Theresa Catharina de Góes Campos

  Música na Infância dá Ouvido Mais Apurado Para o Resto da Vida

MUSICALIZAÇÃO, SOBRE CORPO E A MENTE HUMANAS — 1 DE OUTUBRO DE 2012 6:50 PM
por: Stephanie D’Ornelas

Música na Infância dá Ouvido Mais Apurado Para o Resto da Vida

MUSICALIZAÇÃO, SOBRE CORPO E A MENTE HUMANAS — 1 DE OUTUBRO DE 2012 6:50 PM
por: Stephanie D’Ornelas

Muitos dos hobbies que temos quando crianças não dão frutos se a gente os abandona depois de alguns anos. Mas esse parece não ser o caso da música. Pesquisadores da Universidade do Noroeste, em Chicago (Illinois, EUA), apontam que adultos com uma infância regada a notas musicais apresentam audição mais apurada e aprendizado mais fácil.

A razão para isso, conforme explicam os cientistas, é meramente física. Crianças que tiveram treinamento musical tendem a adquirir grande habilidade em identificar a frequência fundamental nos sinais sonoros.

Ouvidos sensíveis

A frequência fundamental é a mais baixa das frequências possíveis em uma onda sonora: 110 Hz e nem um comprimento de onda completo. Quando somos educados com música desde cedo, o cérebro aprende a diferenciar, mesmo que inconscientemente, todos os comprimentos de onda da série harmônica.

A grosso modo, quanto menor a frequência da onda sonora, maior a necessidade de treino que o sistema auditivo precisa ter para captar. O cume desta evolução auditiva, portanto, é a frequência fundamental.

O que os pesquisadores americanos descobriram foi justamente isso: uma familiaridade infantil “afina” natural e permanentemente o ouvido da pessoa.

Quanto mais treino, melhor

Os cientistas de Chicago convocaram 45 jovens adultos e os separaram em três grupos. Aqueles que jamais tiveram qualquer instrução musical na infância, os que tiveram de um a cinco anos de prática, e os que passaram de seis a onze anos estudando música quando crianças.

A “prática na infância” não significa que os bebês já saíram do berço ensaiando um instrumento: a média de idade para o começo da vivência musical, entre os 45 participantes da pesquisa, foi de nove anos de idade.

Os voluntários foram colocados em uma espécie de estúdio, onde eram estimulados a dar resposta a determinados sons. Conforme as emissões sonoras foram ficando mais complexas e difíceis de identificar, os grupos com treinamento musical se mostraram mais rápidos e afiados para dar a resposta.

E quais são as vantagens de se ter uma audição apurada? Bem, em primeiro lugar, nunca se pode descartar a habilidade de ter um sentido superdesenvolvido: com uma audição apurada, por exemplo, uma pessoa pode ouvir sons que passaram despercebidos pela maioria, em determinada situação.

Isso sem falar que nunca é tarde para retomar a prática de um instrumento musical. Aqueles com habilidade já adquirida terão muito mais facilidade para retomar a prática em qualquer ponto da vida. [Live Science/US News/Evanston Now]
 


https://musicadvisor.com/top-benefits-taking-music-lessons-young-adults/

----------

From: Stephanie Su
Date: 2018-03-29 10:08 GMT-03:00
Subject: Hello from Musicadvisor
To: Theresa

Hey Theresa!

Long-time fan of your site! I was poking around and stumbled across this article: http://www.theresacatharinacampos.com/comp5144.htm. Great stuff!

I noticed you linked to one of my all time favorite resources: https://www.livescience.com/22596-kids-music-lessons-brain.html

I love that one, too! In fact, I created something similar on my site: https://musicadvisor.com/top-benefits-taking-music-lessons-young-adults/

I was wondering… would you consider adding my link to your page as well?

Either way, thanks so much for your hard work!

Cheers,
Stephanie
-------------

From: Theresa Catharina de Goes Campos
Date: 2018-03-29 10:36 GMT-03:00
Subject: Thank you for your nice letter. From this Sunday on, your link will be on my sites. Fwd: Hello from Musicadvisor
To: Stephanie Su

Dear Stephanie Su:
Thank you for your nice letter, as well as your kind words of encouragement to my work as a journalist, editor and writer.
From this Sunday on, it will be my pleasure to add your site link to my pages.

Wishing you all the best,
Theresa Catharina


From: Stephanie Su
Date: 2018-04-07

Hi Theresa,

Thank you so much for your positive response. I hope you find my article interesting and very informative. Anyway keep up the awesome work and more power to your site.

Sincerely,
Stephanie
 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.