Theresa Catharina de Góes Campos

  HOMENAGEM A UMA VIDA SOLIDÁRIA: Bicentenário de Ozanam - Faustino Vicente

BICENTENÁRIO DE OZANAM

Faustino Vicente

Abertas as cortinas de 2013 - Vicentinos e Vicentinas –, se transformaram em protagonistas de um fato mundialmente singular, ou seja, a comemoração do Bicentenário do nascimento do Beato Antonio Frederico Ozanam (1813-1853) que, aos 20 anos de idade, fundou (Paris) a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), há 180 anos.

A busca da santificação pessoal e como colocar em prática o amor ao próximo (Mateus 22: 35-40), motivaram Ozanam e seus companheiros Paul Lamache (23), Félix Clavé (22), Auguste Le Taillander (22), Jules Davaux (20), François Lallier, Adolph Bordon e Emmanuel Bailly (42) a fundar essa Rede de Caridade.

Somente uma organização que tem, solidamente, definida a sua missão, visão, valores e normas de procedimentos consegue sobreviver com eficácia, a tantas mudanças sociais, científicas, econômicas, tecnológicas e culturais.

Quantas empresas, muitas administradas por verdadeiros gênios em gestão organizacional, existem no Brasil e no mundo com a mesma longevidade da SSVP?

A SSVP tem ações espalhadas por 143 países, com aproximadamente 51.000 Conferências Vicentinas (grupos de voluntários), 700.000 membros efetivos e 1.500.000 colaboradores nos 05 Continentes.

São Vicente de Paulo (1581-1660) foi adotado como patrono, pela sua incondicional dedicação aos pobres.

Hospitais, creches, casas de repouso para idosos, dispensários para distribuição de alimentos e vestuários, centros de formação espiritual, reuniões e visitas domiciliares (semanais) aos seus assistidos e gestão das mais diversas obras sociais, são algumas das obras vicentinas.

Em Jundiaí há 116 anos, os vicentinos foram reconhecidos pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), como os pioneiros na implementação de projetos sociais que tem como objetivo a promoção integral do Ser Humano.

Em atenção ao nosso pedido, o Exmo. Vereador Leandro Palmarini indicou, e a Câmara Municipal de Jundiaí concedeu no ano passado, o Diploma de Reconhecimento à SSVP, pelos relevantes serviços comunitários prestados a nossa população carente.

A entrega solene ocorreu em nosso centenário Teatro Polytheama, com a presença de mais de mais de mil pessoas, autoridades e representantes de todos os segmentos de nossa sociedade.

Como vicentino, e Diretor (sem remuneração) do Hospital São Vicente de Paulo, tivemos a felicidade de participar de um dos mais significativos eventos do Terceiro Setor de nossa cidade. Nascia, no dia 02 de outubro de 1967, a primeira Conferência Feminina jundiaiense, que recebeu o nome de Santa Isabel, Rainha da Hungria. Hoje, são centenas de mulheres que atuam brilhantemente junto aos assistidos.

A contribuição da mulher, no cotidiano das diversas atividades vicentinas, representou um gigantesco salto de qualidade no atendimento, pois determinadas situações que se referiam a individualidade da mulher assistida, não tinham como ser abordadas pelos confrades.

Na busca contínua da formação cristã, no exercício da evangelização e na missão de levar aos seus assistidos princípios de cidadania, os vicentinos têm contado com o inestimável acolhimento da Igreja Católica.

Em comemoração ao Bicentenário do nascimento do Beato Frederico Ozanam – profeta do empreendedorismo social - uma série de eventos especiais será desenvolvida pelos quatro cantos do planeta.

Encerramos com a seguinte reflexão: não basta se indignar com as injustiças sociais – é preciso agir...para reduzirmos o profundo abismo existente entre a ilha de ricos e o oceano de pobres.

Faustino Vicente – Advogado, Professor e Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos - e-mail: faustino.vicente@uol.com.br – Jundiaí (Terra da Uva) – São Paulo – Brasil

Atividades Vicentinas:

1.) Medalha Beato Frederico Ozanam – SSVP de Jundiaí

2.) Diretor do Hospital São Vicente de Paulo (sem remuneração)

3.) Presidente do Conselho Central (Diocesano) de Jundiaí

4.) Primeiro Presidente do Cemitério Parque dos Ipês (Obra particular administrada pela SSVP)

5.) Envio, em 2012, de 74 sugestões para a comemoração do Bicentenário do nascimento do Beato Frederico Ozanam.

6.) Editor do Primeiro Informativo Vicentino de Jundiaí

7.) Presidente do Conselho Particular de Jundiaí

8.) Apresentador de Programa (Vicentino) Radiofônico.

9.) Coordenador do Conselho Central de Jundiaí

10.) Palestrante em eventos vicentinos

11.) Secretário da Conferência (célula mater da SSVP) São Camilo de Lellis.

12.) Presidente da Conferência São Camilo de Lellis

13.) Colunista de revista, jornais, informativos e sites vicentinos.
 
 

Jornalismo com ética e solidariedade.