Theresa Catharina de Góes Campos

 
A TV IMPOPULAR

Apesar de todo o seu prestigio e potencialidade, a TV Educativa ainda não se firmou como uma das mais populares modalidades de televisão. Os índices de audiência revelam, até certo ponto, um grande desinteresse por parte do público, já que ainda não se descobriu como fazer, realmente, uma TV Educativa. As fórmulas para salvá-la são muitas. Falta descobrir qual a melhor proposta.

Os funcionários das emissoras de televisão dos Estados Unidos calculam que pelo menos seiscentos milhões de pessoas assistiram ao lançamento da Apolo-14, sendo 216 milhões na Europa Ocidental, 103 milhões na Europa Oriental e 55 milhões em todo o território norte-americano. O fato de uma imagem ser transmitida da Lua para a Terra, e partilhada, igualmente, por um público tão numeroso, exige uma reflexão. Lembremos as palavras de Pereira Lima, quando formulou a Lei da População: “Uma verdade pensada por dez mil homens não é sempre a mesma quando pensada por um milhão.”

Testemunha dos marcos históricos de nossa era, a televisão assinala, com a sua popularidade, a geração atual. Existe, porém, uma TV impopular. Qual será? A TV impopular será aquela que pratica a agressão pela imagem?

“...as emissoras exibem o crime em suas formas mais brutais. Um clima de ansiedade difunde-se entre as crianças de todas as idades. A televisão deixa de ser um simples veículo, passando a transmitir um termo de realidade a cenas puramente fantasiosas: abismos marinhos onde habitam peixes fantásticos, grutas de horrores cheias de esqueletos vivos e soturnas corujas, animais pré-históricos devorando meninos louros. Esta carga de situações penosas,constrangedoras, traumatiza e acovarda três milhões de crianças”. (Mário-Lúcio Franklin – Jornal do Brasil – 13/2/1971.) Mas não é esta a TV impopular.

A TV POPULAR

Enquanto as fábricas lançam no mercado modelos cada dia mais aperfeiçoados de equipamentos de TV, populariza-se uma forma de comunicação que transforma os telespectadores em autômatos, sem capacidade de refletir ou reagir, em robôs, pois abdicam de sua criatividade e aceitam quaisquer tipos de mensagens, sem exercer crítica ou seleção. O homem, criador da máquina, está exigindo muito pouco de sua criação, e ela passa a dominá-lo insensivelmente, pela mediocridade em doses diárias. Os programas de violências, de tão repetidos, terminam por criar usos e costumes, embotando a nossa sensibilidade. A morte de um ser humano, que seria motivo para sentimentos de tristeza e revolta, desperta somente indiferenças. DIVERTE. A televisão está sendo injustiçada. Não está cumprindo integralmente a missão para a qual está soberbamente dotada. Apesar de ser popular.

TV EDUCATIVA

Mas existe uma TV que, apesar de toda a sua potencialidade e todo o seu prestígio, é impopular: a TV educativa. De que serve uma TV Educativa sem público? De que adianta um plano de educação para a televisão, se a audiência é reduzida, muito aquém de sua capacidade? Não se trata de estarmos defendendo, aqui, a quantidade em detrimento da qualidade. Precisamos, porém, entender que a televisão é um meio de comunicação individual, como a leitura. Se quisermos advogar uma TV de minoria, estaremos desperdiçando a enorme potencialidade de comunicação da televisão. É esta a razão pela qual nos propomos a combater a TV impopular. Caracterizada pelo aspecto da atualidade e pelo que a imagem tem de verdade e documento, a televisão é um instrumento incomparável de educação, e a expressão TV Educativa deveria ser um pleonasmo. Contudo, temendo a indiferença do público, o Canal 2, de São Paulo, preferiu um nome que não o relacionasse com programações insípidas – e a TV Cultura mostrou, com isso, que desejava ter uma audiência significativa. O problema principal, no Brasil, está no conceito mais difundido da TV Educativa, que parece associá-la exclusivamente a programas-aulas, à transmissão exclusiva de cursos e conferências. Tal concepção, embora falsa e parcial, tem sido a causa dos preconceitos do público, que prefere emissoras cujo único objetivo é diverti-lo, e motivo, também, do grande atraso em que ainda nos encontramos, se considerarmos a televisão como poderosos auxiliar cultural.

A LINGUAGEM TÉCNICA DECIDE O ÊXITO

O que torna uma estação educativa são os seus objetivos, e não os tipos de programa que apresenta aos telespectadores. Uma TV Educativa deve oferecer aos telespectadores uma programação de alto nível – técnico, profissional e cultural – a serviço do homem e da comunidade; programas variados, desde os noticiários, as conferências científicas, os filmes-documentários, aos espetáculos musicais, sem esquecer o teatrinho de fantoches, que tanto diverte a criançada. Considerando-se o profundo significado das comunicações, sua influência e a necessidade de empregá-las na construção de um mundo melhor, toda TV deveria ser educativa. Cabe aos técnicos, produtores e artistas proporcionarem ao público espetáculos atraentes, agradáveis, afastando a ideia de que um programa de bom nível intelectual tem que ser necessariamente “maçante”.

George Gordon afirmou: “... a televisão educativa, através dos seus meios, pode tornar-se tão importante para a educação como o foi a invenção dos tipos móveis para a produção de livros em massa”.

Para atingir seus objetivos, a TV dispõe de recursos fabulosos. O programa levado ao ar com a técnica própria de televisão, bem elaborado, bem apresentado, dotado de senso artístico e valor cultural, consegue atingir a finalidade a que se propõe, mesmo que seja apenas divertir. Colocando o telespectador numa posição privilegiada, dando-lhe o ângulo de visão próprio a uma pessoa que ocupasse uma cadeira de primeira fila, a televisão tem a responsabilidade de oferecer o melhor, como entretenimento e informação. Não é verdade que o telespectador rejeita um espetáculo de cunho sério; o que ele não aceita é um programa monótono, pouco atraente, mal ensaiado, quase improvisado. Apenas o conteúdo não determina a qualidade da programação, principalmente quando se trata de um veículo de comunicação visual. A forma decide o êxito ou o fracasso da transmissão da mensagem. A técnica enriquece a forma de apresentação da mensagem que se deseja transmitir à coletividade. As câmeras deverão ser utilizadas para enriquecer a linguagem plástica das tomadas.

Essas considerações nos apontam as razões pelas quais as emissoras educativas, no Brasil, são impopulares (com exceção da TV Cultura de São Paulo). Equipamentos modernos e verbas governamentais não fazem uma estação de TV realizar uma obra de educação. O segredo está nos comunicadores. Cada membro da equipe de uma emissora de televisão precisa dispor dos conhecimentos requeridos para uma boa execução de suas funções. O iluminador poderá dar a uma determinada cena um realce todo especial, se souber como utilizar os recursos de que dispõe. Por outro lado, o produtor que não conhece a mecânica do “corte” arrisca-se a escrever um roteiro que dificulte ou empobreça a seleção de imagens, ou então, simplesmente, não utiliza efeitos como a superposição, tela dividida, etc. O resultado final de qualquer programa de TV é fruto do trabalho de uma equipe. Esta, se não agir como um todo, se não coordenar os esforços e movimentos, verá sua ação desperdiçada. A TV Educativa tem sido impopular porque despreza o interesse do público, porque teima em utilizar apenas professores, e não, comunicadores de TV, porque repousa em seu conteúdo e não busca apresentar, também, um nível superior de comunicação, em termos de som e imagem, numa harmonia plástica que seja capaz de atrair e divertir, enquanto educa integralmente a pessoa humana.

A TV E O DESENVOLVIMENTO

Esqueçamos, porém, as diferenças de popularidade, e vejamos outro ponto que devemos destacar para uma reflexão de consequências socioeconômicas: trata-se da influência da TV no desenvolvimento dos países. Com o progresso dos meios de comunicação, as nações subdesenvolvidas entram em contato com o “modus vivendi” superior dos povos desenvolvidos. Essa visão de uma realidade superior provoca um impacto criador de desejos individuais e coletivos, que podem levar a uma mentalidade desenvolvimentista. Se bem orientada pelas autoridades, provocará mudanças positivas, cujo resultado será a elevação do nível de vida no país. Em caso de exploração do contraste existente, surgindo uma revolução drástica e desordenada, poderemos culpar, de certo modo, a revelação face a face de realidades contrastantes efetuada pelas comunicações e, de modo especial, pela televisão.

A TV COMO DOCUMENTO

A invenção do vídeo-tape, documentário em som e imagem, abriu perspectivas de valor para a documentação em todos os campos, não apenas como registro audiovisual de acontecimentos, mas também como possibilidade de uma interpretação histórica inexata poder ser ulteriormente corrigida. O vídeo-tape, auxiliar dos historiadores, significa muito mais que uma descrição do fato – é o documento vivo, porque mostra a imagem em sua verdade material, com frequência complementada pelo registro sonoro.

IDEIA PIONEIRA

De acordo com a nossa orientação, de usar a TV como instrumento de Educação, lançamos aqui uma ideia pioneira, que coloca os meios de comunicação de massa em condições de auxiliar os pais e orientadores educacionais em sua missão. Recomendamos a criação de teleclubes, que serão, ao mesmo tempo, cineclube e clubes de televisão. Nesses teleclubes, os educadores comentarão filmes e programas de TV, os mais diversos, destacando os aspectos positivos e mostrando as razões pelas quais determinadas atitudes podem ser consideradas negativas. Ao expressar a sua opinião sobre um filme ou a sua reação ante uma produção de TV, o adolescente expressará igualmente a sua personalidade, os desejos de seu coração, suas mágoas, seus conceitos – o que dará valiosos instrumentos ao educador para iniciar a sua tarefa. A ideia dos teleclubes não implica em grandes despesas, pois está baseada na popularidade da TV. Não há necessidade de se alugar filmes para projeções particulares. Nas reuniões, serão discutidas as produções em exibição na cidade, ou as mais comentadas em jornais e revistas, além da programação dos canais de televisão. Não nos esqueçamos de que todo homem nasce para se realizar como ser humano. Quando isso não ocorre, a razão encontra-se na falha da educação.

A COMUNICAÇÃO PELO MONITOR

Para encerrar este artigo, queremos salientar a responsabilidade dos monitores de telepostos. O êxito da transmissão de uma aula depende sobremaneira do grau de comunicação do monitor com o grupo de adultos. Princípios de relações humanas e dinâmica de grupo estão entre as técnicas que deveriam ser exigidas. O problema não reside em encontrar um indivíduo para preencher a função de monitor. Os diretores de telepostos precisam incluir entre as suas metas de trabalho: formação e treinamento básico do monitor, métodos para controlar o seu rendimento e desenvolvê-lo concomitantemente ao desenvolvimento das aulas. O bom monitor precisa estar integrado na TV educativa. A heterogeneidade do grupo muitas vezes prejudica o aproveitamento do material transmitido, dificuldades que o monitor precisa vencer, ao mesmo tempo que seleciona os pontos-chaves da aula, faz a adaptação local do tema (quando for o caso), explica, interpreta e complementa a mensagem transmitida, usando comparações, analogias e contraposições, empregando material audiovisual correlato. Como resultado da boa comunicação, dar-se-á a compreensão integral da mensagem: a aula abrirá muitos caminhos para o grupo que acreditou na TV como instrumento de educação.

Theresa Catharina de Góes Campos
In: Educação
Brasília - DF, MEC, 1971
 
 

Jornalismo com ética e solidariedade.