Theresa Catharina de Góes Campos

  REIDY, A CONSTRUÇÃO DA UTOPIA

http://www.academiabrasileiradecinema.com.br/site

SINOPSE

O documentário aborda a repercussão na atualidade da obra do arquiteto e urbanista Affonso Eduardo Reidy, autor dos projetos do Museu de Arte Moderna e do Aterro e parque do Flamengo, o mais querido da cidade, e sua contribuição para a construção da paisagem urbana do Rio de Janeiro sob a perspectiva de uma utopia com capacidade de ação no mundo real.

Nova Era Produções de Arte


FICHA TÉCNICA

Roteiro e direção: Ana Maria Magalhães

Produtora: Nova Era Produções de Arte Ltda.

Ano: 2008, Brasil.

Gênero: Documentário

Formato de gravação: DVCam

Formato de exibição: Cor; 1.1:85 som digital.

Duração: 77 min.

Som: Dolby

Edição de som: Beto Ferraz

Música original: Luiz Claudio Ramos

Canção original: "Adormece em Mim" de Luiz Claudio Ramos e Edu Krieger

Direção de arte: Carlos Liuzzi

Edição: Marcelo Pedrazzi

Fotografia: Dib Lutfi

Locução: Marcelo Escorel

Entrevistas exclusivas: urbanista Lucio Costa, engenheira Carmen Portinho, arquiteto francês Roland Castro e o brasileiro Paulo Mendes da Rocha
 


De: Theresa Catharina de Goes Campos
Data: 22 de novembro de 2011 20:38
Para: adfalcao


Querida amiga Ana:

(...)

Meus agradecimentos, também, por suas informações sobre a antiga residência do banqueiro Moreira Salles, sobre a qual você lembrou estar no documentário " Santiago ", que vi naquelas salas de cinema no CasaPark. Os detalhes que descreveu em seu e-mail são bem interessantes. O que mais me comoveu, entretanto, em " Reidy , a construção da utopia " , foi o tema principal do filme ( roteiro e direção de Ana Maria Magalhães ) - a percepção do arquiteto Reidy, reconhecendo o direito humano à moradia e ao lazer, uma utopia possível, o seu posicionamento idealista e, ao mesmo tempo, funcional, porque " não deveria haver diferença entre moradias de pobres e ricos, no atendimento às suas necessidades fundamentais", " a beleza como ética da sociedade " e outros conceitos explicitados de forma clara , objetiva e humanística, numa visão de profunda sensibilidade e acolhimento ao próximo num ambiente ecológico. Uma autêntica AULA MAGNA, nesse documentário de 77 minutos. Ele era arquiteto da Prefeitura do Rio e, quando os interesses mercadológicos modificaram os projetos de sua autoria, contrariando a sua formação e seus elevados princípios, ele pediu demissão.
O filme é uma " pequena jóia " de informação, clareza, humanismo e sensibilidade, com uma encantadora trilha sonora. Penso que você apreciará bastante. Ou talvez já tenha visto.

Beijos e abraços de quem a estima,

Theresa Catharina

--------------------

De: adfalcao
Data: 22 de novembro de 2011 20:02
Para: Theresa Catharina de Goes Campos


Querida Theresa Catharina,
(...)
Quanto ao documentário, tive notícias dele pelos jornais. Fiquei bastante interessada e curiosa, ainda mais após sua sugestão. Ele é o arquiteto responsável pelo projeto da antiga residência do banqueiro Moreira Salles, hoje Instituto Moreira Salles, na Gávea, para mim um dos lugares mais bonitos do Rio. Essa "casa" aparece no documentário "Santiago", de João Moreira Salles. Recomendei uma visita a uma amiga de Brasília que foi ao Rio e me pediu sugestões de onde rir. Alguns detalhes: a maçaneta dourada das portas segue o molde da mão de seu proprietário; o piso é em mosaicos rosa que formam desenhos geométricos, e tantos outros requintes. As cortinas da lateral do cinema "recente" se abrem para os jardins de Burle Marx quando termina a exibição do filme. Sem contar o magnífico acervo de fotografias, a "especialização" do Instituto que constantemente promove magníficas exposições, até mesmo em Paris....
Tenho que parar por aqui tal é o meu entusiasmo......
Esperamos tê-la de volta em breve.
Abraços
Ana

 

Jornalismo com ética e solidariedade.