Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS CURSOS DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO

(Programa simplificado, elaborado para Disciplina de Curso Superior)

EMENTA:

O economista e o administrador deverão ser capazes de se comunicar bem, na forma oral e por escrito, expressando suas ideias com desenvoltura e habilidade, clareza, objetividade e segurança, tanto na comunicação formal como informal, em ocasiões especiais e nas rotineiras, lidando com indivíduos, grupos ou o público em geral, em português correto.

PROGRAMA:

- Técnicas e sugestões para uma boa redação e seu emprego em textos formais e informais: ofícios, memorandos, convites, cartas, avisos, comunicados.
- Aplicação das regras gramaticais em atividades escritas diversas, como: relatórios, comentários, apresentação de sugestões, elaboração de atas e temas para discussão.
- Leitura e análise (forma e conteúdo), visando ao aperfeiçoamento da interpretação de textos os mais diversos, tanto de livros como de periódicos (jornais, boletins informativos, revistas) e outros meios de comunicação de massa
- Uso da língua portuguesa para uma argumentação fundamentada em espírito crítico, conhecimentos gramaticais e domínio semântico.
- A semântica como instrumento de reflexão crítica e fundamento de uma expressão escrita e oral de nível universitário.
- Atividades de discussão em grupo, com elaboração prévia de esquemas referentes aos temas e seu desenvolvimento.
- Exercícios escritos, orais e no quadro de giz, visando ao enriquecimento vocabular e à criatividade individual na expressão oral e escrita, com simulação de situações administrativas as mais diversas.
- Técnicas de leitura. Distinguir idéia central e detalhes importantes, visando à elaboração de síntese: partindo do esquema de resumo científico.
- Como dialogar em diversos níveis, demonstrando habilidade na comunicação oral e escrita: formas de tratamento, escolha criteriosa de vocabulário para criticar e elogiar, propor alternativas, apresentar ideias.
- A comunicação escrita e oral em conclaves diversos: seminários, cursos, simpósios, debates, painéis, assembleias, comissões e congressos.
- O português como instrumento básico para a comunicação eficiente do economista e do administrador: situações rotineiras, específicas e muito especiais.
- Elaboração de títulos, subtítulos, parágrafos, índices e sumários.
- Revisão de textos, visando à identificação, ao reconhecimento e à correção de dificuldades gramaticais e da comunicação em geral.
- Técnicas e sugestões para a elaboração de perguntas, respostas, pareceres e argumentos.
- Elaboração e apresentação de discursos, saudações, palestras e depoimentos variados.
- Princípios e sugestões para uma boa entrevista: o que falar, como dizer, sobre o que silenciar, o vocabulário a ser empregado, formas de tratamento.
- Elaboração de exemplos ilustrativos, conceitos e definições.
- Técnicas e sugestões para a organização e clareza na apresentação de ideias e transmissão eficiente das informações.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Frequência e pontualidade (na entrada e na saída), interesse pela Disciplina estudada; cooperação com o professor e os colegas; atitude universitária (maturidade acadêmica); cumprimento do programa de atividades e exercícios solicitados: escritos, orais e no quadro de giz.

Theresa Catharina de Góes Campos
Brasília - DF, fevereiro de 1987
 

Jornalismo com ética e solidariedade.