Theresa Catharina de Góes Campos

     
PENSAMENTOS: quem pratica atos violentos não é manifestante.

Quem pratica atos violentos, contra pessoas e propriedades, impede o trânsito, danifica, depreda ou destrói bens públicos e/ou privados não é manifestante, age criminosamente. Incendiários, desordeiros, depredadores e vândalos representam um perigo real, de forma descontrolada e criando uma situação explosiva, prejudicial à sociedade. Estão praticando crimes, sob o disfarce enganoso, ilusório, de que seriam manifestantes. Ora, esses comportamentos não podem ser descritos como
protesto e manifestação, a menos que venha sendo intencional, embora equivocado, falso e incorreto, o repetido uso - injustificável, impreciso e incorreto - da palavra "manifestantes". Escondem-se atrás desse rótulo, da mesma maneira que ocultam o rosto e a identidade.
Parece um sofisma, empregar um vocábulo que oculta a descrição verdadeira nos noticiários e, portanto, desmerece o jornalismo. Em uma sociedade democrática, permite-se a manifestação, não se permite a desordem, nem o vandalismo, a perturbação da ordem pública, o bloqueio do trânsito, as ações incendiárias. Manifestação, sim, violência, não!
Theresa Catharina de Góes Campos
----------

Bens materiais, interesses de todo tipo motivam os relacionamentos pessoais. Ou a ausência, o afastamento e as interrupções de contatos e relações.
As amizades se caracterizam, no entanto, pelo fato de contribuírem para o bem do outro. Amigos se respeitam, aprendem e colaboram, trocam ideias, partilham sentimentos. Há um crescimento mútuod. Ouvem e fazem sugestões, em comunicação recíproca. As amizades prosperam em quaisquer circunstâncias, vencendo as diferenças de situação particular e contrariando interesses específicos...porque assim age quem é amigo.
Theresa Catharina de Góes Campos
----------

Sei o valor das matérias que escrevo, edito e seleciono para incluir nos meus sites. Têm relevância agora e, a cada dia, quanto mais o tempo transcorrer e avançar, sua importância crescerá, garanto... como as fotos e as palavras no meu livro "Versos e Prosa de Minha Infância e Adolescência". Não trazem o tempo que passou de volta, mas relembram os acontecimentos ali descritos e testemunhados, não há como negar isso, de que tenho plena consciência.
Theresa Catharina de Góes Campos
----------

Lute por seus direitos e princípios ético-morais, entretanto, para conservar sua saúde física e mental, procure não se aborrecer demais. Mantenha a sua tranquilidade interior, zele por sua serenidade pessoal.
Theresa Catharina de Góes Campos
----------

Para solucionar o problema da falta de sinceridade à nossa volta, existe uma fórmula simples, de eficiência garantida, com efeito imediato, embora não seja acessível a todos: livre-se do carro... os falsos amigos logo desaparecerão! Beleza! Para as pessoas sinceras, não é nada agradável conviver com gente mascarada.
Theresa Catharina de Góes Campos
----------

Eduque seus filhos (Se possível, contribua ainda para educar seus netos.) a ter princípios, virtudes e valores ético-morais. Entre esses, o civismo e a solidariedade, no aprendizado do patriotismo e da cidadania. Se tiver uma fé religiosa, procure transmitir essa fé aos filhos e netos. Repetidamente, por meio de palavras e a força inigualável do seu exemplo pessoal, o maior mestre. Demonstre, com ações e atitudes, a sinceridade de suas palavras. Os rituais de comemoração também são um poderoso incentivo para entusiasmar os familiares e amigos. O hábito de você comparecer às celebrações cívicas de feriados nacionais (como o Dia da Pátria e outras datas), o respeito aos símbolos do país (a Bandeira, o Hino Nacional) e a reverência aos heróis e às heroínas reforçam a educação cívica e moral. Em qualquer época e lugar, nunca se descuide do bom exemplo, que ensina gerações.
Theresa Catharina de Góes Campos
----------

Políticos corruptos existem porque há maus eleitores: omissos, descuidados ou também corruptos. Ambos os tipos merecem punição à altura de seus crimes.
Tanto é dever votar bem como honrar princípios éticos no exercício dos mandatos públicos.
Theresa Catharina de Góes Campos
----------

Os indivíduos desorganizados têm muitas desculpas quando tentam desmontar a organização e a produtividade das pessoas eficientes. Cabe-nos impedir que tenham êxito em nos igualarmos à sua incompetência e desorganização.
Theresa Catharina de Góes Campos
----------

Toda mentira revela falta de caráter. Há mentiras, contudo, que vão muito mais longe: paralisam uma nação. Essas, denunciam também a mais absoluta falta de patriotismo: derrubam o país durante décadas, corrompendo o sistema por inteiro e prejudicando gerações.
Theresa Catharina de Góes Campos
----------

O Brasil sangra por causa da corrupção política. Àqueles que se enriquecem ilicitamente, não importa afundar o Brasil em dívidas públicas nem o desespero do povo. Gente assim fecha os ouvidos deliberadamente aos endividados e desempregados que, desamparados, não sabem o que fazer.
Theresa Catharina de Góes Campos
----------

Quem rouba não hesita em mentir, mentir, negar, negar. Nós acreditarmos é outra coisa... seríamos tolos, alienados e inconscientes, se nos recusássemos a considerar a abundância de provas, evidências, testemunhos.
Temos a responsabilidade de não nos tornarmos cúmplices.
Theresa Catharina de Góes Campos
----------

É comum a corrupção se esconder sob os mais mirabolantes disfarces mas, em algumas ocasiões, ela acontece de forma escancarada, pretendendo ser algo de somenos importância ou fundamentada em afirmações insustentáveis, zombando dos cidadãos (e juízes) honestos, como se todos fôssemos, não só analfabetos, como desprovidos da mínima inteligência. Ora, sabemos - se não somos alienados - que fomos ludibriados por corruptos! Urge corrigirmos a situação.
Theresa Catharina de Góes Campos
----------

Tenho a convicção de que a teoria das "janelas quebradas" também se aplica nas questões de princípios ético-morais, socioeconômicos e jurídicos. Aceitar decisões inaceitáveis leva à anarquia, corrupção e consequente degradação da sociedade.
Theresa Catharina de Góes Campos
----------


Theresa Catharina de Góes Campos
Brasília - DF, 06 de setembro de 2016
 

Jornalismo com ética e solidariedade.