Theresa Catharina de Góes Campos

     
PENSAMENTOS: foco no essencial - Theresa Catharina de Góes Campos


À nossa volta, não precisamos ir longe para saber de pessoas que enfrentam situações dramáticas e vivenciam tragédias causadoras de grandes sofrimentos. Por isso mesmo não compreendo como ainda nos permitimos preocupações e aborrecimentos com tantos assuntos de somenos importância cuja solução não depende de nós.
Theresa Catharina de Góes Campos
---------

A água que falta, as estradas inexistentes, como as escolas e os hospitais fechados, anunciam, escancaram e gritam a ineficiência, irresponsabilidade e corrupção das autoridades que deveriam ter cuidado dessas áreas fundamentais. Os caminhoneiros não conseguem trafegar, os setores produtivos são impedidos de entregar o que produziram aos compradores. Sem estradas, escolas, hospitais e cidades com segurança adequada, o sofrimento do povo brasileiro aumenta e se estende, sem que se veja uma luz no fim do túnel. O Brasil seria outro país, uma nação da qual poderíamos nos orgulhar, como cidadãos, se não tivesse sido pilhado e saqueado, assaltado sem dó nem piedade e deixado praticamente de joelhos, implorando por serviços que a Constituição garante aos cidadãos de forma explícita.
Theresa Catharina de Góes Campos
---------

Vândalos, saqueadores e ladrões, invasores violentos, sob o falso disfarce de "manifestantes", se identificam de fato pelo rastro de anarquia, destruição e desordem que promovem, provocando danos e prejuízos elevados, a propriedades públicas e particulares. Suas injustificáveis ações impedem a mobilidade, o trabalho, o acesso a serviços de saúde e outros direitos. Os promotores de tais eventos teriam que ser cobrados financeiramente, sem demora, inclusive pelos efeitos emocionais que causam a pessoas inocentes. Além de tudo, uma imagem que desencoraja qualquer esforço turístico, nacional e internacional.
Theresa Catharina de Góes Campos
---------

Uma sociedade robotizada, que não somente ignora, como impõe, tornando obrigatórias, inúmeras medidas, alicerçadas no poder político-econômico, motivadas pela ganância, disfarçadas de avanços mas no seu bojo e propósito, silenciam vozes legítimas, para impedir a individualidade criativa, não-alienada.
Theresa Catharina de Góes Campos
---------

Tristeza e desânimo representam sinais de alerta, um "perigo à vista" para nossa saúde emocional e física. Nesses momentos de melancolia e solidão, eis meu melhor conselho: fazer uma oração, pedindo as bênçãos da alegria e do entusiasmo para sua vida. Viver sem essas duas graças não é nada fácil, para ninguém.
Theresa Catharina de Góes Campos
---------

Religião é a espiritualidade praticada na Igreja, com obediência aos preceitos dessa Igreja, enfim, a espiritualidade disciplinada e unida fraternalmente à comunidade eclesial, de pastores e fiéis. Religião, a fé religiosa são decisões de consciência e, portanto, de livre escolha para adultos. A espiritualidade pode se expressar como prática individual, incentivada pela religião (a Igreja) ou se manifestar de uma forma individualista, sem laços com a Igreja, praticada por pessoas que se consideram independentes acima de tudo e não estão dispostas a se submeterem a dogmas e à disciplina dos ensinamentos, das regras de uma Igreja, com seus pastores e fiéis solidários nos rituais e nas atividades, todos com os mesmos objetivos.
São escolhas pessoais, de foro íntimo, conforme nosso livre arbítrio.
Theresa Catharina de Góes Campos
---------

Melhor esquecer...não faz bem nos lembrarmos (ou contar o número exato) de quantas vezes nos disseram não ter tempo de falar e conversar conosco. São situações frequentes na vida de hoje, nos tempos apressados, sombrios, de agora. Descobrimos, então, que depois da vida, o tempo é um dos nossos maiores tesouros, e também, o melhor presente que alguém aceita, escolhe e decide nos oferecer.
Theresa Catharina de Góes Campos
---------

O hermetismo de alguns textos favorece as interpretações equivocadas, às vezes difíceis de esclarecer com precisão, sem deixar ambiguidades. Eis o perigo maior. Metáforas são poéticas e líricas, ou pragmáticas, quando se utiliza palavras bem conhecidas que facilmente identificam uma questão e são capazes, em si mesmas, de resumir com a clareza necessária uma explicação.
Theresa Catharina de Góes Campos
---------

O comportamento do público brasileiro que vai ao teatro, espetáculos musicais e cinema confirma, por sua conduta
desrespeitosa, as falhas e carências de nossa educação. Nem as noções básicas de higiene, nem as regras elementares de cortesia são praticadas em ambientes coletivos.
Theresa Catharina de Góes Campos
---------

Assustadora convicção vem me acompanhando. Carrego comigo princípios por demais impopulares. O que tenho de melhor, a muitos não interessa.
Sei que o mundo não me enxerga. Nem ouve minha voz, nem com minhas lágrimas um dia se comoverá. Ignorar essa indiferença não posso. Não vou, porém, aceitar, que detenha meu caminhar. Na indiferença cega de tantos, esbarro, mas não quero parar. Como se fosse indiferente (mas insisto, sou persistente), vou superando, também, os muitos eventuais desafios, apoiada na força de minha convicção.
Theresa Catharina de Góes Campos
---------

Ao nos aproximarmos de uma pessoa com quem iremos conversar, o sorriso que temos no rosto começa a estabelecer um clima de cordialidade, que favorece o entendimento, a cooperação.
Theresa Catharina de Góes Campos
---------

Detalhes são pequenas informações, entretanto, têm importância para compreensão dos assuntos em profundidade e como um todo. Para não cometermos erros evitáveis, sejamos atentos, prestemos atenção, tenhamos olhos, mente e ouvidos abertos para os detalhes.
Theresa Catharina de Góes Campos
---------

Rejeito o ditado popular egoísta que apregoa: "Quem dá o que tem, fica sem." Como não pratico a ganância por bens materiais, adotei um ensinamento bem diferente: "Quem dá não empobrece." Afinal, "da vida a gente só leva a vida que a gente leva." E, com certeza, "Caixão não tem gaveta." Prossigo na minha jornada de vida, focada no essencial, enriquecida por um tesouro que não se guarda em bancos, nem se consegue no mercado financeiro.
Theresa Catharina de Góes Campos
---------


Theresa Catharina de Góes Campos
Brasília - DF, 19 de março de 2017

De: Telma TSA
Data: 24 de março de 2017

Muito, muito lindo, minha amiga. Pensamentos maravilhosamente expressos, com os quais estou de acordo.
Um abraço carinhoso.
Telma

 

Jornalismo com ética e solidariedade.