Theresa Catharina de Góes Campos

     
AS DIFICULDADES PARA O ESCRITOR BRASILEIRO DIVULGAR O QUE ESCREVE - Reynaldo Ferreira 

De: Reynaldo Ferreira
Data: 18 de outubro de 2016

Prezada Theresa Catharina,

Desde jovem, quando fazia teatro na minha terra, tida como Terra Madrasta ou Capital do Zebu, então, de uma pobreza intelectual de fazer dó, me habituei com ela, estando mais do que consciente, portanto, de que assuntos de cultura encontram sempre muita resistência em meio de nossa gente, principalmente em se tratando de teatro.

Os nossos atores - à exceção de Cacilda Becker, que já se foi há muito tempo -  são formados com a mentalidade de que só o que vem de fora é bom. Não sabem ou não querem investir numa linguagem teatral desenvolvida aqui mesmo, particularmente se essa linguagem os coloca em confronto com as pregações do governo, qualquer governo.

Não se preocupe também por me colocar a par de suas procuras frustradas dos meus livros pelas diversas livrarias conhecidas. Elas também, da mesma forma que os atores, não gostam de divulgar autores brasileiros. Há pouco, o escritor angolano Mia Couto abordou essa questão, em entrevista dada a uma das nossas emissoras de rádio. Disse estranhar muito tudo isso. Escritor brasileiro não ganha espaço na mídia de seu próprio país. Mas vamos em frente. Enquanto eu puder, continuarei escrevendo e tentando divulgar o que escrevo. Forte abraço, Reynaldo
 

Jornalismo com ética e solidariedade.