Theresa Catharina de Góes Campos

  LIVRO SOBRE ÁLCOOL E VIOLÊNCIA, do MÉDICO E PROFESSOR JOOJI HATO

http://www.joojihatoescritor.com.br/index.htm

http://joojihato.blogspot.com.br/

"ÁLCOOL Vetor da Violência!" (São Paulo: Ekilíbrio, 2010) é mais um exemplo da luta incansável, ininterrupta do Dr. JOOJI HATO, médico e professor, autor da "Lei Seca" - 12.879/99 Prevenção da violência, acidentes e desagregação familiar.

Deputado Estadual por São Paulo, JOOHI HATO tem 28 anos de vida pública, com 7 (sete) mandatos consecutivos na Câmara Municipal de São Paulo.

A obra está fundamentada em pesquisas e dados estatísticos que demonstram a necessidade de se controlar o consumo de bebidas alcoólicas, para que a sociedade, e cada cidadão, não sofram com os seus desdobramentos: a doença, o vício como porta de entrada para outras drogas, os pequenos delitos e o crescimento da violência. Sem esquecermos o elevado custo financeiro do alcoolismo, uma doença progressiva, com suas consequências no âmbito familiar e profissional. Uma doença que, na esfera socioeconômica, traz prejuízos aos cofres públicos, em diversos setores, inclusive, na área do judiciário, da saúde e nos serviços de atendimento médico-hospitalar.

O depoimento do professor e médico Arthur Guerra de Andrade, Psiquiatra, Especialista em Dependência Química,
incluído no livro "ALCOOL Vetor da Violência!", igualmente expõe a sua preocupação com a realidade , defendendo a adoção de práticas de medidas preventivas e saudáveis, além de considerar "de suma importância" o diagnóstico do uso nocivo de substâncias psicoativas por populações vulneráveis, entre as quais destaca os universitários.

As considerações de Dr. JOOJI HATO refletem os seus conhecimentos como Professor de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas, bem como a sua experiência de Médico Cirurgião Geral e Pediátrico, formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Conforme insiste, não devemos nos acomodar, e sim, nos dedicarmos a prevenir, propondo soluções para que a situação atual não continue a nos manter reféns em nossas residências, nos veículos que utilizamos, em nossa comunidade e na rotina de nossas atividades.

Um alerta de Dr. JOOJI HATO, em especial, ressalta os efeitos devastadores do uso do álcool antes dos 15 anos. Em mais uma advertência, enfatiza o perigo da mistura de juventude, bebidas alcoólicas e outras drogas.
Aborda, ainda, os problemas causados na gravidez, inclusive na placenta. Explica as consequências neurológicas causadas pelo abuso do álcool, especificando as alterações no organismo e no cérebro. Quanto às famílias que vivenciam o drama da doença do alcoolismo, o autor lhes dá orientações para essa convivência. E uma mensagem de Fé em Deus.

No Capítulo VII, um dos subtítulos nos lembra que o "álcool não combina com trânsito e vida".

No Capítulo X, encontramos excelentes dicas de segurança e prevenção da violência urbana - antes, durante e depois de situações quando estamos em perigo: em caso de roubo ou sequestro, no semáforo, caixa eletrônico, em casa e na rua, nas atividades cotidianas.

A um passo consciente que for dado, a um comportamento esclarecido , inteligente, acrescentemos outros, porque a mudança em prol da prevenção é possível e compensatória. Atitudes diárias se fazem necessárias. Em nossas ruas, rodovias e, sobretudo, em nossos lares, merecemos ter a segurança pela qual almejamos todos nós!

Theresa Catharina de Góes Campos
São Paulo - SP, 24 de julho de 2012

 

Jornalismo com ética e solidariedade.