Theresa Catharina de Góes Campos


ESTADOS UNIDOS PERDEM PARTICIPAÇÃO DOMINANTE NA CIÊNCIA MUNDIAL

De: PR Newswire Brasil

Para: THERESA CATHARINA DE GÓES CAMPOS

Estudo da Science Watch revela que os Estados Unidos perdem participação dominante na ciência mundial, será que a diminuição de artigos científicos configura a evidência da falta de cientistas?

28 de julho de 2005 10:35 HORALOCAL

Estudo da Science Watch revela que os Estados Unidos perdem participação dominante na ciência mundial; será que a diminuição de artigos científicos configura a evidência da falta de cientistas?

FILADÉLFIA e LONDRES, 28 de julho /PRNewswire/ -- Nas duas últimas décadas, os Estados Unidos apresentaram uma participação cada vez menor na produção mundial de artigos científicos, enquanto aumentaram as participações conjuntas das nações da União Européia (UE) e da região da Ásia no Pacífico, de acordo com estudo recente publicado na Science Watch, o noticiário bimensal da Thomson Scientific, uma das unidades de negócios da The Thomson Corporation. O estudo foi realizado utilizando dados de citações a partir de mais de 8.700 publicações de grande prestígio e impacto, arquivadas no banco de dados National Science Indicators(R).

Diminui Participação dos EUA no Mundo, UE e Ásia no Pacífico Crescem Continuamente Em meados dos anos 90, a participação declinante dos Estados Unidos na produção científica mundial cruzou com a participação crescente da União Européia. Atualmente, a UE está quase cinco por cento acima do valor da participação dos Estados Unidos. A região da Ásia no Pacífico apresentou o crescimento mais impressionante em percentagem de participação, com um acréscimo aproximado de 12 por cento. Se continuar a tendência atual, a região da Ásia no Pacífico ultrapassará os Estados Unidos em 2011. Em 1981, quando a empresa começou a rastrear os dados, os Estados Unidos representavam 39,7 por cento do número total de artigos publicados no mundo (172.132 artigos); a UE correspondia a 32,3 por cento (139.954 artigos); e a região da Ásia no Pacífico apresentou 13 por cento (56.644 artigos). Em 2004, a UE apresentou 38 por cento do número total de artigos (292.067); os Estados Unidos apresentaram 33,3 por cento (256.374); e a região da Ásia no Pacífico apresentou 25,3 por cento dos artigos (195.001). Quando examinamos os campos individuais de estudo, as nações da UE e da Ásia no Pacífico apresentaram em conjunto uma porcentagem maior de participação em cinco dos campos indexados pela Thomson Scientific: Ciências Agrícolas, Química, Engenharia, Ciência de Materiais e Física.

Será que Estes Dados Comprovam uma Falta de Cientistas? Apesar de o National Science Board alertar em 2004 sobre uma falta iminente de cientistas nos Estados Unidos devido à concorrência internacional e a uma cultura posterior à tragédia de 11 de setembro, os especialistas da Thomson Scientific não acreditam que a perda de participação dos Estados Unidos decorra necessariamente desta tendência. "É importante observar que, embora possa ter havido uma flutuação nas porcentagens destes países, a quantidade de artigos publicados em todas as regiões aumentou", comentou Henry Small, cientista chefe da Thomson Scientific. "Isto torna especialmente difícil atribuir esta tendência a qualquer alegação de falta de cientistas nos EUA. "Estas flutuações na participação podem ser atribuídas a diversos fatores -- é uma questão complicada", disse Small. "A globalização e o aumento na colaboração internacional provavelmente influíram -- principalmente na região da Ásia no Pacífico, onde o crescimento percentual foi mais significativo". Apesar da diminuição da participação dos Estados Unidos no mundo das ciências, isto não significa que esteja publicando menos. Na realidade, os Estados Unidos publicaram quase 50 por cento mais artigos em 2004 do que em 1981, que foi o primeiro ano com dados disponíveis, enquanto o total mundial de artigos cresceu 56 por cento (um crescimento quase equivalente). Para mais informações sobre o estudo da Science Watch ou para informações sobre os dados em bruto do levantamento, contatar Rodney Yancey em (215) 386-0100 -- ramal 1396 ou rodney.yancey@thomson.com .

Sobre a Thomson Corporation

A Thomson Corporation (http://www.thomson.com), com receitas de US$ 8,1 bilhões em 2004, é uma líder global na prestação de soluções integradas sobre informações para clientes profissionais e empresas. A Thomson fornece informações com valor agregado, ferramentas de software e aplicativos para mais de 20 milhões de usuários nos campos de legislação, tributos, contabilidade, serviços financeiros, educação superior, informações de referência, avaliação e aprendizado em empresas por meios eletrônicos, pesquisa científica e cuidados com a saúde. Com sede operacional em Stamford, Connecticut, a Thomson tem aproximadamente 38.000 funcionários e presta serviços em aproximadamente 130 países. As ações ordinárias da empresa estão registradas nas Bolsas de Valores de Nova York e Toronto (NYSE: TOC; Toronto). As soluções da Thomson para informações científicas encontram-se em http://www.scientific.thomson.com -- entre as quais incluem-se: ISI Web of Knowledge(SM) -- facilitando descobertas ao oferecer navegação perfeita em diários multidisciplinares de alta qualidade (Web of Science(R)), patentes (Derwent World Patents Index(R)), além de conteúdo na Web, ferramentas de avaliação e produtos de gerenciamento bibliográfico (EndNote(R)); Thomson Pharma(SM) -- uma solução integrada de informações para os mercados farmacêutico e de biotecnologia; Delphion(R) -- que proporciona acesso a documentos sobre patentes com texto integral provenientes das principais autoridades mundiais em patentes; Techstreet -- que oferece uma ampla variedade de normas e códigos de engenharia; BIOSIS Previews(R) -- o banco de dados de referência mais abrangente do mundo para pesquisas sobre a ciência da vida; e Information Holdings Inc. -- líder no fornecimento de produtos e serviços de informações referentes a propriedade intelectual e regulação para usuários finais profissionais nos mercados jurídicos e de empresas.

Contatos Rodney Yancey Gerente, Comunicações Corporativas Thomson Scientific (215) 386-0100 -- ramal 1396 rodney.yancey@thomson.com

Chris Lukach Anne Klein & Associates (856) 988-6560 -- ramal 15 chris@mail.akleinpr.com

FONTE Thomson Scientific 28/07/2005 CONTATO: Rodney Yancey, Gerente, Comunicações Corporativas da Thomson Scientific, +1-215-386-0100, ramal 1396, ou rodney.yancey@thomson.com, ou Chris Lukach da Anne Klein & Associates, +1-856-988-6560, ramal 15, ou chris@mail.akleinpr.com, pela Thomson Scientific Website: http://www.thomson.com http://www.scientific.thomson.com (TOC)

BNED: NG FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA CORAL GABLES - MIAMI-US CONTATOS: USA-MARY D'LEON BRASIL-NÉLIA GARCIA TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461 FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469 E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: DIVERSOS PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: THOMSON SCIENTIFIC

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.
 

Jornalismo com ética e solidariedade.