Theresa Catharina de Góes Campos

  ARTIGOS DE THERESA CATHARINA SOBRE CINEMA citados em texto de DÉBORA DE PAULA FALCO, BACHAREL EM TURISMO, Especialista em Artes, Cultura Visual e Comunicação/Universidade Federal de Juiz de Fora

Ler:
http://www.lazer.eefd.ufrj.br/licere/pdf/licereV10N01_a4.pdf

Licere, Belo Horizonte, v.10, n.1, abr./2007

1

LAZER FORA DE CASA: O CINEMA COMO EQUIPAMENTO MÁGICO DO URBANO

Recebido em:
16/02/2007
Aceito em:
06/03/2007
Débora de Paula Falco
1
Universidade Federal de Juiz de Fora

RESUMO:
O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de uma pesquisa qualitativa realizada com usuários do cinema como forma de lazer. As análises dos conteúdos dos relatos estão aliadas à teoria de diversos estudiosos do lazer, evidenciando importantes vertentes desta prática na vida humana. Assim, o cinema é observado como uma forma privilegiada de lazer fora de casa, que permite ao indivíduo desenvolver uma multiplicidade de novos olhares. Nesse sentido as abordagens, guiadas pela percepção dos entrevistados, contemplam aspectos do urbano, do convívio social, da responsabilidade da atuação profissional no lazer, além do aspecto mágico que permeia toda experiência do lazer no cinema.

PALAVRAS
-CHAVE: Lazer fora de casa. Cinema.
OUTDOOR LEISURE: THE MOVIES LIKE AN URBAN MAGIC EQUIPMENT

ABSTRACT:
This article intends to show the results of a qualitative research conducted with people who chooses going to the movies as a leisure option. The captioned opinions are here explained by using authorized theories, demonstrating important aspects of this habit in human life. The movies are seen as a privileged outdoor entertainment that allows the man to develop new ways of looking. Our approach, guided by the interviewed persons perception, reveals the urban, the social and the professionals’ responsibility aspects about the leisure, besides the magical feeling we experiment in the movies.

KEYWORDS:
Outdoors Leisure. Movies.
1
Bacharel em Turismo/Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Artes, Cultura Visual e Comunicação/ Universidade Federal de Juiz de Fora.

Licere, Belo Horizonte, v.10, n.1, abr./2007

2

Introdução

Neste artigo apresento o resultado de entrevistas realizadas com os freqüentadores do cinema Espaço Unibanco Palace, na cidade de Juiz de Fora em Minas Gerais. O cenário escolhido para tal análise foi um cinema revitalizado, localizado em uma rua central da cidade, fator que o difere dos cinemas inseridos em shopping centers. Sendo assim, este estudo procura combinar as respostas obtidas dos entrevistados e minhas próprias observações, apreendidas durante a fase de execução da pesquisa, com referências teóricas que elucidaram nossa tarefa de compreender os aspectos mencionados pelos entrevistados. Assim, procurei trazer para o debate a questão do cinema como forma de lazer na percepção daqueles que o utilizam com este propósito. Sendo, desta forma, possível verificar nos relatos as características e as funções do lazer ativadas pela prática do cinema.

As entrevistas foram utilizadas como método para realização de uma pesquisa qualitativa e contou com um universo de quinze entrevistados, sendo os depoimentos de dez deles assinalados neste estudo.

Proponho que ingressemos, junto com os entrevistados, no mundo mágico do cinema tendo em vista o próprio olhar que estes lançam sobre a atividade. Creio que o diálogo entre a opinião dos usuários do cinema e as teorias do lazer trarão esclarecimentos a todos aqueles que buscam compreender um pouco mais do lazer na vida humana.

O Cinema


(...)

REFERÊNCIAS

(...)



CAMPOS, Theresa Catharina de Goés. O cinema em nossa vida [...], 2001. [online]. Disponível em: <http://www.[...].com.br/cineartigos >.
Acesso em: 11 jan., 2004.

________.Cinema ver...para sentir, pensar e ser.
[...], 2002.
[online]. Disponível em:< http://www.[...].com.br/cieneartigos>. Acesso em: 11 jan., 2004.

De: Faustino Vicente
Data: 7 de junho de 2011 15:37
Assunto: RES: ARTIGOS DE THERESA CATHARINA SOBRE CINEMA
Para: Theresa Catharina de Goes Campos


Amiga Dra. Theresa Catharina de Góes Campos

Obrigado pelo excelente material. Estou repassando.Boa tarde!!!
Faustino

 

Jornalismo com ética e solidariedade.