“Retrospectiva Festival de Cannes”

 

de 06 a 29/05

 

Dizem alguns que passar por Cannes no mês de maio – época do festival de cinema- é semelhante a estar dentro de um filme. Se há um pouco de exagero nesta afirmação ao menos a hipérbole não se distancia daquilo que acompanhamos daqui: ruas, galerias, lojas, restaurantes, hotéis e, até mesmo, o clima, se parecem muito mais com o cenário de um filme do que com os traços de uma cidade real com seus quase 70.000 habitantes mas que, durante os 15 dias do Festival, chega a receber aproximadamente 30.000 técnicos, 1.000 diretores de filmes, 4.000 distribuidores, 5.000 produtores, 4.000 jornalistas, além do público que freqüenta as quase 900 sessões de cinema. Nesses dias, o cinema é o que conta.

            Com uma história dinâmica, o Festival de Cannes, que nasceu do esforço de Jean Zay, na época ministro da Instrução Pública e Belas Artes, e de sua crítica às seleções de filmes do Festival de Veneza (naquele momento, década de 30, subsidiado pela ideologia do fascismo italiano e alemão), acompanhou a ascensão de movimentos fundamentais para a história do cinema: Neo-realismo Italiano, Nouvelle Vague e Cinema Novo. Somado a isso, Cannes ainda reconheceu as novas cinematografias dos países de origem asiática e do oriente médio.

            Atenta à importância cultural e artística de um festival como o de Cannes, a Cinemateca Brasileira realizará, entre os dias 06 e 29 de maio, a sua “Retrospectiva Festival de Cannes”, uma seleção de 36 significativos filmes, compreendidos entre os anos de 1951 e 2004, que alcançaram variadas premiações (entre elas 16 “Palmas de Ouro” e 4 “Grandes Prêmios”) no decorrer dos anos do Festival. Ao oferecer ao seu público um panorama representativo de filmes que alcançaram prestígio e relevância histórica, a Cinemateca Brasileira mais uma vez cumpre seu papel: apresenta a seus espectadores filmes clássicos e consagrados e ainda uma perspectiva da nova produção mundial.

  

Núcleo de Programação

  

Sala Cinemateca

Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana

próxima ao Metrô Vila Mariana

Maiores Informações pelos telefones: 5084-2177 (ramal 210) ou 5081-2954

ingressos:  R$ 8,00 (inteira)

                  R$ 4,00 (meia-entrada)

 

Atenção: Estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Escolas Públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha.