Theresa Catharina de Góes Campos

 

PARA ROMA, COM AMOR

 

            Woody Allen está de volta como escritor, diretor e ator, em Para Roma, Com Amor (To Rome With Love), comédia romântica, que reúne, na Cidade Eterna, americanos e italianos, alguns residentes, outros visitantes, em episódios mais ou menos distintos, narrados num ritmo vivaz e pontuados pela música popular e lírica da Itália.

 

            A despeito de ser anunciado como sendo esses episódios inspirados ou extraídos do Decamerão, de Giovanni Boccaccio, o que se vai perceber, na verdade, é que não existe nenhuma relação deles com a famosa obra literária. No geral, refletem, sim, apesar da comicidade provocada pelo diálogo, sempre inteligente e ferino, a preocupação de Allen ante a eventualidade de uma breve aposentadoria, tendo em vista o avanço de sua idade (76 anos).

 

            É com esse sentimento que Allen, o ator, desenha a personalidade de Jerry, produtor e diretor teatral, morador de Nova York, marido de Phyllis (Judie Davis) e pai de Hayley (Alison Pill), em visita à cidade para conhecer o namorado da filha Michelangelo (Flavio Parenti), socialista, que se diz “advogado dos oprimidos”, e seus pais, Giancarlo (Fabio Armiliato), dono de uma funerária, e Sofia (Monica Nappo).

 

            Ao visitar o casal, Jerry, embevecido, ouve Giancarlo, cantando, no banheiro, uma ária da Tosca, de Puccini. Como já dirigiu a montagem de óperas, nos EUA, ele decide, a fim de afastar a possibilidade de vir a ter uma vida ociosa na aposentadoria, agenciar a carreira de Giancarlo, nos grandes teatros do mundo, por considerá-lo um novo Caruso. Mas, com essa ideia, ele contraria o futuro genro, que não vê essas maravilhas na voz do pai. Ou melhor, segundo Michelangelo, o pai só canta para uso doméstico.

 

            A única ligação, que se dá entre os episódios, é quando Jerry e Giancarlo, com as respectivas famílias, encontram, num restaurante, um ator famoso, Luca Salta (Antonio Albanese), acompanhado de Milly (Alessandra Mastronardi), esposa do casto e puro Antonio (Alessandro Tiberi), que perdeu o rumo do hotel, ao procurar uma loja de modas para comprar o vestido, a ser por ela usado logo mais, à noite. No caminho – enquanto o marido dela é vitima, no apartamento, de inesperado assédio de uma prostituta, Anna (Penélope Cruz) -, Milly se depara com o ator de sua admiração, Salta, e aceita convite dele para almoçar. O casal, Antonio e Milly, veio do interior para atender o convite de parentes, que tencionam fazer a ele proposta de magnífico emprego em Roma.

 

            Paralelamente a isso, um estudante de arquitetura, Jack (Jesse Eisenberg) conhece perto da rua, em que mora, um arquiteto famoso, John (Alec Baldwin), que está em Roma de bobeira, sem  nada a fazer, nem turismo. Ao saber que John, quando estudante, morou na mesma casa em que reside, Jack o convida a subir para conhecer sua namorada Sally (Greta Gerwig) e tomar, com eles, um café. A John,  ele confidencia estar temeroso do que lhe possa acontecer, pois Sally espera a chegada de uma amiga, a atriz Monica (Ellen Page), que, só pelo nome, já lhe antecipa ser muito sensual. John aceita acompanhá-los na visita aos pontos turísticos da cidade para aconselhar Jack (ou ser seu santo protetor) de como deve proceder em suas aventuras amorosas.

            O mais crítico dos episódios é o de Leopoldo (Roberto Benigni), um cidadão comum que, por ser entrevistado pela apresentadora de televisão, Marisa Raguso (Marta Zoffoli),  sobre como é o seu café da manhã, se torna famoso, da noite para o dia, sendo perseguido por uma chusma de azafamados repórteres, fotógrafos e cinegrafistas a lhe formularem as mais estapafúrdias indagações sobre sua vida privada, até mesmo sobre o modelo da cueca que veste.

 

 Como já o fizera em Celebridades (1998),Woody Allen bate forte nos meios de comunicação de massa, que, segundo ele, transformam pessoas imbecis em ídolos das multidões. De sua crítica não escapam atores e atrizes, principalmente elas que, ao desfilarem, como Pia Fusari (Ornella Muti), pelos tapetões vermelhos de Cannes e de Los Angeles, ostentando roupas de figurinistas famosos, não demonstram para o grande público o quanto são burras, ocas e vazias. Os atores, integrantes do elenco, sem nenhum destaque, estão todos razoavelmente bem.

REYNALDO DOMINGOS FERREIRA
ROTEIRO, Brasília, Revista
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FICHA TÉCNICA

PARA ROMA, COM AMOR

TO ROME WITH LOVE

EUA, Itália, Espanha (2012)

Duração – 112 minutos

Direção – Woody Allen

Roteiro – Woody Allen

Produção – Letti Alonso, Stephen Tenenbaum,Giampaolo Letta, Faruk Alatan

Fotografia – Darius Kondji

Trilha Sonora – Goffredo Gibellini

Edição - Alisa Lepseller

Elenco – Woody Allen (Jerry), Alec Baldwin (John), Roberto Benigni (Leopoldo), Fabio Armiliato (Giancarlo), Penélope Cruz (Anna), Antonio Albanesi (Luca Salta), Judy Davis ( Phyllis), Jesse Aisenberg (Jack), Ellen Page (Monica), Alessandra Mastronardi (Milly), Ornella Muti (Pia Fusari), Flavio Parenti (Michelangelo), Greta Gerwig (Sally), Marta Zoffoli (Marisa Raguso)

 

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