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A NEGOCIAÇÃO
Com uma direção bem
conduzida, ao estilo de um thriller,
o escritor e cineasta Nicholas Jarecki
defende a ideia, em A Negociação
(Arbitrage), de que os poderosos –
principalmente os que lidam no
desregrado mercado financeiro – se saem
sempre bem dos imbróglios que eles
próprios aprontam, na vida particular ou
nos negócios.
Autor também
do brilhante roteiro, Jarecki (The
Outsider) – irmão de dois
documentaristas, Eugene e Andrew
Jarecki - não tem como evitar a
conotação política que assume a sua
parábola em relação ao que vem
acontecendo em seu país depois da bolha
imobiliária de 2008.
De fato, os
articuladores da crise hipotecária dos
bancos - como mostra o pertinente
documentário Trabalho Interno (Inside
Job), de Charles Ferguson, premiado
com o Oscar - acabaram por ser
aquinhoados com altos cargos da
administração financeira, no atual
governo democrata, e evitaram assim que
fosse feita uma regulamentação, como era
necessária, do sistema bancário.
Realizado
pela mesma metodologia do thriller
da década de setenta - como
Serpico, de Sidney Lumet, - o filme
de Jarecki, embora tenha voo próprio,
narra a história de um magnata de Wall
Street, Robert Miller (Richard Gere),
capa da revista Fortune, que,
como muitos atualmente, daqui e de lá,
ficou milionário vendendo títulos
fictícios sobre a exploração de uma mina
de minérios na Rússia.
Para vender a sua
falida empresa, na qual trabalham seus
filhos – Peter Miller (Austin Lysi) e
Brooke Miller (Brit Marling) –, ele não
se constrange em fazer,
comprometendo-os, uma série de
transferências fraudulentas, com a
anuência de um banco estatal, de
empréstimos contraídos, no valor de 412
milhões de dólares. Mas isso não é tudo.
Depois de
badalada entrevista concedida algures à
imprensa, Miller retorna, no seu avião
particular, com os assessores, a Nova
York, onde a família, reunida, o aguarda
para comemorar o seu aniversário. Ao
agradecer a homenagem, ele, enfático,
cita Mark Twain, quando afirma que a
velhice não importa para quem não se
importa com ela.
Em seguida, malgrado o
pedido da esposa Ellen (Susan Sarandon)
para que fique em casa com os filhos e
netos, Miller alega compromissos de
negócios e, azafamado, como um gigolô
de luxo, vai para a casa da amante
francesa Julie(Laetitia Casta ), dona de
uma galeria de artes. Aspirando pó, ela
se despedaça de angústia pela demora
dele em comer o bolo que lhe preparou.
Chorosa, muito chorosa, Julie lhe
exige que deixe a família.
Para distraí-la, Miller a
convida a dar um passeio, em sua
Mercedes, por lugares ermos e aprazíveis
da cidade, mas, cansado, dormita ao
volante, provocando uma espetacular
capotagem. Julie morre. Ele, ferido na
cabeça e nas costas, foge do carro, em
chamas, para evitar comprometer a sua
imagem com o acidente. Entram então na
história duas curiosas figuras que vão
ficar na cola do poderoso Miller: um
motorista de táxi do Harlem, Jimmy (Nate
Parker), e um detetive Michael Bryer
(Tim Roth).
O estreante diretor tem
uma linguagem clara, simples, sem
simbologia pré-fabricada, no ritmo e na
cadência do suspense. E trabalha com uma
ambientação de Carrie Stewart muito
apropriada ao desenvolvimento do
argumento. Além disso, conta com
interpretações primorosas de um elenco a
todo o tempo ajustado à sua concepção
da mise-en-scène do drama.
Nesse sentido, vale
ressaltar que Richard Gere, como Robert
Miller, tem representação discreta, mas
eficiente. Susan Sarandon, como Ellen
Miller, embora mal servida
(intencionalmente?) pelo figurinista,
aparece em bons momentos de atuação. Tim
Roth personifica bem o detetive,
Michael Bryer, que transita pelos
meandros da vida de Miller à procura de
provas que possam incriminá-lo. E Nate
Parker, no papel de Jimmy, oferece
justas evidências de seu promissor
talento. Note-se ainda a presença de
Graydon Carter, editor da revista
Vanity Fair, que fez questão de
encarnar James Mayfield, o comprador da
empresa de Miller.
REYNALDO DOMINGOS
FERREIRA
ROTEIRO, Brasilia,
Revista
www.theresacatharinacampos.com
www.arteculturanews.com
www.noticiasculturais.com
FICHA TECNICA
A NEGOCIAÇÃO
ARBITRAGE
EUA – 2012
Duração -107 minutos
Direção – Nicholas
Jarecki
Roteiro – Nicholas
Jarecki
Produção – Laura
Bickford, Justin Nappi, Robert Salerno e
Kevin Turen
Fotografia – Yorick Le
Saux
Trilha Sonora –Cliff
Martinez
Edição – Douglas Crise
Elenco – Richard Gere
(Robert Miller), Susan Sarandon (Ellen
Miller), Tim Roth (Michael Bryer), Brit
Marling (Brooke Miller), Laetitia Casta
(Julie), Nate Parker (Jimmy), Graydon
Carter (James Mayfield), Austin Lysi
(Peter Miller). |
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