Theresa Catharina de Góes Campos

     
PENSAMENTOS: o machismo contamina todos os ambientes - Theresa Catharina de Góes Campos


Comprovados por estatísticas universais, os fatos vêm demonstrando, também no Brasil, que o machismo contamina todos os ambientes. O machismo começa e permanece nos lares, nas rotinas de famílias - estruturadas ou não.
A partir de uma realidade doméstica, difunde-se para as ruas, escolas e os locais de trabalho. Até nas amizades persiste o vírus do machismo, egoísta e cego para a dignidade das pessoas.
Basta observar... Constata-se essa realidade machista, esse enfoque distorcido nas relações humanas, a envenenar, pouco a pouco, as decisões, atitudes e palavras.
Theresa Catharina de Góes Campos
-----------

Antoine de Saint-Exupéry, em todas as suas obras (O Aviador, Correio Sul, Vôo Noturno, Piloto de Guerra, Terra dos Homens, Carta a um Refém, Cartas à sua Mãe, Cartas à Juventude, O Pequeno Príncipe, Cidadela, ), inclusive em suas reportagens na Rússia e na Espanha, a palavra "encontro", como para mim também, envolve amizade, laços de convivência, sentimentos de afeto e amor.
Os encontros, em nossa vida, são bem diferentes dos "esbarrões", das maldades arquitetadas por Satanás, com certeza. Dessas armadilhas terríveis, livrai-nos, Senhor, ou nos conceda a cura por Sua Graça!
Aliás, em várias ocasiões, Saint-Exupéry resgatou, arriscando sua própria vida, alguns pilotos, reféns de tribos árabes, no deserto do Saara.
Nas duas edições de meus livros "Pensamentos para Ser, Agir e Viver Melhor", escrevi sobre a necessidade de nos mantermos longe ou fugirmos dos que pretendem nos prejudicar e nos causar sofrimentos.
Theresa Catharina de Góes Campos
-----------

Vaia é manifestação democrática, entretanto, desmerece quem pretende se manifestar dessa forma no momento da execução de Hino Nacional e no hasteamento da Bandeira, sejam de que país forem, porque Hino e Bandeira devem ser respeitados como símbolos de uma nação.
Pessoas bem educadas demonstram, por sua postura nesses momentos especiais, estar preparadas para conviver com civilidade.
Caso sejam cidadãos de outro país (Rússia, Cuba, Venezuela, Bolívia e outros), a mesma obrigação de respeito e cortesia permanece.
Escolher a hora de se expressar valoriza as opiniões manifestadas pela vaia.
Theresa Catharina de Góes Campos
-----------

Em alguns eventos culturais, encontramos indivíduos que se sobressaem pela prática da politicagem, circulando como autênticas "nulidades" invasivas, verdadeiros "papagaios de pirata" posando de "experts"e "críticos", criando uma atmosfera artificial semelhante àquela descrita por Molière com os personagens de sua famosa peça "As Preciosas Ridículas".
Theresa Catharina de Góes Campos
-----------

A pedagogia da escola montessoriana inclui a prática rotineira de valores e virtudes - isso é EDUCAÇÃO para a vida, em família e na sociedade.
Excelente, a proposta do foco mensal nos objetivos essenciais de obediência, respeito, generosidade, civilidade e outros fundamentos.
A escola Montessori, de projeção internacional, oferece uma grande oportunidade para o aprendizado dos alunos e de seus familiares. A sociedade agradece!
Theresa Catharina de Góes Campos
-----------

Por acreditar que as origens familiares sempre devem ser identificadas, lembradas e, em nosso nome próprio homenageadas, não gosto de abreviar meu nome, nem tenho o hábito de recorrer ao uso de iniciais. Por essa razão, não faço rubrica - assino meu nome por extenso.
Theresa Catharina de Góes Campos
-----------

Valorize as oportunidades de convivência e os encontros com familiares e amigos, enquanto a vida permitir e antes que somente possam ser relembrados.
Um dia, esses momentos estarão emoldurados pela saudade de pessoas queridas. Ter a possibilidade de partilhar da presença daqueles que estimamos, eis o tesouro de nossa existência, cuja duração jamais sabemos.
Theresa Catharina de Góes Campos
-----------

Que nossas palavras não apenas expressem o que pensamos, como sejam fieis tradutoras de nossos atos ! Isso é honestidade: a coerência de pensamento, discurso e ações.
Theresa Catharina de Góes Campos
-----------

Entre as incontáveis maravilhas do universo, mais de um bilhão de estrelas compõem o esplendor da Via Láctea e proclamam a divindade criadora.
Theresa Catharina de Góes Campos
-----------

Sua residência manifesta os valores que você tem: nas fotos, nos livros e nos quadros expostos; até nas peças do mobiliário e nos objetos de decoração.
A moradia pode evangelizar, difundir princípios ético-morais. Seu espaço residencial e o escritório profissional permitem o seu crescimento como pessoa. Demonstram também sua capacidade para o acolhimento do próximo, a celebração da vida, a abertura para o aprendizado.
Theresa Catharina de Góes Campos
-----------

Compre somente os produtos que pagam impostos e contribuem para o desenvolvimento do país. Não incentive criminosos, adquirindo produtos contrabandeados.
Não se junte aos que agem na ilegalidade; não dê apoio a infratores, nem aceite qualquer tipo de envolvimento com eles. Rejeite e combata o contrabando!
Não dê trégua ao crime!
Theresa Catharina de Góes Campos
-----------

Doces palavras são aquelas que desabrocham como rosas. Se o amor fosse passo de rotina, não seria um ramalhete de luzes.
Theresa Catharina de Góes Campos
-----------

Desconfio dos impulsos como decisão rápida demais porque, em geral, são péssimos realizadores, tanto na qualidade dos atos como nos efeitos negativos. A suposta espontaneidade na ação realiza-se com menos eficiência e pouco valoriza momentos da vida que posteriormente seriam memoráveis. Acredito na empatia vagarosa. Sou desconfiada com os impulsivos porque parecem nos avisar sobre a sua instabilidade e não confiabilidade.
Fazer algo por impulso revela superficialidade. E a vida não tolera isso. Vive melhor quem compreende a importância dos instantes a nós concedidos. Porque são dons tão preciosos quanto os valiosos presentes trazidos pelos Reis Magos do Oriente. Guiados pela Estrela especial que foram capazes de enxergar e, não por impulso, eles se sentiram motivados a empreender uma viagem desconfortável e perigosa para oferecer seus melhores dons aos pés do Menino Jesus, na humilde manjedoura.
Theresa Catharina de Góes Campos
-----------


Theresa Catharina de Góes Campos
Brasília - DF, 15 de setembro de 2016
(Dia de Santa Catarina de Gênova)

De: Elizabeth Barros
Data: 7 de outubro de 2016

Tia, ótimos pensamentos e registros pessoais.
Beijos da sobrinha, Elizabeth.

 

Jornalismo com ética e solidariedade.