Theresa Catharina de Góes Campos

     
 Dos primórdios ao Fanerozoico - Felipe A. P. L. Costa

https://jornalggn.com.br/ciencia/dos-primordios-ao-fanerozoico/  e confira uma novidade no Jornal GGN.

Comentários críticos e sugestões serão bem-vindos.

O artigo foi extraído e adaptado do livro O que é darwinismo (2019), assim como outros 26 que publiquei no GGN ao longo dos últimos meses (e.g., 'Causas da seleção natural', 'Adaptações, penduricalhos, bricolagem', 'Seleção de grupo', 'A base material da herança', 'Rainha Vermelha ou Bobo da Corte?' e 'Nem tudo é adaptativo').

Todos esses artigos podem ser acessados a partir de uma nota explicativa incluída no fim do artigo mais recente.

Dos primórdios ao Fanerozoico, por Felipe A. P. L. Costa
Na ausência de seres vivos, a história do planeta foi governada tão somente pelas leis da física e da química – mais ou menos como estaria a ocorrer atualmente em outras partes do Sistema Solar.
Por Felipe Costa -

28/01/2020
https://jornalggn.com.br/ciencia/dos-primordios-ao-fanerozoico/

(...)O Fanerozoico, com seu rico e diversificado acervo de fósseis, é subdividido em três eras:

Paleozoico (0,542-0,251 Gaa), Mesozoico (0,251-0,0655 Gaa) e Cenozoico (de 0,0655 Gaa em diante).

(...)

Não há dúvida, porém, de que houve um período pré-biótico mais ou menos prolongado e durante o qual o planeta esteve desabitado.

Na ausência de seres vivos, a história do planeta foi governada tão somente pelas leis da física e da química – mais ou menos como estaria a ocorrer atualmente em outras partes do Sistema Solar. As leis ordinárias do mundo inanimado, claro, ainda estão em vigor por aqui. O que ocorre é que, na presença de seres vivos, o curso de vários processos é acelerado ou, de algum outro modo, modificado; além disso, surgem processos novos. O acúmulo de oxigênio na atmosfera terrestre é um exemplo disso.

(...) os seres vivos não são espectadores passivos do que se passa à sua volta. Em maior ou menor extensão, todos eles estão a alterar o lugar onde vivem. Assim é que, no cômputo final, boa parte daquilo que nós chamamos de paisagem natural decorre da presença ou da ação de seres vivos. (...)

 

Jornalismo com ética e solidariedade.