Theresa Catharina de Góes Campos

De: PR Newswire Brasil
Para: THERESA CATHARINA DE GÓES CAMPOS
Assunto: Física para poetas - um minicurso por Marcelo Gleiser
02 de setembro de 2005 16:05 HORALOCAL

Física para poetas - um minicurso por Marcelo Gleiser

São Paulo, 2 de setembro de 2005 - Marcelo Gleiser é professor de Física do Dartmouth College, nos EUA, onde ministra a disciplina “Física para poetas”, um sucesso entre estudantes de várias áreas. E é exatamente um resumo deste curso que o cientista vai apresentar pela primeira vez ao público brasileiro, dentro do projeto Universo do Conhecimento, da Universidade São Marcos.

O minicurso acontece nos dias 8 e 9 de outubro e será inteiramente conceitual (sem matemática!). ”Deixe para trás o seu medo de ciência!”, diz Gleiser, explicando que as aulas serão acessíveis a qualquer pessoa com o ensino médio completo. “Basta ter a curiosidade de saber mais sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos”, conclui.

O programa abordará temas da física e da cosmologia, incluindo noções sobre o tempo, espaço e matéria, dos primórdios da civilização ocidental até o século XXI, explicadas de forma simples e recorrendo a metáforas. Gleiser parte de filósofos pré-Socráticos da Grécia Antiga, passa por Platão e Aristóteles, pela Idade Média e Renascença, e termina com as grandes revoluções da física do século XX - a teoria da relatividade de Einstein e a mecânica quântica. “Traçarei a evolução das idéias científicas que deram forma à nossa concepção do universo em que vivemos”, afirma.

Cursos livres - Os cursos são um desdobramento do fórum permanente Universo do Conhecimento, promovido pela Universidade São Marcos desde o ano passado com o objetivo de reunir intelectuais do Brasil e do exterior para a discussão de questões cruciais do mundo contemporâneo, nas áreas de política, ciências e humanidades. Em sua segunda edição, o fórum foi aberto em agosto pelo ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, e continua até o final do ano (veja programação completa no site www.universodoconhecimento.com).De acordo com a vice-reitora Acadêmica e de Relações Internacionais da Universidade São Marcos, Luciane Miranda de Paula, a idéia destes cursos, em paralelo à programação do fórum, foi pensada no sentido de ampliar o acesso aos diversos saberes necessários para estimular o espírito crítico e a reflexão sobre questões que afetam o presente e o futuro da humanidade. “Procuramos romper com a tradicional organização do ensino que separa os saberes científicos de forma insular. Apostamos nesta pluralidade de olhares para a construção de uma cidadania global”, conclui ela.

2005 é o Ano Mundial da Física - As sociedades de física de todo o mundo propuseram que 2005 fosse considerado o Ano Mundial da Física. A idéia está ligada ao fato de que neste ano é comemorado o centenário da publicação dos trabalhos de Einstein sobre o fóton, a relatividade especial, a relação massa-energia e o movimento browniano. Um dos principais objetivos é chamar a atenção do público em geral, mas especialmente dos jovens, para a importância e o impacto da física no mundo contemporâneo.

Serviço: Física para poetas, por Marcelo Gleiser – minicurso do Universo do Conhecimento Carga horária: 8h/aDias: 8 e 9 de outubro (sábado e domingo) Horário: 08/10: das 10 às 12h30 e das 14 às 16h30 // 09/10: das 10 às 13 horasLocal: Auditório da Unidade Santa Paulina (Rua Padre Marchetti, 235, Ipiranga - São Paulo/SP)Investimento: Público externo - até 15/09 (R$320,00 ) / após 15/09 (R$400,00). Descontos para alunos e ex-alunos da Universidade São Marcos. Informe-se: www.universodoconhecimento.com / (11) 3471-5700 ou 0800 11 1170.BNED: NGFONTE: UNIVERSIDADE SÃO MARCOSCONTATOS: GISELLE STAZAUSKASPRISCILA GIMENEZTELS: 11 3471-5701/11 3471-5700E-MAILS: giselle.stazauskas@smarcos.br pgimenez@smarcos.brPALAVRA-CHAVE: RJPALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: EDUCAÇÃOPALAVRA-CHAVE/EMPRESA: UNIVERSIDADE SÃO MARCOSO texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.

Jornalismo com ética e solidariedade.