Theresa Catharina de Góes Campos

  BARCELONA, MAIS QUE FUTEBOL

Faustino Vicente

A impecável exibição que o time do Barcelona (4) apresentou diante do Santos (0), pela final do Campeonato Mundial de Clubes, encantou o mundo do esporte mais popular do planeta.

Na torcida, diante da TV, ficamos divididos entre ser brasileiro e filho de quem nasceu em Salamanca – a cidade dourada dos espanhóis.

Não vamos analisar a partida em si, pois a imprensa esportiva já o fez com extrema competência e “os 190 milhões de técnicos brasileiros” das mais apaixonadas formas.

O nosso foco vai para o estilo de Gestão Organizacional que se encontra nos bastidores, antes desses “galácticos” jogadores entrarem em campo para mostrar a mais refinada maneira de se praticar o futebol com alta qualidade técnica, encanto para a torcida e eficácia em resultados.

As espetaculares conquistas do Barça, campeão em 13 vezes das 16 decisões em que participou, merecem mais do que aplausos, são dignas de uma profunda reflexão, pois revela que, como uma empresa de entretenimento esportivo, tem perfeitamente definidos: missão, visão, valores, políticas e metas a serem atingidas.

Certamente utilizam o célebre PDCA de Deming – Plan (planejamento), Do (execução), Check ( verificação) e Act (ação). Entre os seus titulares encontramos 07 jogadores que vieram das categorias de base, ou seja, foram formados dentro do clube. O maior exemplo é do “maestro” argentino Messi, que chegou ao clube aos 13 anos de idade.

Portanto, os méritos do atual - Time dos Sonhos -, devem ser partilhados entre a Diretoria, a Comissão Técnica, os funcionários do clube e o elenco de estrelas, de um dos mais ricos clubes do mundo.

Vendo o time jogar, poderíamos dizer que se assemelha a uma orquestra, às vezes, parece que joga basquete com os pés, face ao elevadíssimo número de passes com extrema precisão – precioso fundamento desse esporte – ou ainda que, pela contínua movimentação de sete de seus craques, poderíamos afirmar que também coloca em prática um dos princípios do vôlei, o rodízio.

O Barcelona não é invencível, mas inesquecível. O seu nome já se encontra gravado, indelevelmente, como uma das melhores equipes da história do futebol...de todos os tempos.

Faustino Vicente – Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos, Professor e Advogado – e-mail: faustino.vicente@uol.com.br – Jundiaí (Terra da Uva) – São Paulo - Brasil
 

Jornalismo com ética e solidariedade.