Theresa Catharina de Góes Campos

  O GRANDE MILAGRE

Inspirado em fatos reais, O GRANDE MILAGRE (Big Miracle - Reino Unido/EUA - 2012 - cor - 1h47min. - de Ken Kwapis) conta a história de um repórter, Adam (John Krasinski) e uma voluntária do Greenpeace, Rachel (Drew Barrymore) que se unem, conscientizando e mobilizando toda uma cidade do Alasca, em 1988, numa jornada a fim de salvar três baleias-cinzentas que ficaram presas no gelo do Círculo Ártico, impedidas de conseguir acessar o mar. Para concretizar a missão quase impossível de libertar essas baleias do espaço mínimo a que estão confinadas, haverá a união de esforços em nível nacional e internacional, superando os interesses econômicos, a competição profissional acirrada entre repórteres ambiciosos, assim como as rivalidades políticas, inclusive, no cenário da Guerra Fria. Um acontecimento memorável que o filme recorda, num drama ecológico a ser acompanhado, com emoção e suspense, por espectadores de todas as faixas etárias.

http://www.ograndemilagre.com.br/


Site Oficial: http://everybodyloveswhales.com


Elenco: Drew Barrymore, John Krasinski, Kristen Bell, Dermot Mulroney, Tim Blake Nelson e Ted Danson
Roteiro: Stuart M. Besser, Tim Bevan, Liza Chasin, Eric Fellner, Steve Golin, Paul Green, Michael Sugar
Produção: Jack Amiel, Michael Begler
Estúdio: Universal Pictures
Trilha sonora: Cliff Eidelman
Figurino: Mary Gail Artz, Shani Ginsberg
Fotografia: John Bailey
Montagem: Cara Silverman
Direção de Arte: Cara Silverman

Destaco a fotografia, a trilha sonora, as paisagens naturais, a reconstituição do fato, os temas e personagens, a apresentação dos créditos iniciais e finais.

No livro Freeing the Whales (1989), de Tom Rose, que inspirou O GRANDE MILAGRE, filmado no Alasca, o autor relatou a difícil operação internacional para realizar esse resgate histórico, não só por sua complexidade, devido às condições climáticas, mas também, porque envolveu a comunidade local, em Barrow-Alasca, os nativos Inuit, empresários, jornalistas, políticos, russos e americanos. Estes últimos, esqueceram a costumeira desconfiança e as atitudes de não-cooperação entre as duas potências, características da Guerra Fria, para agir com solidariedade e libertar o trio de baleias-cinzentas que lutavam pela sobrevivência.
Theresa Catharina de Góes Campos
Brasília-DF, 15 de março de 2012
 

Jornalismo com ética e solidariedade.