Theresa Catharina de Góes Campos

 

Contagem regressiva: 5ª Bienal do Mercosul transforma espaços porto-alegrenses

 

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), o Santander Cultural, a Usina do Gasômetro, o Largo Glênio Peres, o Cais do Porto e a orla do Guaíba estão sendo preparados e adaptados para receber a Bienal do Mercosul

                                 

A poucos dias do início da 5ª Bienal do Mercosul, a mobilização para que os espaços que acolhem a mostra estejam preparados é intensa. Neste processo, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), o Santander Cultural, a Usina do Gasômetro, o Largo Glênio Peres, cinco armazéns do Cais do Porto e a orla do Guaíba passam por uma adaptação para receber as obras dos 173 artistas convidados.

 

Através do projeto museográfico, os espaços que cada artista ocupará nos locais da mostra estão sendo constituídos. De acordo com o arquiteto Nico Rocha, que em conjunto com a arquiteta Ceres Storchi, é responsável pela museografia da 5ª Bienal, o objetivo é “preparar um percurso espacial de visitação, propondo a melhor maneira de expor cada obra em articulação com o espaço e alinhado ao projeto curatorial”.

 

Conforme Rocha, em torno de 60 pessoas, entre marceneiros e maquinistas trabalham dia e noite para reconstituir os espaços. Neste momento, a atenção está voltada para os armazéns do Cais do Porto, pois mesmo com a reforma realizada pela Fundação Bienal do Mercosul, na última edição, precisam ser recuperados para receber a exposição. Somente no cais, serão 10 mil metros quadrados de área para exposição, dois mil a mais do que na 4ª Bienal, com a ocupação do armazém A3. 

 

A 5ª Bienal do Mercosul acontece entre 30 de setembro e 4 de dezembro, em Porto Alegre-RS, e aborda o tema Histórias da Arte e do Espaço. A mostra compreenderá quatro vetores temáticos, em que todas as nacionalidades estarão inseridas: Da Escultura à Instalação, Transformações do Espaço Público, Direções no Novo Espaço e A Persistência da Pintura. Também será realizada uma exposição especial Fronteiras da Linguagem; e uma homenagem ao escultor mineiro Amílcar de Castro.

 

Mais informações:

 

Contato Assessoria de Imprensa: 55 (51) 3228.4074

Sarah Goulart – 55(51) 9108.7621

Sinara Oliveira – 55(51) 8146.7786

imprensa@bienalmercosul.art.br

www.bienalmercosul.art.br

 

Jornalista Responsável:

Raquel Boechat 55 (51) 8121.7061

Enfato Comunicação Empresarial

55(51) 3333.7832/ 3333.9912

5ª Bienal do Mercosul

 

Promotores

Governo Federal – Ministério da Cultura – Lei Rouanet

Governo Estadual – Secretaria da Cultura – LIC

Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Patrocinadores Masters

Gerdau

Petrobras

Santander Cultural / Banco Santander

Patrocinador do artista homenageado Amilcar de Castro

Refap

Patrocinadores de Mostra

Ipiranga, Lojas Renner, Sonae, Vonpar

Patrocinadores dos Artistas Convidados

MasterCard, Souza Cruz

Segmentos

Varig – Cia. Aérea Oficial

Ferramentas Gerais - Ferramenta

Apoiadores

Blue Tree Towers, Digitel, Engex, Grupo Avipal, ICBNA, Maiojama, Master Hotéis, Nestlé, Perto, Plaza Hotéis, Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Randon, Tintas Renner

 

Apoios Institucionais

Ministerio de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto del Gobierno de Argentina

 

Projeto auditado por

PricewaterhouseCoopers
 

Jornalismo com ética e solidariedade.