Theresa Catharina de Góes Campos

     
A ÚNICA REVISTA BRASILEIRA QUE PRATICA JORNALISMO!

De: JOSE BERNARDES
Date: sex., 1 de out. de 2021 
Subject: LEIA, MINHA AMIGA E MEU AMIGO, A ÚNICA REVISTA BRASILEIRA QUE PRATICA JORNALISMO!
 
Para ler esta newsletter no formato HTML, clique aqui
A demissão de Alexandre Garcia e o depoimento de Luciano Hang na CPI da Covid estão entre os destaques desta edição
 
“O primeiro requisito para uma ordem social melhor é o retorno à liberdade irrestrita de pensamento e de expressão”, ensina o economista Ludwig von Mises. A frase do maior expoente da Escola Austríaca — tema do artigo de Rodrigo Constantino — deve ser repetida exaustivamente nestes tempos de intolerância. Na semana passada, Oeste publicou duas reportagens sobre os opressivos “cancelamentos” ocorridos no meio artístico e nas universidades brasileiras. A demissão do jornalista Alexandre Garcia, de que trata esta edição, escancarou a onda de autoritarismo que se espalha pela velha imprensa.

Na reportagem, Cristyan Costa e Paula Leal rememoram casos de jornalistas sumariamente banidos de veículos de comunicação por crimes inexistentes nos códigos legais. Eles apenas discordaram das verdades impostas pela versão brasileira do Grande Irmão do livro 1984, materializada quase quatro décadas no ano previsto por George Orwell.

A gravidade dos crimes muda conforme a fase da pandemia. No começo, os delitos imperdoáveis eram contestar a eficácia do lockdown e preocupar-se com os efeitos do combate ao coronavírus sobre a economia. Neste ano, é coisa de delinquente examinar possíveis efeitos colaterais da vacina e não manter permanentemente uma máscara no rosto. Em todos os momentos, a lista dos pecados capitais é encabeçada por dois: não tomar vacina e achar exagero acusar o presidente Bolsonaro de genocida.

Por cometer alguns desses “crimes”, o empresário Luciano Hang foi incorporado ao circo administrado por Renan Calheiros, Randolfe Rodrigues e Omar Aziz. A reportagem de Silvio Navarro registra alguns dos melhores-piores momentos desse show de infâmias. A trinca de senadores é o tema do artigo de Augusto Nunes. “Com a CPI já agonizante, esses canastrões continuam à caça da prova definitiva de que o vírus chinês não matou nenhum brasileiro. Bolsonaro fez o serviço por ele.”

A mídia tem uma espécie de intolerância química, ou genética, a Bolsonaro, afirma J. R. Guzzo em seu artigo. “Não ajuda em absolutamente nada, é claro — ao contrário, é uma dificuldade fatal —, que há três anos inteiros a imprensa não receba dinheiro federal em verbas de publicidade.” Pode ser essa a explicação para a censura promovida por quem deveria lutar o tempo todo em defesa da irrestrita liberdade de expressão.

Convém lembrar outra frase de Mises: “Ideias e somente ideias podem iluminar a escuridão”.
 
 Convide um amigo para assinar Oeste
 
Oeste é mantida principalmente por seus assinantes. Não aceita dinheiro público e é totalmente independente de grupos políticos e econômicos. Se você gosta da Oeste, convide um amigo para assinar. É só enviar esse e-mail e pedir para acessar o link www.revistaoeste.com/assine
 
 Boa leitura.
 
Branca Nunes
Diretora de Redação
 

Jornalismo com ética e solidariedade.