Theresa Catharina de Góes Campos

 
FLASHBACK MEMORIES

Documentário/ Japão/ 72 min/ 2013 Direção: Tetsuaki Matsue Elenco: Goma, Tsuji Kosuke, Tajika Kenta

SINOPSE
Em 26 de novembro de 2009, o tocador de didgeridoo Goma se envolveu em uma batida na rodovia metropolitana de Tóquio. A perda parcial de memória resultante e a dificuldade em lembrar-se de coisas novas foram depois diagnosticadas como sintomas de trauma cranioencefálico leve. Enquanto acompanhamos a reabilitação e a recuperação gradual de Goma com o auxílio do seu diário e o da sua esposa Sumie, o filme utiliza-se de animação para recriar os seus flashbacks – imagens incongruentes que aparecem subitamente em sua mente. Este filme convida o espectador a sentir a vida de Goma através de filmagens do passado, flashbacks, e de uma apresentação ao vivo na casa de shows Shibuya. Prêmios: Prêmio do Público - 25º Festival Internacional de Cinema de Tóquio; Prêmio NETPAC - 14º Festival Internacional de Cinema de Jeonju

CRÉDITOS
Roteiro: Matsue Tetsuaki Produtora: Space Shower Networks Inc. Produtor: Junji Takane Fotografia: Tomonori Watanabe

DIREÇÃO
TETSUAKI MATSUE - Diretor de documentários nascido em Tóquio, em 1977. Ele dirigiu Annyong Kimchi em 1999 como seu trabalho de conclusão de curso no Instituto Japonês de Imagens em Movimento. Com esse filme, marcou presença em festivais de cinema do mundo todo, recebendo os prêmios “Novos Asiáticos da Atualidade” (New Asian Currents Award) do Festival Internacional Yamagata de Documentários, Destaque Especial NETPAC, da Agência de Assuntos Culturais em 2000, entre outros. Seu documentário de 2007, The Virgin Wildsides, se propagou inclusive para fora dos círculos cinéfilos, e a ele se seguiu outro grande sucesso em 2009: Annyong Yumika, que ganhou um prêmio Mainichi. Seu filme de 2010, Live Tape, foi premiado na categoria “Olhos Japoneses” (Japanese Eyes) no Festival Internacional de Cinema de Tóquio, e foi exibido em festivais de cinema ao redor do mundo. Seus mais recentes trabalhos, ambos lançados em 2011, são Tokyo Drifter, filmado em Tóquio uma noite após o grande terremoto e Flashback Memories, um documentário 3D sobre Goma, um artista do didgeridoo. Ele atualmente lança DVDs através de sua própria distribuidora e é considerado um dos principais diretores do cinema independente japonês. Ele também é um crítico de cinema em revistas e na televisão e já publicou seis livros.

FILMOGRAFIA
Annyong Kimchi (1999); The Virgin Wildsides (2007); Annyong Yumika (2009); Live Tape (2010); Tokyo Drifter (2011); Flashback Memories.
 
 

Jornalismo com ética e solidariedade.