Theresa Catharina de Góes Campos

   
Mostra de Cinema A Virada - 25 anos da Queda do Muro de Berlim
 
De: Reynaldo Ferreira 
Data: 3 de novembro de 2014 
Assunto: Fwd: Mostra de Cinema A Virada - 25 anos da Queda do Muro de Berlim

Repassando: uma mostra imperdível de filmes alemães, no Cine Brasília, que chega, sob medida, no momento exato, para acordar os brasileiros sobre os horrores da Alemanha dividida. E para também lembrá-los de que, há 25 anos, caiu o muro de Berlim e,  portanto, o comunismo (...) é coisa já superada, que nem vale a pena ser lembrada. Há, por sinal, entre os filmes a serem exibidos, com entrada gratuita, um, A Vida dos Outros, uma obra-prima, que aborda os métodos usados pela Stasi, a terrível policia de espionagem sobre a vida das pessoas de Berlim Oriental, nos moldes da qual já existe projeto para ser criada uma semelhante, no Brasil, a ser assessorada, possivelmente,por antigos membros da congênere alemã, que hoje estão sediados em Cuba. Não deixem de ver essa importante mostra de filmes alemães. Nós também precisamos, com urgência, de uma virada.
 
 
Queridos amigos da cultura alemã,
 
Para marcar os 25 anos da Queda do Muro de Berlim, a Embaixada da Alemanha e o Goethe-Zentrum Brasília, em parceria com o Cine Brasília, apresentam "A VIRADA - 25 Anos da Queda do Muro de Berlim". De 5 a 12 de novembro, o público brasiliense poderá assistir a 19 filmes que revelam a vida cotidiana da Alemanha Oriental e os emocionantes acontecimentos do dia 9 de novembro de 1989.

A mostra, que tem curadoria de Sérgio Moriconi, abrange temas e gêneros diversos, como documentários, animações, curtas, comédias e dramas, com produções de 1955 a 2014. 

Na abertura, será exibido um filme inédito no Brasil: o impressionante documentário "Trem para a Liberdade" (Zug in die Freiheit), que narra, intercalando cenas de filme e entrevistas de testemunhas oculares da história, a tensa viagem de trem dos 5.000 cidadãos da República Democrática Alemã (RDA), que se refugiaram na Embaixada da República Federal da Alemanha em Praga, rumo à Alemanha Ocidental em setembro de 1989.

Na programação, destaque para "A Vida dos Outros" (Das Leben der Anderen), premiado com o Oscar 2007 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Apesar de ser ficção, a obra traz informações precisas de como funcionava a máquina de espionagem da Stasi e relembra como a vida de uma pessoa pode mudar conforme ela conhece outras realidades. 

Enquanto os filmes "Alameda do Sol" (Sonnenallee) e "Adeus, Lênin!" (Good Bye, Lenin!) capturam com grande sensibilidade e senso de humor a perspicácia com a qual as pessoas lidavam com as adversidades da vida cotidiana na Alemanha Oriental e com as mudanças pós-queda do muro. "Céu sem Estrelas" (Himmel ohne Sterne), "Ventos do Oeste" (Westwind) e "O Caminho irracional" (Der irrationale Rest), bem como o filme indicado ao Oscar "Bárbara", contam trágicas histórias de amor e de tentativas de fuga.

"Da Queda do Muro à Reunificação" (Deutschlandspiel), "Igreja de São Nicolau" (Nikolaikirche) e "Depois da Revolução" (Nach der Revolution) se dedicam aos acontecimentos políticos da revolução pacífica e à reunificação alemã, cujo símbolo é a fusão das duas metades da cidade de Berlim.

As drásticas mudanças estruturais em Berlim na década de 1990 são apresentadas no documentário "Berlim Babilônia" (Berlin Babylon). Um registro histórico igualmente notável é "A Linha invisível" (The invisible frame) realizado pela diretora Cynthia Beatt e pela atriz vencedora do Oscar Tilda Swinton. O filme segue o rastro da evolução que a cidade de Berlim traçou entres os anos de 1988 e 2009.

Para complementar a mostra, será exibida no foyer do Cine Brasília uma exposição de fotos da Queda do Muro e da reunificação alemã com incríveis imagens que farão o público voltar no tempo. 

Serviço:

A VIRADA - 25 Anos da Queda do Muro de Berlim

Período: de 5 a 12 de novembro 2014

Local: Cine Brasília | EQS 106/107 | Asa Sul | Brasília-DF

Informações: 3108 7600

Entrada franca

Confira a programação completa aqui.
Cordiais saudações,

Embaixada da República Federal da Alemanha

SES-Avenida das Nações, Qd. 807., Lt. 25

70415-900 Brasília-DF

Tel.: (061) 3442 7000

 

Jornalismo com ética e solidariedade.