Theresa Catharina de Góes Campos

     
Covid-19 – Reparos a uma matéria da Folha, por Felipe A. P. L. Costa

O artigo discute o ritmo da pandemia, mas alerta também para a disseminação de notícias equivocadas.

O assunto, claro, é dos mais pertinentes e relevantes. O texto da reportagem, no entanto, abriga erros e mal-entendidos graves. A começar pelo título. Os termos ‘aceleração’ e ‘tendência pior’, por exemplo, não correspondem às estatísticas (nem antes nem agora) e, portanto, não deveriam ter sido usados.

https://jornalggn.com.br/artigos/covid-19-reparos-a-uma-materia-da-folha-a-tendencia-no-brasil-nao-esta-pior-do-que-ja-esteve-na-italia-espanha-e-eua/

São dois erros principais. O mais óbvio deles está na conclusão. O menos óbvio está na metodologia.


A covid-19 é uma doença contagiosa: indivíduos infectados transmitem a doença para outros indivíduos da população que não estão infectados. No momento, a principal arma que temos na luta contra a disseminação da doença é a adoção de medidas efetivas de distanciamento social. Por quê? Porque o distanciamento social reduz a frequência e a intensidade dos encontros interpessoais.
Parte do problema com o qual os técnicos se defrontam tem a ver com isto: a luta contra as epidemias é mais efetiva quando as medidas de combate são tomadas precocemente. Todavia, como os números iniciais são baixos, muita gente não consegue perceber o que se passa. E aí o apoio popular costuma ser igualmente baixo. Quando o problema se torna óbvio e o apoio popular aumenta, o impacto das medidas já não é o mesmo de antes. Em maior ou menor grau, este tem sido o drama vivido por quase todos os países durante a pandemia (ainda em curso) da covid-19.

https://jornalggn.com.br/artigos/covid-19-reparos-a-uma-materia-da-folha-a-tendencia-no-brasil-nao-esta-pior-do-que-ja-esteve-na-italia-espanha-e-eua/
------------

Comentários críticos e sugestões serão bem-vindos.

PS. Os artigos no GGN costumam abrigar erros de digitação. (Culpa minha, evidentemente, não do jornal.) Assim, ao menos enquanto durar a crise, decidi publicar versões corrigidas no blogue Poesia Contra a Guerra http://poesiacontraaguerra.blogspot.com.
Se o leitor estranhar alguma passagem na versão do GGN, verifique como as coisas estão lá no blogue.
(Se o problema persistir, não hesite em apontá-lo. Agradeceria pela gentileza.)
Felipe A. P. L. Costa
 

Jornalismo com ética e solidariedade.