Theresa Catharina de Góes Campos

     
Envelhecimento saudável é desafio e conquista

Conscientes da realidade que significa a passagem dos anos, o ideal seria as pessoas viverem cada fase da vida já se preparando para a Terceira Idade. De qualquer modo, chegamos ao envelhecimento e constatamos que precisamos enfrentar, rotineiramente, inúmeros desafios. Não há como ignorarmos as questões relativas à saúde: física, emocional, espiritual e intelectual. Para a conquista do bem-estar, devemos procurar, com regularidade, acompanhamento médico. E adotar a prática de exercícios.

Quanto a outras atividades, pesquisas demonstram a necessidade, para a maioria dos indivíduos, de amigos e contatos sociais, uma convivência, conforme as preferências de cada um, além das relações familiares. Levar uma vida de monge ou monja solitários constitui uma existência gratificante apenas para aqueles que fizerem essa escolha como vocação.

Todos nós, idosos, precisamos manter nosso foco em objetivos que escolhemos como importantes para nossa realização. Com isso, vem a percepção de que nos sentimos bem porque, sabendo quem somos e o que desejamos, conquistamos nosso espaço.

Theresa Catharina de Góes Campos
Jornalista, escritora de 74 anos
Brasília - DF, 23 de julho de 2019
Jornalismo com Ética e Solidariedade
 

Jornalismo com ética e solidariedade.