Theresa Catharina de Góes Campos

     
CITAÇÕES: enfrentar a realidade


“A realidade deve ser aceita e enfrentada como é.”
Papa Francisco
----------

O tema “foro privilegiado” está na ordem do dia. Um país que pretende colocar-se entre as principais nações do planeta não pode arrastar a pecha da corrupção ou da ineficiência no seu combate (com grande colaboração das ações penais originárias).
Vladimir Passos de Freitas
----------

O combate à corrupção é uma prioridade e uma obrigação.
Eugenio Miguel Mancini Scheleder
----------

“O repouso e a satisfação não estão fora do homem, mas dentro de si próprio.”
Anton Tchekhov
----------

“A exposição e a punição da corrupção pública são uma honra para uma nação e não uma desgraça. A vergonha reside na tolerância, não na correição”. O juiz Sergio Moro, ao ser homenageado pela Câmara Britânica de Comércio do Rio, em 7 de outubro de 2016, lembrou essa frase do presidente Theodore Roosevelt (1858-1919).
As informações são do colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.
----------

Para viver a dois, antes, é necessário ser um. (Fernando Pessoa)
----------

“Atividade criminosa não é profissão. O Estado não pode tolerar que pessoas façam da atividade criminosa a sua profissão”, disse o procurador do Ministério Público Federal (MPF) Júlio Noronha.
----------

O olho do homem serve de fotografia ao invisível, como o ouvido serve de eco ao silêncio.
Machado de Assis
----------

"Todas as vezes que um juiz é agredido, eu e cada um de nós juízes é agredido. E não há a menor necessidade de, numa convivência democrática livre e harmônica, haver qualquer tipo de questionamento que não seja nos estreitos limites da constitucionalidade e da legalidade (...) possíveis erros jurisdicionais ou administrativos devem ser questionados nos meios recursais próprios.
(...) o CNJ foi instituído não só para fiscalizar as práticas dos magistrados, mas para garantir a autonomia, a independência e a força do Poder Judiciário. Respeito que nós devemos e guardamos com os poderes e evidentemente exigimos igualmente de todos os poderes em relação a nós.
(...) são poderes da República independentes e harmônicos, o Legislativo, O Executivo e o Judiciário. Numa democracia, o juiz é essencial como são essenciais os membros de todos os outros poderes, repito que nós respeitamos. Queremos também, queremos não, exigimos o mesmo e igual respeito para que a gente tenha democracia fundada nos princípios constitucionais. (...)
Somos todos igualmente juízes brasileiros querendo cumprir nossas funções. Espero que isso seja de compreensão geral (…) O mesmo respeito que nós Poder Judiciário dedicamos a todos os órgãos da República, afinal somos sim independentes e estamos buscando a harmonia em benefício do cidadão brasileiro. Espero que isso não seja esquecido por ninguém, porque nós juízes não temos nos esquecido disso (...)
Não é admissível que qualquer juiz seja diminuído ou desmoralizado fora dos autos”.
Ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), na sessão do Conselho Nacional de Justiça, em 25 de outubro de 2016.
----------

"gratidão, pintura/ nova na parede/do meu velho coração..."
José Carlos Vieira
----------

“O QUE É NECESSÁRIO PARA NOS TORNARMOS SERES HUMANOS COMPLETOS?”
Oliver Sacks, neurologista, pergunta aos leitores do seu livro “ VENDO VOZES – UMA VIAGEM AO MUNDO DOS SURDOS”.
----------

(...) o Foro Privilegiado está claramente na contramão da democracia, perpetuando a impunidade e as infinitas regalias dos nossos governantes. Todos deveriam ser iguais perante as leis, mas no Brasil alguns são mais iguais que outros. O foro privilegiado é medida que ainda mostra um país ligado à sua origem, onde o QI ou AR (quem indica/amigos do rei) sobrepõem ao mérito ou não cumprimento de penas. Cria-se uma simbiose republicana onde todos as pessoas ligadas ao estado passam a operar em proveito próprio.
Romulo Martini do Valle
----------

Recear o amor é temer a vida e os que temem a vida já estão meio mortos.
Bertrand Russell
----------


Seleção editorial de
Theresa Catharina de Góes Campos
Brasília - DF, 17 de novembro de 2016
 

Jornalismo com ética e solidariedade.