CONSPIRAÇÃO E PODER
( Truth - Austrália, EUA/2015 - de James Vanderbilt - 125 min.)
Em 2004, a produtora da CBS Mary Mapes (Cate Blanchett), juntamente com o âncora Dan Rather (Robert Redford), suspeitam que o presidente George W. Bush foi um dos jovens beneficiados por seus contatos para não servir no Vietnã. Os dois jornalistas e a equipe do programa jornalístico 60 Minutes conseguem documentos importantes. Investigam e produzem uma reportagem que, divulgada, desencadeia uma reação vigorosa, na tentativa de tirar o crédito das informações, o que ameaça o emprego dos dois contratados da CBS, quase altera as eleições e quase leva toda a CBS News abaixo.
As evidências provariam que o presidente americano George W. Bush teve tratamento especial nos anos 1970, quando servia na Guarda Nacional do Texas. Isso teria garantido ao político a chance de não prestar serviço na Guerra do Vietnã.
A reportagem é exibida, dando origem a uma crise de credibilidade midiática, pois os tais documentos não foram checados com eficiência e depois se confirmaria que as informações não eram verdadeiras, o que levou à saída de Dan Rather, Mapes e de outros funcionários da empresa.
Direção:
James Vanderbilt
Gênero: Biografia, drama, jornalismo investigativo, política e poder, interesses econômicos.
Elenco:
Cate Blanchett, Robert Redford, Topher Grace, Dennis Quaid, Elisabeth Moss, Bruce Greenwood, Stacy Keach, John Benjamin Hickey, David Lyons.
Roteiro: James Vanderbilt
Produção Executiva:
Mikkel Bondesen, James Packer, Steven Silver, Neil Tabatznik.
Produção:
Brad Fischer, Doug Mankoff, Brett Ratner, William Sherak, Andrew Spaulding, James Vanderbilt
As filmagens foram realizadas na Austrália, terra natal da atriz Cate Blanchett, que pediu isso para poder ficar perto da família.
O filme é baseado em fatos reais, narrados no livro Truth and Duty: The Press, the President, and the Privilege of Power, de Mary Mapes.
A reportagem foi exibida pouco antes da eleição que rendeu a George W. Bush o seu segundo mandato.
Após a descoberta da inverdade das informações, o canal CBS divulgou um comunicado lamentando profundamente o ocorrido, dizendo que as informações não deveriam ter sido usadas, pois não foi possível provar a autenticidade dos documentos.
Dan Rather deixou o programa 60 Minutes em 2005. Por 24 anos ele foi âncora da atração, tornando-se o jornalista americano que mais tempo exerceu a função.
-----------
Ler:
http://dalenogare.com/2016/01/truth-2015/
http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/cate-blanchett-brilha-em-truth
|