Theresa Catharina de Góes Campos

     
PATERSON

(Paterson - EUA, 2016 - de Jim Jarmusch, 118min.)

Direção: Jim Jarmusch
Roteiro: Jim Jarmusch
Elenco: Adam Driver, Golshifteh Farahani, Chasten Harmon, William Jackson Harper, Barry Shabaka Henley

Um filme notável, que narra com simplicidade a rotina de vida de personagens comuns. Obra sem apelo comercial para o grande público, revela um olhar mais profundo ao se fixar nas pequenas-grandes coisas de pessoas que realizam suas tarefas com tranquilidade, uma existência que também pode ser valorizada pela poesia do cotidiano quase sem surpresas.

"Se você um dia me abandonar / meu coração vai junto / e não conseguirei trazê-lo de volta"
(no cartaz de divulgação do filme de Jim Jarmusch)

"Paterson", uma pequena joia cinematográfica, minimalista e criativa, mostra-se um relato atento a sonhos, emoções e sentimentos.

O casal de protagonistas (Adam Driver, Golshifteh Farahani) tem um relacionamento amoroso de atenção e carinho recíprocos, demonstrando estabilidade afetuosa nos ajustes espontâneos do dia a dia, sem dificuldade, de um cônjuge à personalidade diferenciada do outro.

O cachorro de estimação, realmente bem treinado, mereceu ser premiado por sua participação no roteiro.

Destaques: direção, roteiro e interpretação.

Filme tranquilo e sereno, relaxante, bonito de se ver e prazeroso de apreciar com a sensibilidade necessária para enxergar o próximo como seres humanos únicos, no espaço deles e na convivência, em suas características próprias e dimensões pessoais muitas vezes surpreendentes na singeleza de seu brilho.

Theresa Catharina de Góes Campos
Brasília - DF, 27 de abril de 2017
 

Jornalismo com ética e solidariedade.