Theresa Catharina de Góes Campos

     
Roberval Alcebiades Ferreira (1929 - 2020) - Reynaldo Domingos Ferreira

De: Reynaldo Domingos Ferreira
Date: sex., 20 de nov. de 2020
Subject: Roberval Alcebiades Ferreira (1929 - 2020)

"O que você faz, durante a vida, ecoa na eternidade" , dizia Marco Aurelio, grande Imperador romano, em " As Meditações", livro, em que lançou as bases da corrente filosófica do estoicismo. O meu irmão Roberval Alcebiades Ferreira, fez história, em Uberaba, no campo da política, como afirma o advogado, escritor, historiador, Guido Bilharinho, lembrando, a propósito, entre outros fatos, que ele se candidatou ao cargo de vice-prefeito, pelo PTN, compondo a chapa, liderada por seu tio, Dr. José Soares Bilharinho ( PSD ), candidato a prefeito da nossa cidade, também historiador emérito da Medicina em Uberaba, obra única na literatura específica nacional.

E o odontólogo, Lamar Nunes Lamounier, professor e teórico, em seu campo profissional, nosso amigo de sempre, historiou, em fotos, no site do Instituto Histórico e Científico "Lamar Lamounier", muito da carreira política, em Uberaba, de Roberval Alcebiades Ferreira, que, na verdade, começou, no ano de 1950, quando, depois de haver sido um dos fundadores da União Estudantil Uberabense ( UEU ) - e eleito seu primeiro presidente - recebeu convite do professor Mário Palmério e do Dr. Antônio Próspero, candidato, pelo PTB, a prefeito, a se candidatar a uma das vagas de vereador, da Câmara Municipal.

Contando com o apoio, inclusive, de Juscelino Kubitschek de Oliveira, então candidato a governador de Minas Gerais, Roberval Alcebiades Ferreira foi o terceiro vereador mais votado, sendo, entretanto, o primeiro do PTB, que elegeu o prefeito, Dr. Antônio Próspero (1950 - 1955), o qual, após a posse, designou-o como seu líder, na Câmara Municipal. Teve atuação brilhante, no desempenho de seu mandato, principalmente, como participante da comissão, designada, pelo prefeito, Antônio Próspero, para cuidar dos preparativos da visita do presidente Getúlio Vargas a Uberaba, onde ele realizou, na sede da Prefeitura Municipal, uma reunião ministerial.

Tão conhecido se tornou Roberval Alcebiades Ferreira da equipe do governo federal, na ocasião, que logo foi ele designado, por Dona Quita Próspero, primeira-dama, da cidade, a ir ao Rio de Janeiro, tratar da liberação de recursos, que a ela prometera o Chefe da nação, para a implantação pioneira da merenda escolar, nos estabelecimentos de ensino públicos de Uberaba, iniciativa essa, de tão longo alcance, que, posteriormente, foi também adotada, pelo governo federal, para as escolas públicas de todo o país, hoje financiada pelo FNDE. Recebido por Getúlio Vargas, no Palácio do Catete, Roberval obteve dele o encaminhamento legal necessário para a liberação dos aludidos recursos, pelo ministro Oswaldo Aranha, que o recebeu, em seu gabinete, para cumprir o procedimento, dado através de ordem ao Banco do Brasil.

Formado, em Direito, pela primeira turma da Faculdade de Direito, da Universidade de Uberaba (Uniube), um pouco mais tarde (1961), após a renúncia de Jânio Quadros, e a instauração do regime parlamentarista, Tancredo Neves, designado Primeiro Ministro, convidou Roberval a integrar a equipe de seus assessores, no gabinete do Conselho de Ministros, no Palácio do Planalto, em Brasília, onde ele também, depois, se destacou, como chefe da Tesouraria do Ministério das Relações Exteriores, chefe da Assessoria Jurídica do Ministério do Planejamento e professor de Direito Civil, da Universidade do CEUB, tendo tido como alunos alguns integrantes
hoje, das cortes superiores de justiça do país.

Enfim, após longo período de enfermidade, de tão duro sofrimento, chegou a hora de ele vir a ser chamado para o Reino de Deus, indo se juntar, como se espera, e se acredita, aos nossos familiares e amigos, que também já se foram, e que têm sido muitos ultimamente. Resquiat In Pace, meu irmão!... Reynaldo D. Ferreira
 

Jornalismo com ética e solidariedade.