Theresa Catharina de Góes Campos

     

PENSAMENTOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE PROBLEMAS DIÁRIOS

Se não soubermos contemplar, com profunda admiração, as belezas e os mistérios da natureza que nos cerca, também não nos conscientizaremos para nos responsabilizarmos por sua proteção e assumirmos a tarefa dos seus cuidados.
Theresa Catharina de Góes Campos
------------

Para ler com gosto é necessário incorporar o hábito da leitura a nossa rotina de vida, como um prazeroso compromisso diário.
Theresa Catharina de Góes Campos
------------

Recursos financeiros não toleram descuido, nem irresponsabilidade. Se descuidamos deles, logo nos surpreendem com as devidas punições. Se não abrimos os olhos, ficamos sem eles.
Theresa Catharina de Góes Campos
------------

As instituições bancárias vão substituindo gente por equipamentos e máquinas, com a colaboração dos próprios seres humanos, de forma irracional, excluindo empregos, fechando postos de trabalho, ignorando as reais necessidades de seus clientes. Isso não é, nunca foi nem será progresso ou eficiência.
Ao mesmo tempo, deve ser difícil, até doloroso, trabalhar em um ambiente "profissional" onde se valoriza a máquina, e não, os seres humanos.
Theresa Catharina de Góes Campos
------------

Igreja é local sagrado. Para meditar, fazer preces com fervor. Ouvir a Deus. Escutar seu coração. Esqueça o celular, que ali não tem vez. Mostre respeito. Demonstre educação. Entre no clima espiritual, metafísico. Aceite esse mistério. Saiba ir além das suas limitações. Usar o celular no interior de templos, igrejas, capelas e santuários, torna-se um obstáculo, causa perturbação.
Theresa Catharina de Góes Campos
------------

A situação, no mundo e no Brasil, não está nada fácil. Entre outros direitos desrespeitados, o direito de ir e vir! A sociedade nos oferece condições piores. Muitos, como eu, preferem enfrentar os problemas na cidade onde moram, perto dos familiares, amigos e dos seus médicos. Pessoalmente, com a rotina de convivência diária que mantenho, assim como pelos livros, filmes e o uso da internet, viajo no espírito e na mente. Acomodei-me, porque gosto de me alegrar com o que me é possível.
Theresa Catharina de Góes Campos
------------

Para ter acesso aos sites de associações, sindicatos e periódicos, os membros e assinantes precisam utilizar uma senha que lhes é informada, entre muitas outras que são obrigados a anotar e memorizar para uso obrigatório.
Entretanto, que outros dados pessoais podem ter maior importância do que nome e CPF?!
Uma senha criada para mim por um sistema de informática me parece algo artificial, de valor mínimo (ou nenhum!) para identificar qualquer pessoa.
Tais absurdos, imposições externas irracionais, me deixam profundamente desgostosa.
Sobretudo, porque se aceita tais restrições sem discussão alguma, sem protesto verbal nem argumentação contrária.
Theresa Catharina de Góes Campos
------------

O trabalho do tradutor deve sempre respeitar o texto do autor, para que as palavras possam dizer a mensagem pretendida por quem a escreveu, e não, algo diferente. O formato original também não deve ser modificado, a não ser que isso tenha uma boa justificativa.
Na tradução, entre a técnica/o formato - e o significado, este é mais importante - para escolher, por esse princípio, a decisão quanto à escolha da palavra mais adequada, fiel ao pensamento manifestado pelo escritor em seu original.
Afinal, a fidelidade ao texto demonstra o profissionalismo do tradutor, que não escreveu o texto, portanto, não tem fundamento ético para modificar o pensamento nem a ideia ou o posicionamento do criador da obra. Quaisquer modificações precisariam ser ressaltadas, acompanhadas de explicações sobre como foi tomada a decisão do tradutor.
Theresa Catharina de Góes Campos
------------

Totalmente despreparadas estão as instituições bancárias para ter clientes com mais de sessenta anos. Dos bancos que se dizem "públicos", muito mais se deveria exigir, bem mais... não atender aos interesses dos clientes terminará por prejudicar os interesses da própria instituição bancária, ao demonstrar, por seu modus operandi que desconsidera o perfil e as características reais dos clientes - em seu contexto de idade e dificuldades pessoais específicas - ser ineficiente porque burocrática. Lamentável! De fato, até mudar de agência causa inúmeras complicações... Por quê?! Não vejo razão para isso!
Theresa Catharina de Góes Campos
------------

Nas histórias de guerra, em meio às muitas tragédias - entre as quais a violência, o desrespeito à vida e à dignidade do ser humano, as calúnias e traições motivadas por ambição, cobiça, inveja e preconceitos - ainda podemos encontrar razões para ter esperança. São os exemplos surpreendentes de ações inspiradas pelo amor, o altruísmo de sacrifícios (momentâneos e continuados) nos atos de solidariedade e resgate.
Theresa Catharina de Góes Campos
------------

A fé nunca nos abandona. Somos nós que descuidamos de nossas crenças. Até por uma questão de sobrevivência, precisamos ter fé. Quando ela nos é concedida, ao pressentirmos que se aproxima de nós, a ela nos agarremos!
Theresa Catharina de Góes Campos
------------

Nódoa comum à sociedade atual: o desinteresse em fazer ou manter relações de amizade. A visão para campo limitado enxerga apenas interesses pessoais imediatos.
A perspectiva é restrita - em moldura individual, que impede o aparecimento do próximo. Este, necessita de senhas, endereços eletrônicos para estabelecer contato. Um quadro verdadeiramente melancólico, desolador. Se um mergulho espiritual em nossa coração, uma viagem intimista não trouxer uma solução para esse grave problema existencial coletivo, talvez decidamos ir a outras galáxias para, em estrelas e planetas inexplorados, encontrarmos um novo, mais satisfatório modelo de viver.
Theresa Catharina de Góes Campos
------------


Theresa Catharina de Góes Campos
Brasília - DF, 30 de janeiro de 2016

De: teresa oliveira
Data: 31 de janeiro de 2016

Valiosas reflexões, Theresa!
Quem sabe seja o cansaço à exposição a tanta burocracia que leva à aceitação sem o mínimo de questionamento?
E /ou a coisificação das pessoas que são essencialmente “boas” pela eficiência e por resultados?
Sou como você: alegre e muito grata com o que me é possível ter e fazer.
Obrigada pelos textos: são ricos!
Beijo e abraço afetuoso.

Teresa Oliveira



De: Emerson Corona
Data: 1 de fevereiro de 2016

Cara amiga Theresa Catharina,
Gosto muito dos seus pensamentos.
Abraços de
Emerson


De: Joao Vianey de Farias
Data: 1 de fevereiro de 2016

Considerações muito interessantes e úteis, Theresa!
Impressiona-me sua versatilidade, atualidade, disponibilidade... Não é para qualquer um!
Que Deus a abençoe, continuamente e sempre lhe conduza no caminho do bem.
Um abraço fraterno,

João Vianey de Farias


De: Elizabeth Barros
Data: 1 de fevereiro de 2016 22:07

Tia, muito bons, todos os seus pensamentos, e importantes. Gostei de ler sobre o hábito da leitura e sobre a importância das Igrejas como locais sagrados, onde o celular não deve ser utilizado em hipótese nenhuma.

Um beijo da sobrinha, Elizabeth.

 

Jornalismo com ética e solidariedade.