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CARTA ABERTA DOS CONTINUÍSTAS AOS PRODUTORES
DE CINEMA
De: bere bahia
Data: 17 de março de 2012 09:03
Assunto: Enc: [abcv-df] Fwd: carta aberta dos
continuístas
Para: Theresa Catharina de Goes Campos
De:Grupo dos Continuístas
<continuistas@gmail.com
Assunto: carta aberta dos continuístas
Caros produtores,
Há alguns anos percebemos uma crescente
incompreensão do papel do continuísta nos sets
de filmagem/gravação. Hoje muitos filmes estão
sendo feitos sem continuísta, pois muitas
pessoas desconhecem o que nossa função pode
oferecer a um projeto. Esse e-mail tem como
objetivo esclarecer algumas questões referentes
a nossa profissão.
Segue uma breve descrição das nossas atividades
em todas as fases de produção.
Durante a pré-produção, as tarefas de um
continuísta são:
- fazer a cronologia do roteiro. Isto significa
estabelecer os dias e noites da história e
indicar em que “hora do dia” as cenas ocorrem.
Fazendo isso é possível ter uma radiografia do
roteiro, checar possíveis falhas na trama,
incoerências, como se desenvolvem os personagens
e até mesmo o ritmo das cenas;- a partir da
cronologia, fazer outras decupagens que possam
ser necessárias, como uma linha do tempo para
flashbacks, progressão de machucados/acidentes,
etc;
- reunir-se com os departamentos de figurino,
maquiagem, arte e direção para checar as
decupagens que eles fizeram em suas respectivas
áreas. Assim, todos possuirão as mesmas
informações, que serão acrescentadas na análise
técnica sem gerar dúvidas.
- calcular quantos oitavos de página cada cena
tem, gerar um total de páginas e um total de
cenas no roteiro. Esta informação será
importante durante a produção para que se saiba
exatamente o quanto está se avançando a cada dia
de filmagem;
- participar da reunião de análise técnica. Caso
não seja possível, participar da reunião de
plano de filmagem;- caso a produção necessite,
minutar o roteiro.
Durante a pré-produção o continuísta costuma
entrar no projeto uma semana antes da filmagem,
onde a análise técnica e plano de filmagem já
estão prontos, podendo haver erros de
informações que não foram checadas pelo
departamento de continuidade a tempo. O ideal
seria a participação do continuísta no processo
da criação do plano de filmagem e análise
técnica evitando informações desencontradas
durante a filmagem.
Durante a produção, as tarefas de um continuísta
são:
- minutar os ensaios;
- determinar os números de cena e plano que vão
na claquete e informar aos departamentos de
câmera e som;
- fazer diariamente um relatório detalhado de
todos os planos rodados, contendo informações
sobre o rolo de câmera ou cartão, clip (no caso
das câmeras digitais), tempo de cada take e
comentários sobre cada um deles, informando ao
montador quais os takes válidos e alertando
sobre possíveis problemas;
- fazer diariamente um relatório indicando quais
cenas foram rodadas e parcialmente rodadas, os
totais de planos, cenas e minutos rodados
naquele dia;
- conferir a continuidade de figurino,
maquiagem, cenário e objetos;
- anotar modificações feitas nos diálogos;
- ficar atento e responder perguntas sobre os
enquadramentos, eixos de câmera, pontos de
corte, raccord, ações, intenções e emoções dos
atores. Alertar sobre eventuais problemas que
possam prejudicar a montagem e orientar sobre a
melhor forma de resolvê-los;
- esclarecer dúvidas sobre a continuidade que
possam surgir dos diversos departamentos durante
a filmagem, podendo, até, dar mais agilidade ao
set.
A presença do continuísta no set não é para
restringir o processo de criação, mas sim criar
uma parceria, entender a linguagem do diretor e
mostrar opções que o possibilitem filmar
seguindo seu estilo. É o continuísta que
garante, através de seus relatórios, que as
opções estéticas do diretor cheguem ao montador.
O continuísta é a ponte entre a filmagem e a
montagem.
Um bom relatório de continuidade pode oferecer
ao montador um guia para que ele possa montar o
filme com mais eficiência e rapidez. Com ele, o
assistente de montagem não perderá tempo
localizando o material e tentando entender o que
foi filmado, se valeu ou não, ou procurando
referências para sincronizar o som e imagem
quando, muitas vezes, são duas câmeras de dois
formatos diferentes. Um relatório bem feito
resulta em menos horas de ilha, deixando o
processo mais rápido e objetivo.
Durante a pós-produção, as tarefas de um
continuísta são:
- revisar os relatórios entregues;
- entregar o roteiro efetivamente filmado com
indicações sobre o início e o fim de cada plano
e modificações nos diálogos e ações do roteiro;
- esclarecer dúvidas que possam surgir com
relação à montagem.
Todo esse detalhamento das nossas funções é para
ressaltar que um continuísta profissional está
poupando o dinheiro gasto na produção de um
projeto, e não o contrário. Queremos, então,
levantar a questão da defasagem do nosso cachê,
o mesmo de 5 anos atrás, ao contrário de
diversos departamentos que conseguem atualizar
seus cachês ao negociar com os produtores.
Tomando por base a tabela do Sindcine (SP), o
valor do cachê de um continuísta corresponde a
83,41% do cachê do 1o. assistente de direção.
Usando essa porcentagem como referência, ao
invés de estabelecer valores fixos de cachê,
estaremos sempre nos adequando ao tamanho e ao
orçamento do projeto.
Achamos arriscado, quando se envolve tanto
dinheiro numa obra, abrir mão de uma das poucas
funções que domina o roteiro. O continuísta tem
uma visão apurada do todo, tem consciência de
cada um dos fragmentos filmados e como eles se
encaixam para formar este todo. Entendemos que
cada projeto tem suas especificidades. Por isso,
tomamos a iniciativa de escrever esta carta e
iniciar um diálogo com os produtores para
esclarecer estas questões referentes as funções
e responsabilidades de um continuísta e a atual
situação na qual nos encontramos referente aos
nossos cachês. |
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