Theresa Catharina de Góes Campos

  OLIMPÍADAS, OLIMPO..., PARALÍMPICO OU PARAOLÍMPICO ...

PARALÍMPICO OU PARAOLÍMPICO

De: Aureo Valle
Data: 5 de setembro de 2012 19:18
Assunto: Fwd: PARALÍMPICO OU PARAOLÍMPICO

Caros amigos, O VOLP (Nossa CONSTITUIÇÃO, em termos de língua) não registra o termo paralímpico, logo ele não existe na língua portuguesa, pelo menos agora.

Entendo como uma tolice, pois a palavra é olímpico e não límpico.

Paraolímpico (para+olímpico) é mais bonito, sonoro e lógico.

Quanto às palavras do Professor Adriano de pertinência ao VOLP, não vejo lógica.

A supressão poderia ocorrer - por questão de sonoridade, prosódia etc. - se as duas vogais fossem iguais, o que não é o caso, trata-se de A e de O.

Além disso, o VOLP registra: paraamboia. Registra também, o PARA seguido de hífen, seguindo a regra estabelecida, quando a palavra seguinte tem vogal inicial igual, no caso o A (para-apendicite e para-axial).

Deixemos os da língua inglesa usarem o paralímpico, problema deles. Abs. Aureo Cesar

Assunto: PARALÍMPICO OU PARAOLÍMPICO

Data: 3 de setembro de 2012 21:18:34 BRT

PARALÍMPICO OU PARAOLÍMPICO

1 - A mudança ocorreu por determinação do Comitê Paralímpico Internacional (em inglês, International Paralympic Committee), que não usa "olímpico" porque essa palavra é marca registrada do Comitê Olímpico Internacional.

_______________________________________________________________________
2 - O termo "paralimpíadas" é americanismo, composição de "paraplégico" e "olimpíadas", como se somente paraplégicos disputassem os jogos. é termo restritivo, exclusivista, inadequado, incorreto.

_______________________________________________________________________
3 - Outras pátrias lusófonas o adotaram irracionalmente; o Brasil historicamente usa "Paraolimpíadas", união do prefixo "Para-" (proximidade, semelhança, intensidade) + "olimpíadas", lógico, adequado, "inclusivo", justo. conforme a Gramática da Língua Portuguesa, respeita a todos atletas, é democrático, e consta na LEI Nº 12.622, DE 8 DE MAIO DE 2012, que Institui o Dia Nacional do Atleta Paraolímpico.

______________________________________________________________________
4 - Com a realização dos Jogos Paraolímpicos 2012, em Londres, o Comitê Paraolímpico Brasileiro anunciou a mudança do termo paraolimpíada para paralimpíada. O comitê informou que a mudança acata uma sugestão do Comitê Paralímpico Internacional, que observou ser o Brasil o único país de língua portuguesa a usar o termo agora substituído. Ressalta-se que a mudança acontece em boa ora, pois o Rio de Janeiro é a próxima sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em 2016.

Essa mudança acaba sendo pertinente à proposta do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que uniformiza o idioma falado e escrito por países de cultura lusófona. Vejo como uma mudança positiva. Nossos dicionários mais respeitáveis ainda não estão atualizados - isso é óbvio. Consultei o Vocabulário da Língua Portuguesa on-line, este também não tem o termo atualizado, mas isso é questão de tempo.

Então ficamos assim: Comitê Paralímpico Brasileiro, International Paralympic Games (Comitê Paralímpico Internacional), note que o nome em inglês, língua oficial, não possui o ó entre para e lympic. Por último, saliento que as palavras derivadas de paralimpíada ou compostas com ela obedecerão o mesmo princípio ortográfico adotado.

A língua é viva, se moderniza constantemente e não precisa esperar muito tempo para se modificar como se fosse uma regra fixa aguardar um lapso amplo. As mudanças podem surgir para já, para o agora, o imediato da necessidade dos falantes.

Prof. Adriano
 

Jornalismo com ética e solidariedade.