|
|
|
|
Disciplina de Curso Universitário: INTRODUÇÃO À
TELEVISÃO
PROGRAMA DA PROFESSORA: Theresa Catharina de
Góes Campos
EMENTA DA DISCIPLINA:
Transmitir aos estudantes os princípios
fundamentais - técnicos, artísticos e
sociológicos - da comunicação pela TV, de modo
que fiquem habilitados, como profissionais de
áreas diversas e membros da sociedade, a bem
utilizar este meio poderoso da comunicação de
massa.
PROGRAMA:
I - A TV tem nos tornou mais humanos? A TV a
serviço da comunidade. Quando a TV prejudica o
telespectador infantil. A TV e a delinquência. A
TV e a desagregação social e familiar. A TV em
doses excessivas. A TV e a visão do sexo. A
verdade na TV. Os debates de John Kennedy e
Richard Nixon, na TV norte-americana. Como o
público pode influir numa programação de TV.
Cada povo tem a TV que merece.
II - A TV e a Técnica. Tipos de estações,
circuitos e transmissões. Preparação da equipe
de uma estação de TV. O filme e o vídeo-tape. A
terminologia internacional da TV. O tempo e os
sinais na TV. O cinema, o teatro e a dança na
TV.
III - 0 DIRETOR DE TV, OS CÂMERAS E AS LENTES.
Como atuam e influenciam. O "corte" bem feito.
Como ser um bom Diretor de TV. Como ser um bom
câmera. Tipos e partes de uma lente; abertura do
diafragma; foco e profundidade.
IV - O PRODUTOR DE TV. Como atua e influencia.
Truques e efeitos especiais; espelhos e prismas;
preparação de materiais. A transmissão externa.
V - Roteiros para a TV. Como devem ser feitos.
Linguagem própria. Reunião com o "script".
Variações.
VI - A Sonoplastia. Como atua o operador de
áudio. Microfones. Operador de "Boom”.
Requisitos para uma boa sonoplastia. Efeitos
especiais.
VII - O Estúdio: cenários e iluminação. Efeitos
do estúdio. A ilusão do espaço e a perspectiva
artificial. Como aproveitar bem a área destinada
ao estúdio. Como solicitar cenários. Cenários e
efeitos especiais. Efeitos especiais de
iluminação. O Diretor de estúdio. O iluminador.
VIII - Os Noticiários na TV. A redação de um
telejornal. O "script". Os arquivos. A montagem.
Os filmes. Os “slides". Música. Entrevista.
Reportagem. Cinegrafistas. Apresentadores. Temas
e tratamentos. Problemas e soluções.
IX - OS COMERCIAIS NA TV. Sua importância e sua
técnica. Recursos. A psicologia do interesse
humano. A venda do tempo comercial. A influência
dos patrocinadores.
X- COMO SE APRESENTAR NA TV. Requisitos para os
profissionais. Como falar. Como se vestir, como
se maquilar. Requisitos para todos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
AGUIAR, Wilson – Introdução à TV - Habitat
Editora Ltda.-1967.
BERLO, David K. - O Processo da Comunicação -
Centro de Public. Técnicas da Aliança -1963.
CAMPOS, Theresa Catharina de Góes - A TV nos
tornou mais humanos? (Princípios da Comunicação
pela TV) - Recife, Edit. Imprensa Universitária,
da Universidade Federal de Pernambuco - 1970 -
Prefácio de Ariano Suassuna.
COMPARATO, Doc - Roteiro:ֲ Arte e Técnica de
Escrever para Cinema e Televisão -Rio de
Janeiro, Ed. Nórdica, 1983.
KONDRATOV, A. - Sons e Sinais na Linguagem
Universal - Trad. de Theresa Catharina de Góes
Campos - Coordenada Editora de Brasília, 1972.
MACLUHAN, M. -O Meio são as Mensagens - Rio de
Janeiro, Record, 1969.
Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem
- São Paulo, Cultrix.
MUELLER, R. - Comunicação de Massas e Poder de
Criação - Rio de Janeiro, Editora Lidador Ltda.
RODARI, Gianni - Gramática da Fantasia - Summus
Editorial, 1982.
DUNHAM, Franklin - Televisão Educativa-trad. de
Jarbas Maciel - Imprensa Universitária, Recife,
1965.
FLOHERTY, John J. - História da Televisão –
1957- Trad. de Berenice Xavier, Edit .Letras e
Artes, 1964.
GORDON, George N. - Televisão Educativa - trad.
de Jair Gramacho - Rio, Edições Bloch, 1967.
LEAL, Péricles - Iniciação à Televisão – Gráfica
Falangola Edit. Ltda. - 1964.
MARTlNEZ, Enrique Melon - Asi es la Televisión -
Ediciones Rialp, S.A.-1966.
McCANN ERICKSON Publicidade S.A. - Técnica e
Prática da Propaganda - Ed. Civilização
Brasileira, Rio de Janeiro, 1961.
NASSAR, Silvio Júlio Nassar - Mil Perguntas
sobre a Televisão. Rio de Janeiro.
Theresa Catharina de Góes Campos
Brasília - DF, fevereiro de 1984
|
|
|
|