Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
PENSAMENTOS: Realidades.


O vigor da juventude se manifesta quando adolescentes e jovens estão em dupla ou em grupo. Muitos, se mostram barulhentos e gritam, onde quer que se encontrem. No entanto, os atendentes jovens, quando solicitados a nos prestar serviços em seus postos de trabalho, falam conosco bem baixinho, mal nos olhando...Uma preguiça e tanto! Ou estariam esgotados, cansados, sem ânimo para nos atender com eficiência e atenção?
Theresa Catharina de Góes Campos
-----------

Há conhecidos nossos que, ao nos encontrarem eventualmente, apenas nos solicitam, apressados, as informações que desejam naquele momento.
O comportamento se repete, como prática habitual, imutável, parece formato único. As indagações poderiam ser gravadas... Serviriam para outros, em inúmeras ocasiões. Responder nos dá satisfação, contudo, registramos o fato de que nada têm, essas pessoas, a nos oferecer. Chegam até nós pedindo informações. Ao se despedirem, compreendemos que não conversaram conosco, não demonstraram qualquer gentileza, nada nos deixaram de útil. Lamentamos por elas também, porque toda oportunidade de encontro possibilitaria uma troca preciosa entre seres humanos. No entanto, tinham pressa...ou não havia interesse.
Theresa Catharina de Góes Campos
-----------

Tenho e sempre terei, se Deus quiser, espaço para os meus livros; para mim, são como filhos de uma natureza bem especial. Já estou preparada, há bastante tempo, para receber e abrigar todos eles, que passarão a ser distribuídos, pouco a pouco. Reservo seu lugar na minha residência, de onde partirão para outras mãos, cumprindo o seu destino, transmitindo as mensagens em que acredito, as experiências por mim vividas e preciso passar adiante. Eis a vocação do escritor e do jornalista - seus escritos não podem ficar presos, nem armazenados, nem restritos a depósitos, mas livres para comunicar... O mesmo vale para os artistas e suas obras.
Theresa Catharina de Góes Campos
-----------

Falar ou escrever "a gente" em excesso vem demonstrando esquecimento do uso do "nós", pronome da primeira pessoa do plural.
Temos um idioma rico, que oferece boas escolhas (vocábulos, sinônimos, expressões).
Não há, portanto, um motivo que justifique essa repetição desnecessária.
Theresa Catharina de Góes Campos
-----------

Em situações rotineiras, comprovamos a facilidade com que as pessoas mentem, nas afirmações e nos diálogos mais simples. Ora, conviver com mentiras cria dificuldades posteriores, às vezes incontroláveis, com possibilidade de gerar problemas desnecessários.
Theresa Catharina de Góes Campos
-----------

É preciso que as autoridades tomem medidas severas e retirem, com urgência, celulares e outros eletrônicos que estão sendo utilizados pelos condutores de veículos! Essa prática criminosa, uma desobediência grave às leis, provoca mortes e ferimentos graves, esgota leitos e recursos hospitalares (humanos e financeiros), danifica e destrói bens, traumatiza vítimas e suas famílias para sempre! Tolerância zero JÁ - para a irresponsabilidade assassina e suicida no trânsito (álcool e uso de eletrônicos pelos motoristas), verdadeira epidemia de ignorância !

Theresa Catharina de Góes Campos
-----------

Encontrar gente educada é uma alegria enorme, faz bem, dá qualidade à comunicação e às conversas, transforma qualquer ambiente...Parece chuva benfazeja, sol germinador em solo fértil.
Theresa Catharina de Góes Campos
-----------


Theresa Catharina de Góes Campos
Brasília - DF, 25 de outubro de 2015

De: Suzana Katzenstein
Data: 2 de novembro de 2015

Belos pensamentos! Suzana

 

Jornalismo com ética e solidariedade.