Theresa Catharina de Góes Campos

 

AGONIA E ÊXTASE

AGONIA E ÊXTASE (The Agony and the Ecstasy)

Gênero: Épico, Biográfico, Histórico, Drama.

Duração: 138 minutos

Lançamento: 1965

País: EUA

FICHA TÉCNICA

Direção: Carol Reed

Roteiro: Philip Dunne

Produção: Carol Reed

Edição: Samuel E. Beetley

Música Original: Alex North

Fotografia: Leon Shamroy

Direção de Arte: Jack Martin Smith

Figurino: Vittorio Nino Novarese

Maquiagem: Amato Garbini

Efeitos Sonoros: James Corcoran, Carlton W. Faulkner, Douglas O. Williams

Efeitos Especiais: L. B. Abbott, Emil Kosa Jr.

 

ELENCO

Charlton Heston….Michelangelo Buonarroti

Rex Harrison….Papa Júlio II

Diane Cilento….Condessa de Médici

Harry Andrews….Donato Bramante

Alberto Lupo….Duque de Urbino

Adolfo Celi….Cardeal João de Médici

John Stacy….Sangallo

Fausto Tozzi….Contramestre

Tomas Milian….Raphael

 

 

 

SINOPSE

Charlton Heston e Rex Harrison interpretam duas das personalidades mais marcantes da Renascença, neste drama histórico baseado no bestseller de Irving Stone, ambientado no início do Século XVI. Quando o Papa Júlio II (Harrison) encomenda a Michelangelo (Heston) a pintura do teto da Capela Sistina, o artista recusa, a princípio. Virtualmente forçado pelo Pontífice a fazer o trabalho, ele acaba por destruir sua obra e foge de Roma. Quando recomeça  a pintura, o projeto se torna uma batalha de vontades alimentada pelas diferenças artísticas e de temperamento que são o ponto central deste  filme. 

TEMA

Renascimento; Séc. XVI; Michelangelo;

PRÊMIOS

Prêmios David di Donatello, Itália

- Prêmio de Melhor Produção de um Filme Estrangeiro

Prêmios Globo de Ouro, EUA

-Prêmio de Melhor Roteiro

-Prêmio de Melhor Ator em um Drama (Rex Harrison)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

-Oscar de Melhor Fotografia

-Oscar de Melhor Direção de Arte

-Oscar de Melhor Figurino

-Oscar de Melhor Trilha Sonora

-Oscar de Melhores Efeitos Sonoros

 http://cinemahistoriaeducacao.wordpress.com/cinema-e-historia/idade-moderna/agonia-e-extase/
 

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Agonia e Êxtase (1965) é um filme clássico, extremamente bem feito, no qual figuram dois grandes e premiados atores, Charlton Heston ( que fez também o papel de Ben-Hur e de El-Cid) e Rex Harrison (o que representou o Professor Higgins, em My Fair Lady). Em Agonia e Êxtase, Heston fez o papel de Michelangelo, e Harrison, o do Papa Júlio II. O choque das fortes mentalidades dos dois homens é magnificamente bem interpretado no filme, com um cenário e um figurino de primeiríssimo nível.

Quanto aos cenários, ao figurino, à ambientação, é sem dúvida um filme grandioso, se bem que alguns pequenos anacronismos nele aparecem de permeio. Exemplo de anacronismo: pareceu-me um tanto deslocado o escândalo provocado por certas figuras nuas ou quase tanto na pintura da Capela Sistina, realçado no filme. Pelos costumes da época, a utilização de nus artísticos era então generalizadíssima e não poderia provocar o escândalo da forma apontada pelo filme.

Agonia e Êxtase retrata muito bem aquela fase de inegável decadência religiosa, na qual o elemento humano e pecador da Igreja Católica adquiriu um realce desmedido, fazendo sombra a seu elemento divino, espiritual e santo.

Como diria, séculos depois, o historiador Ludwig von Pastor, autor de uma monumental História dos Papas da Renascença, a Igreja Católica provou ser realmente de instituição divina, pois nem os Papas conseguiram destruí-la, por mais que tentassem...

Quem não toma em consideração esse duplo aspecto da Igreja Católica - de um lado sua natureza espiritual e divina, pura e santa, de outro seu elemento humano, cheio de misérias, defeitos e até crimes - muito facilmente perde a perspectiva adequada para julgá-la na História.

Na Idade Média, entendia-se a arte como a expressão da beleza, e o belo se definia como o esplendor do bem, ou da bondade (splendor bonitatis). Tudo isso, numa ótica teocêntrica, em que o homem se postava numa posição secundária. Deus era o sumo Bem e a suma Beleza. Todas as formas de representação de belezas artísticas se ordenavam a Deus. Nesse contexto, o belo era um fim em si, pois remetia diretamente a Deus, que era a suma Beleza.

Como o elemento humano era deixado em segundo plano na Idade Média, muitas obras-primas eram anônimas. Das catedrais, por exemplo, quase nunca se sabe o nome dos projetistas e construtores. Tudo era feito dentro de um espírito religioso, muitas vezes até mesmo como penitência por crimes e pecados, tudo se fazia de modo a centrar o foco das atenções em Deus.

Já com a Renascença, deu-se uma verdadeira reviravolta nessa ordenação medieval. Entrou em cena o antropocentrismo. O Homem, e não mais Deus, passou a ser o centro das atenções. Do ponto de vista formal, não se chegou imediatamente ao ateísmo; mas, na ordem concreta dos fatos, Deus foi cada vez mais se tornando elemento secundário. O Homem era o centro de tudo.

A gigantesca reviravolta assim constituída na passagem da Idade Média para a Renascença foi muito bem expressa pelo filósofo francês Etienne Gilson: “A diferença entre o Renascimento e a Idade Média não foi uma diferença produzida por adição, mas por subtração. O Renascimento, tal qual nos foi descrito, não foi a Idade Média mais o homem, mas a Idade Média menos Deus, e o que houve aí de trágico, foi que, ao perder Deus, o Renascimento perdeu o próprio homem.” Essa observação lapidar de Gilson foi transcrita numa das questões do exame do ENAD, de História, em 2005.

Dentro do contexto dos novos tempos, os critérios estéticos tiveram importância fundamental. Houve todo um retorno a padrões estéticos da Antiguidade. E sempre com o Homem no centro das coisas. E aí duas figuras tomaram uma importância também nova: em primeiro lugar, o artista, que passava a ser o autor reconhecido da sua obra, que não mais se contentava com o anonimato humilde dos artistas medievais; e em segundo lugar, o mecenas, que financiava o artista e em homenagem ao qual, pelo menos em princípio, era feita a obra. Era sempre o homem que estava em foco, seja como autor, seja como finalidade.

O filme mostra muito bem essa dicotomia, entre o artista Michelângelo e o mecenas Júlio II, que queria decorar a capela Sistina para, assim, perpetuar seu nome e o de um papa anterior, seu parente. Um precisava do outro, um não podia viver sem o outro. Mas ambos em perpétuo conflito, com seus egos poderosos sempre se chocando.

Postas as coisas como estavam, naquele contexto, o mecenato era uma instituição inevitável. O mecenato também teve, por parte da Igreja, certo caráter pastoral e apostólico. Entendia-se que, por meio da beleza e da arte, era possível tocar os corações e, assim, aproximá-los de Deus. O empenho de colocar a estética a serviço da fé seria, pouco mais tarde, uma das características do estilo barroco, gerado pela Contra-Reforma.

No filme Agonia e Êxtase, porém, no meu modo de entender essa ideia apostólica está quase inteiramente ausente, ficando mais focado o lado antropocêntrico do problema: o conflito dos dois egos, o de Michelângelo - desejoso de realizar plenamente sua concepção estética e, assim, imortalizar-se como artista - e o de Júlio II, desejoso de engrandecer sua família e, assim, a si mesmo. 

ARMANDO ALEXANDRE DOS SANTOS   -    é historiador e jornalista, ex-diretor da Revista da Academia Piracicabana de Letras

 

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