Escola de Iconografia São Gabriel


Curso Teórico-prático de Iconografia Bizantina e Russa

O Ícone, do grego EIKON (imagem) é uma pintura religiosa feita em madeira e reconhecida como a maior expressão da arte Bizantina. Graças a sua qualidade, podemos apreciar hoje Ìcones conservados do século VI

A arte iconográfica atualmente está vigente no mundo todo e o interesse pelos Ícones têm feito ressurgir as antigas técnicas dos modelos bizantinos trazidas pelas mãos dos iconógrafos modernos.

 

 

Também é graças a eles que compreendemos que a arte do Ícone é, na realidade, uma representação do caráter espiritual da forma humana, através da expressão não-natural das Pessoas Sagradas

O Ícone não é nunca um fim em si mesmo, é sempre um meio, uma janela aberta nos dois sentidos entre o céu e la terra. Ele contém em si mesmo história, tradição, simbolismo, teologia e arte.

A tradição diz que o primeiro iconógrafo foi São Lucas, o Evangelista, que desenhou na tábua de uma mesa a imagem da Virgem

 

O Ícone é pintado na madeira, com a têmpera a base de gema de ovo e a antiga técnica usada no começo do século XII

Todos os elementos do mundo visível participam na criação do Ícone: o reino animal (cola de coelho, ovo), o vegetal (madeira) e o mineral (ouro, carbonato de cálcio, estanho, pigmentos). Não são utilizadas tintas modernas.

 

Durante o curso são ensinadas as técnicas bizantinas e russas de pintura, como assim também as distintas técnicas de douração e ouro brunido (ouro verdadeiro), repuxado de estanho e teoria e prática da cor em cursos especiais. 

As aulas são regulares, com freqüência de uma ou duas vezes por semana, e a duração do curso depende do interesse do aluno.

Os trabalhos dos alunos são apresentados periodicamente em exposições.

Informações

Prof. Virginia Revuelto

SQS 308 Bloco "C" Apto. 406

70355-030  Brasília DF

Tel/Fax (0XX61) 242-5039

 

 

virginia@iconografia.com.br