Theresa Catharina de Góes Campos

 
SOBRE  MEU  ARTIGO "ASSESSOR  DE  IMPRENSA  É  JORNALISTA, SIM"

(ver o artigo ASSESSOR  DE  IMPRENSA  é  JORNALISTA, sim!)


From:  "theresa\.archives"
To:  "reydferreira"
Subject:  RE: En:Assessor de Imprensa é jornalista, sim! - Theresa Catharina
Date:  Mon, 6 Feb 2006 18:56:43 -0300

Amigo Reynaldo:
Foi ótimo receber a sua mensagem sobre o assunto que, infelizmente, continua atualíssimo e prejudicando os jornalistas, inclusive, na sua imagem profissional, sem falar nas questões financeiras.
(...) este seu depoimento, que eu considero muito relevante, até mesmo, para registrar uma das maiores características do trabalho do assessor de imprensa - os conflitos éticos ( diários!) entre o dever de informar e a manutenção de seu emprego.
(...) fico-lhe muito grata por me ter  enviado e-mail sobre o assunto de meu artigo.
(...)
Cordialmente,
Theresa Catharina

De: "REYNALDO FERREIRA"

Prezada Theresa,
Que lastimável essa colocação da Justiça!... Pensei que o assunto já estivesse superado. É evidente que um assessor de imprensa não pode exercer sua função concomitantemente à de jornalista, repórter de algum órgão de imprensa, como alguns o fazem. Mas negar que a função de assessor de imprensa é da natureza jornalística é um absurdo dos maiores que já ouvi. Em todas as vezes que fui assessor de imprensa, coletei informação, briguei por ela e me portei como jornalista. Como assessor de imprensa do Banco Central, por exemplo, revelei, com exclusividade, para a nação o esquema fraudulento da venda do jogador Zico à Udinese, da Itália, sem que o presidente do Banco Central, que estava no exterior, soubesse disso. Mas se eu não revelasse, outros três jogadores seriam vendidos pelo mesmo esquema - através de doleiros -  sem que ingressassem divisas no país, enfrentando então grave crise de balanço de pagamentos, sem ter recursos, na ocasião, sequer para comprar insulina para nossos diabéticos. Fui ameaçado de demissão, que, afinal, não se consumou porque o bom senso prevaleceu de que, como assessor de imprensa, eu, por minha condição de jornalista, estava no direito de revelar o que revelei: um golpe fraudulento contra o pais. Enfim, tudo isso mostra que o Brasíl não evolui mesmo. É um país que só quer copiar o que há de pior em outros países. Atenciosamente, Reynaldo.

(ver o artigo ASSESSOR  DE  IMPRENSA  é  JORNALISTA, sim!)

 

Jornalismo com ética e solidariedade.