Theresa Catharina de Góes Campos

  REALIZAÇÕES  DA  SOCIEDADE  DE  SÃO  VICENTE  DE  PAULO

A comemoração do Bicentenário de nascimento do Beato Antônio Frederico Ozanam, fundador da Sociedade São Vicente de Paulo – SSVP -

ressalta a importância dos 180 anos de fundação (Paris) da SSVP, de sua atuação em 148 países, com (aproximadamente) 700 mil membros, 51.000 Conferências Vicentinas (célula mater da SSVP), de seus 1.500.000 colaboradores e sobre os 115 anos de atuação em Jundiaí, como pioneiros em projetos de Responsabilidade Social.

O site www.ssvpglobal.org ( Conselho Geral Internacional – Paris) e   http://ssvpbrasil.org.br/  (Conselho Nacional do Brasil – RJ) nos permitem conhecermos os trabalhos de evangelização, apostolado e ações sociais da SSVP, nos 05 continentes.

Faustino Vicente – Advogado, Professor e Consultor de Empresas – Tel. (11) 4586.7426 e Cel. 9-7674.6983 – e-mail: faustino.vicente@uol.com.br – Jundiaí (Terra da Uva)

 
---------------
A busca pela Santificação Pessoal motivou Ozanam e seus companheiros a fundar a Sociedade de São Vicente de Paulo. Prestar serviços aos que estiverem em dificuldades e levá-los a Deus sempre que possível é uma missão que faz parte do dia a dia dos vicentinos. A maior preocupação de Ozanam era o aprimoramento espiritual de seus participantes, sendo os assistidos os providenciais meios que Deus nos deu para isso.
Frederico Ozanam deixa como exemplo que o vicentino deve insistir na promoção integral do assistido, orientando-o no plano material, mas muito mais no plano espiritual, para levá-lo a participaçao no Reino de Deus. Dessa forma, os vicentinos devem estar sempre buscando orientações e atualizando-se nas modernas maneiras de assistir os homens de nossos dias, em suas misérias.
Para que a caridade seja organizada, surgiram as Conferencias Vicentinas: grupos de pessoas, formadas, de no máximo, 15 (quinze) membros. É por meio de reuniões semanais que os voluntários planejam o atendimento as famílias necessitadas e dividem a equipe para a realizaçao de visitas aos assistidos. Uma forma de estar mais próximo dos pobres, e propor novas soluções para amenizar as desigualdades sociais.

Saiba mais sobre os princípios fundamentais da SSVP

 

Jornalismo com ética e solidariedade.