CARTÃO VERMELHO

à

CORRUPÇÃO

Cansados de ver, ouvir e sentir os efeitos perversos decorrentes da corrupção que permeia grande parte das instituições brasileiras e na defesa intransigente da democracia, nós cidadãos e cidadãs de todas as classes sociais, independente de convicções políticas e ideológicas, vimos a público manifestar o nosso repúdio a este estado de desordem ética e moral que assola o nosso País.

A corrupção, como um câncer, corrói os poderes instituídos, em todas as instâncias ela se infiltra e corrompe, até mesmo entre aqueles que outrora eram seus inimigos mais ferrenhos.

Todos os dias, de forma passiva, a maioria de nós assiste aos noticiários nacionais carregados de novas denúncias de casos de corrupção. São desvios de recursos no âmbito do poder executivo, denúncias envolvendo o poder legislativo em casos de favorecimento a parentes e amigos, Mensalões, Caixinhas, Mesadas e tantas outras nomenclaturas que é difícil de lembrar. Nem o poder judiciário com seus doutos tribunais passa incólume.

Todas as instituições, em todas as esferas, municipal, estadual e federal, sofrem a sanha implacável dos corruptos e seus capangas, é o verdadeiro crime organizado.

Empresas e instituições públicas tornaram-se o corredor por onde jorra o dinheiro conquistado com o suor dos cidadãos brasileiros para os bolsos dos bandidos que assaltam a Pátria, algozes dos pobres, doentes e excluídos que sonham esperançosos com Brasil melhor, justo e igualitário.

Empresas privadas de todos os portes que fazem da sonegação o meio para aumentar seus lucros contam com a conivência dos agentes públicos responsáveis pela fiscalização.

Pequenas cidades com populações que vivem a beira da miséria têm seus parcos recursos dilapidados por administradores e políticos inescrupulosos.

Por todos os cantos da nação vemos a grande maioria do nosso povo privados em seus direitos essenciais.

Diante deste quadro, nós cidadãos e cidadãs, resolvemos tirar os traseiros das cadeiras e romper com o conformismo, suplantar os medos, e munidos de Cartões Vermelhos e Apitos sairmos às ruas e praças em protesto contra a inércia e omissão das autoridades constituídas. Vamos apitar as penalidades e dar Cartão Vermelho a todos os corruptos e, também, aos omissos e coniventes.

Movimento pela Dignidade e Cidadania

Manifestação e Ato Público

Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três Poderes

Local da Concentração: Catedral de Brasília

Dia 29 de junho de 2005 a partir das 14:00 horas

Informações - Cel: (61) 9267.3406