Rio - EUA, 2011)

Classificação:
Livre

Gênero:
Animação

Duração: 96 minutos

Sinopse:
Em "Rio", o mais novo longa-metragem de animação da Blue Sky, o mundo inteiro vai acompanhar Blu - um simpático exemplar de ararinha-azul --, que embarca em uma aventura espetacular, na qual descobrirá inúmeras maravilhas, cores exuberantes e a música de seu país de origem, o Brasil. Na versão original, as vozes são de: Anne Hathaway, Rodrigo Santoro, George Lopez, Jake T. Austin, Carlos Ponce, Kate del Castillo, Bernardo de Paula.


Direção: Carlos Saldanha

Distribuidora: Fox Film

(Divulgação)

 

Jornalismo com ética e solidariedade.