Theresa Catharina de Góes Campos

  O RECONHECIMENTO DAS BÊNÇÃOS DIVINAS EM NOSSO COTIDIANO - Artemis Coelho e Theresa Catharina
 
De: artemis coelho
Data: 25 de novembro de 2012 15:46
 
Minha querida Theresa, saiba que sua lembrança e seu carinho me deram muita alegria. Alegria imediata por seu gesto carinhoso, mas também, e sobretudo, aquela alegria de reconhecer o cuidado de Deus; as bençãos Dele através das pessoas que Ele coloca em nossas vidas, nos fazendo pensar no Seu zelo e nessa escolha amorosa que fornece o combustível para nossas almas, nossas carências e necessidades. Sinto-me grata por você, e por outras pessoas tão especiais terem sido amorosamente 'costuradas' em minha vida. Se pensássemos sempre com mais delicadeza sobre esse privilégio que é a Graça de Deus no nosso viver (coisa que você tão bem nos lembrou em sua linda poesia sobre o cotidiano) sofreríamos e faríamos sofrer bem menos do que acontece. Reforço meu pensamento com a experiência que você teve ao sair ontem do cinema. Que coisa linda! Saiba que me identifiquei profundamente com sua emoção, sobretudo quando li:
 
 " Voltei caminhando pela av. Paulista, cheguei à rua Augusta e, depois, ao hotel, na rua Luís Coelho, tão emocionada que mal via a multidão ao meu redor. Cuidava unicamente de andar com segurança, olhando o chão, o trânsito, atravessando as faixas..."  *
 
Pura poesia, minha querida; ouso até dizer que é a verdadeira poesia, posto que é o próprio viver da emoção, enquanto acontece, do sentir mais profundo do mistério do amor de Deus que nos inunda e nos irmana numa única existência, que é a do amor. Você teve o privilégio de VER com os olhos da alma e registrar, como fotógrafo atento, com seu coração. Me emocionei. Estive lá com você.
 
Que o Senhor prossiga nos lapidando e nos fazendo aprendizes de Seu precioso olhar.
 
Um abraço terno, carinhoso e sobretudo grato,
 
Artemis

 
* Transcrição do referido texto de Theresa Catharina de Góes Campos:
 
 Quero lhe contar que, na sexta-feira, dia 23, ao terminar de assistir, após as 23h30min., ao meu segundo filme do dia, em dois locais diferentes, antes de sair do Conjunto Nacional, porque me encontrava em um dos Cines Livraria Cultura, me vi ante uma cena linda e absolutamente comovente por sua originalidade.
A equipe do lixo, gente humilde e carente, que atende a esse enorme complexo comercial e sempre admiráveis esculturas natalinas com material reciclado, ergueu um cenário completo, com todos os personagens e animais (pastores e reis magos, inclusive) , além de outros, à volta do Menino Jesus , Maria e José. Com o Conjunto Nacional fechado, mas saindo o público dos cinemas, ao redor desse cenário sagrado, algo insólito:todos os bombeiros do enorme edifício (seis profissionais uniformizados) fotografavam e filmavam, encantados!
Quando ali eu me detive , fazendo questão de lhes dar felicitações pelo bom gosto de registrarem algo tão belo, um deles me falou (como se eu já não soubesse ...) - "e fizeram tudo isso com o lixo recolhido aqui, que reciclam na garagem do prédio!".
Voltei caminhando pela av. Paulista, cheguei à rua Augusta e, depois, ao hotel, na rua Luís Coelho, tão emocionada que mal via a multidão ao meu redor. Cuidava unicamente de andar com segurança, olhando o chão, o trânsito, atravessando as faixas...
 
Theresa Catharina de Góes Campos
São Paulo - SP, 23 de novembro de 2012
 

Jornalismo com ética e solidariedade.