ESTRÉIA NO TEATRO FOLHA O SHOW
“JERUSALÉM DE OURO – TRIBUTO À NAOMI SHEMER”

As músicas de grande sucesso da cantora e compositora israelense
na voz dos maiores representantes da música judaica no Brasil

As segundas-feiras do mês de março serão dedicadas a homenagear a primeira-dama da música israelense Naomi Shemer que faleceu no ano passado, aos 74 anos, deixando centenas de canções que marcaram definitivamente a cultura judaica.

Para interpretar suas canções, foram convidados os cantores e grupos mais representativos da comunidade judaica brasileira, reconhecidos dentro e fora dela, como Nicole Borger, Luís Sérgio Prist, Cláudio Goldman, Coral Sharsheret Wizo e Coral Max Feffer.

Sob direção musical de Ruben Feffer e direção geral de Isser Korik, o espetáculo musical contará com a presença de um casal de atores que situará o público nos principais fatos e momentos históricos que serviram de base para cada composição.

SOBRE NAOMI SHEMER

Naomi Shemer foi uma das mais importantes compositoras israelenses desde antes da fundação do Estado de Israel. Suas posições políticas costumavam causar calorosos debates, como, por exemplo, seu apoio aos colonos nos territórios ocupados. Já sua música conseguiu unir diferentes opiniões, tocando fundo a alma israelense.

Nascida em 1930 às margens do lago Kineret em Tiberíades, no assentamento que mais tarde se transformaria no Kibutz Kineret, Naomi Shemer começou a tocar piano aos seis anos de idade e rapidamente passou a participar das “rodas de música” que eram organizadas no Kibutz. Serviu o Exército de Israel como integrante do conjunto Nachal e mais tarde cursou a Academia de Música em Jerusalém.

Um ponto marcante de sua carreira foi o ano de 1967 quando compôs “Yerushalaim Shel Zahav”. Em 1987, recebeu o Prêmio Israel da Canção hebraica. Em 2001, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Tel Aviv.

A coleção completa das obras de Naomi Shemer chega a 121 canções. Ela compôs para vários grupos musicais e também escreveu diversas músicas infantis.

JERUSALÉM DE OURO

Tema do espetáculo, “Yerushalaim Shel Zahav” (Jerusalém de Ouro), é sem dúvida a música mais conhecida de Shemer. Composta para ser o tema do Festival da Canção Israeli de 1967, se tornou um segundo hino do Estado de Israel falando do sentimento judaico de estar em Jerusalém.

Três semanas após o Festival, estourou a Guerra dos Seis Dias e o Exército de Israel ocupou a Cidade Velha. Após a reconquista do Muro das Lamentações, Naomi Shemer acrescentou a última estrofe da canção que exprime a alegria do povo judeu por poder retornar a locais sagrados antes proibidos pela ocupação jordaniana.

SERVIÇO

Local: Teatro Folha
Estréia: 07 de março
Até: 28 de março
Horário: segundas-feiras às 21h
Ingressos: R$20
Duração: 90 minutos
Idade recomendada: livre

 

 
 

 Viviane Lessa - Assessoria de Comunicação.

http://www.teatrofolha.com.br