POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO RURAL NOS ANOS 90

APRESENTAÇÃO

 

Estamos lançando o Número 4 da Série Pesquisa Acadêmica. Tal série teve início, no CMARC, no ano de 1996, com o lançamento do titulo A fala e o gesto ensaios de folkcomunicação sobre narrativas populares, uma coletânea organizada pelo Prof. Roberto Emerson Câmara Benjamin. O número 2, outra coletânea, organizada pela Profa. Tereza Lúcia Halliday tratou sobre Discursos Legitimizantes: a construção retórica da realidade em quatro atos de Comunicação Pública. E o número 3, um texto do Prof. Almir Silveira Menelau, intitulado Políticas Agrícolas, Desenvolvimento Industrial e Ciência & Tecnologia no Nordeste: Gestão do Estado e dos Agentes Econômicos.

Agora, surge o número 4 - Políticas de Comunicação Rural nos anos 90. São textos resultantes de pesquisa coordenada pela Prof0. Maria Salett Tauk Santos que, além de orientação acadêmica a alunos do nosso Mestrado, é responsável pela disciplina Comunicação Rural.

 A trajetória acadêmica de Salett Tauk iniciou-se com sua graduação em Jornalismo, pela UNICAP/Recife. Mestrado no CMARCR concluído em 1982, com a dissertação A ideologia do Comunicador de rádio rural; doutorou-se em Ciências da Comunicação (1994), pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, com a tese Igreja e pequeno produtor rural: a comunicação participativa no programa CECAPAS/SERTA. Sua atuação como docente, como pesquisadora, como orientadora e como conselheira (CCD) assegura um dinamismo e uma produtividade que dignificam o CMARCR

Nesta pesquisa, a Profa. Salett Tauk contou com a participação de alunos do Mestrado: César Calônio (Bacharel em Psicologia-USU/Rio) e Giuseppa Spenillo (Bacharel em Comunicação Social-PUC/Rio), Cenira Almeida Sampaio, Bacharel em Comunicação Social (UFPA/Belém), Cláudia da Silva Santos) Bacharel em Jornalismo (UNICAP/Recife), Hildebrando José Lira, Bacharel em Agronomia (UFRPE/Recife), Marta Rocha do Nascimento, Bacharel em Comunicação Social (UFPE/Recife), Norberta Meio Silva, Bacharel em Comunicação Social (UFPE/Recife), Noujaim Pereira, Bacharel em Comunicação Social (UFPB/João Pessoa), todos da área de concentração Comunicação Rural.

 O desenvolvimento da pesquisa Políticas de Comunicação Rural nos Anos 90 constitui motivo de alegria e de satisfação para os que fazem o CMARCR por se estar oportunizando a veiculação de produção de seus Professores e de seus Alunos.

 

Prof. Paulo de Jesus

Coordenador do CMARCR